Conhecendo o FOGO - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICA DE EXTINÇÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
Advertisements

SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
TEORIA DO FOGO 2º SGT BM PAULA.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
Câmara Municipal de Felgueiras
INCÊNDIO.
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
- Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças:
Combustão Autor:Viviane Guerra
Brigada de Emergências
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
SEGURANÇA COM CRIANÇAS
INCÊNDIO Nr 23.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA
Integração de Segurança
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Combate ao Incêndio.
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Conhecendo o FOGO - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer.
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
Proteção e combate a incêndio
Curso de Formação para Brigadista
INCÊNDIO NEM SEMPRE HÁ UMA SEGUNDA CHANCE..
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
COMBATE A INCÊNDIOS S.
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Conservação de Energia
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Ideal Extintores Prevenção Contra Incêndio.
Segurança no Laboratório
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
10V2 SENAC-RIO.
COMBATE A INCÊNDIO.
Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção Efeitos do Calor
Proteção e combate a incêndio
PROFESSORAS: ALESSANDRA E DANIELLE
TEORIA CONTRA-INCÊNDIO
CONTROLE DE RISCOS E SINISTROS
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS Vivaldo Olímpio Duarte Técnico de Seg. do Trabalho.
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
km2 área territorial municípios atendidos
UTILIZAÇÃO DE EXTINTORES Marcos Carpenter Setor de HSE bioMérieux Brasil T EORIA E P RÁTICA.
O TRABALHO SERÁ APRESENTADO
BRIGADA DE EMERGÊNCIA.
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E EXPLOSÕES
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Prevenção e Combate ao Incêndio
CAPITULO - VII COMBATE À INCÊNDIO.
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Brigada de Emergências
Apresentação Luiz Fernando Silva Baumel. 1º Sgt Corpo de Bombeiros
SAÚDE E Segurança do trabalho_SST
Definições importantes
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
13/5/ BRIGADA DE INCÊNDIO Segurançado Trabalho Trabalho.
Sistemas de Combate a Incêndio. Uma vez iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
1. 2 O “fogo” destrói vidas e causa perdas materiais;O “fogo” destrói vidas e causa perdas materiais; Ele não escolhe momento nem local para aparecer;Ele.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Transcrição da apresentação:

Conhecendo o FOGO - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer uma destas peças desmontamos o quebra-cabeça, ou seja extingüimos o fogo.

Classes de FOGO Classe "A" Materiais que queimam em superfície e em profundidade. Ex.: Madeira, papel, tecido, ...

Classes de FOGO Classe "B" Os líquidos inflamáveis. Queimam na superfície. Ex.: Alcool, gasolina, querosene, ...

Classes de FOGO Classe "C" Equipamentos elétricos e eletrônicos energizados. Ex.: Computadores, TV, motores, ...

Classes de FOGO Classe "D" Materiais que requerem agentes extintores específicos. Ex.: Pó de zinco, Sódio, magnésio, ...

Métodos de Extinção do FOGO - Ao jogarmos água em um incêndio, estamos resfriando, retirando o componente calor. - Ao separarmos o combustível, estamos isolando, como o caso de se abrir uma trilha (acero) no mato para que o fogo não passe. - Ao abafarmos, retirarmos o componente oxigênio.

Extintores de incêndio Requerem uma ação rápida e para pequenos focos, visto o seu rápido esvaziamento. EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA / ÁGUA-GÁS Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "A". Contra-indicado para as classes "B" e "C". Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. Água-gás: Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo. O pressurizado é como o da figura ao lado. O de Água- gás possui uma pequena ampola de ar comprimido. Processo de extinção: Resfriamento.

EXTINTOR DE ESPUMA Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "B" e com bom resultado para a classe "A". Contra-indicado para a classe "C". Modo de usar: Aproxime-se com segurança do líquido em chamas, inverta a posição do extintor (de cabeça para baixo) e dirija o jato para um anteparo, de modo que a expuma gerada cubra o líquido como uma manta. Processo de extinção: Abafamento. Um processo secundário é o resfriamento (umidificação).

Processo de extinção: Abafamento. EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. A pressurizar: Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo. O "a pressurizar" é como o da figura ao lado. O pressurizado é igual o da primeira figura "água pressurizada". Processo de extinção: Abafamento.

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO Indicado para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. Não toque no difusor, poderá gelar e "colar" na pele causando lesões. Processo de extinção: Abafamento. Incêndios de classe "D" requerem extintores específicos, podendo em alguns casos serem utilizados o de Gás Carbonico (CO²) ou o Pó Quimico Seco (PQS)

Acidentes com Eletricidade - Manter as instalações em bom estado, para evitar sobrecarga, mau contato e curto-circuito. - Não usar tomadas e fios em mau estado ou de bitola inferior à recomendada. - Nunca substituir fusíveis ou disjuntores por ligações diretas com arames ou moedas. - Não sobrecarregar as instalações elétricas com vários utensílios ao mesmo tempo, pois os fios esquentam e podem ocasionar um incêndio. - Nunca deixe ferro elétrico ligado quando tiver que fazer alguma outra coisa, mesmo que seja por alguns minutos, pois isto tem sido causa de grandes incêndios. - Observe se os orifícios e grades de ventilação dos eletrodomésticos (como T.V., vídeo e forno de microondas) não se encontram vedados por panos decorativos, cobertas, etc. - Não deixar lâmpadas, velas acesas e aquecedores perto de cortinas, papéis e outros materiais combustíveis. - Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, desligue a chave elétrica principal. Acidentes com Eletricidade

- Manusear botijões de gás com cuidado, evitando que caiam ou sofram pancadas. - Os botijões devem ser guardados em locais bem limpos, bem ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor. - Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão, mas fora da casa e conectados com tubulações metálicas. - Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo não acenda ou apague luzes. Chame os bombeiros e se possível retire o botijão da sua casa. Abra as portas e janelas, corte a energia no relógio e fique longe do local onde o gás está vazando. - Ao instalar um novo botijão use espuma de sabão para testar se há vazamentos. Jamais use fogo para tal propósito, mas lembre-se: o sabão não deve ser usado para vedar vazamentos. - Ao acender um forno de fogão, riscar primeiro o fósforo e abrir o gás depois. - Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, feche o registro de gás. Acidentes com G.L.P

Acidentes Gerais - Jamais deixe crianças trancadas ao sair de casa. Em caso de incêndio, ou outra emergência, elas não terão como fugir. - NÃO SOLTAR BALÕES, os mesmos podem provocar grandes incêndios. - Não soltar fogos de artifícios, podem explodir acidentalmente na mão do usuário, mutilando-o ou queimando-o. - Grande quantidade de papéis, papelões e outros materiais de fácil combustão não devem ser estocados em locais abertos, próximo a áreas de circulação de pessoas, mas sim guardados em recintos fechados. - Após utilizar uma fogueira na mata, camping, etc., jogar água na mesma e cobrir com areia. - Ter cuidado com bolas (balões) de gás para crianças, muitas vezes enchidos com hidrogênio. Não fumar perto deles, o que pode causar explosões e várias queimaduras. - Não fumar na cama, pois o fumante pode adormecer e o cigarro provocar um incêndio. - Não jogar inflamáveis, gasolina, álcool, etc. nos ralos, podem causar acúmulo de gases provocando explosões - Nao avivar chamas de churrasqueiras e braseiros jogando álcool ou outros inflamáveis em cima deles.

Como Agir em caso de incêndios - Se notar indícios de incêndios (fumaça, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e a extensão do fogo. - Dê o alarme pelo meio disponível aos responsáveis pela administração do prédio e/ou telefone ao Corpo de Bombeiro - Telefone 193. - Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de sí, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes do andar. - Não perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida. - Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação. - Procure alcançar o térreo usando a escada, sem correr, jamais use o elevador, pois a energia é normalmente cortada, e poderá ficar parado, sem contar que existe o risco dele abrir justamente no andar em chamas. Como Agir em caso de incêndios

Como Agir em caso de incêndios - Se não puder sair, mantenha-se próximo de uma janela de preferência com vista para a rua e sinalize sua posição. - Feche, mas não tranque a porta do cômodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para não deixar entrar fumaça. - Em caso de fumaça mantenha-se junto ao chão e utilize um lenço ou toalha molhada sobre o nariz e boca (filtro), deixe-a escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa). - Atire pela janela o que puder queimar facilmente ( papéis, tapetes, cortinas,etc.), mas com cuidado para não machucar quem estiver na rua.

Giovane de Almeida Castro Palestrante: Giovane de Almeida Castro  Técnico de Manutenção Elétrica ArcelorMittal (Juiz de Fora – MG) Eletrotécnico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, tem 38 anos e trabalha no setor de manutenção elétrica da Trefilaria, na Belgo Grupo Arcelor Brasil (Usina de Juiz de Fora - MG) há 20. Com temas interessantes e um excelente material expositivo o palestrante trata dos assuntos relativos à Segurança do Trabalho com muita competência, utilizando sua experiência no setor para enriquecer os trabalhos com descontração e exemplos reais do ambiente industrial, conquistando a atenção e simpatia do público. Mais de 7500 pessoas já assistiram suas palestras em inúmeras empresas e congressos de segurança.

Contratação de palestras: saudeeseguranca@ibest.com.br (32) 9115-1823 ou acesse o site: http://saudeeseguranca.vilabol.uol.com.br