GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Tecnologias na escola.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Aprender ao Longo da Vida
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A sociologia de Florestan Fernandes
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
O que é ensinar história?
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Encontro Estadual de Formação
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Roteiro de observação de estágio
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
EGÍDIO MARTINS.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES A GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA BÁSICA:CONHECIMENTO E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COTIDIANA DO GESTOR ESCOLAR TELESSALA CAMETÁ-PARÁ

APRESENTAÇÃO DO TEMA O PRESENTE TRABALHO, FAZ UMA REFLEXÃO ENTORNO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE EM CAMETÁ, RESSALTANDO O SENTIDO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR, DISCUTINDO A ADMINISTRAÇÃO COMO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO HUMANA. ABORDA AINDA, SOBRE OS SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA.

PROBLEMATIZAÇÃO O REFERIDO TRABALHO, VEM QUESTIONAR O COTIDIANO DO GESTOR ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA PARTIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ. NESSE MUNICÍPIO O GESTOR É CONSIDERADO CARGO DE CONFIANÇA, DEMONSTRANDO A FORMA QUE O PODER PÚBLICO VEM TRATANDO A GESTÃO ESCOLAR. QUESTIONA AINDA, AS DIFICULDADES DE DISCUTIR E IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA.

OBJETIVOS INVESTIGAR A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO E POLÍTICO DE CAMETÁ. ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR PARA A MUDANÇA SOCIAL NA ESCOLA. COMPREENDER A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO ENSINO-APRENDIZAGEM. COMPREENDER A RELAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTE TRABALHO, DISCUTE A EXCLUSÃO DA ESCOLA, QUE (BARRETO,2001), RESSALTA: AS ELITES HISTORICAMENTE OPTAM POR UMA ESCOLA EXCLUDENTE, PRIVILEGIANDO UMA CLASSE SOCIAL. (WITTMANN, 2006) FALA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO EDUCATIVA. TAMBÉM, (AMARAL E SOBRINHO,1997) FRISA O CONSELHO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA ESCOLAR. (KOSIKB, 1976), EVIDENCIA QUE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA PARTE DA AÇÃO DE CADA UM NA ESCOLA. (PARO,2000) PERCEBE A ADMINISTRAÇÃO COMO ATIVIDADE HUMANA. (ADRIÃO E CAMARGO,2001) DISCUTE A RELAÇÃO MERCADO ESCOLA. (SILVA, 1999) E (PADILHA, 1995) DEBATE SOBRE O CARGO POLÍTICO PARTIDÁRIO DE DIRETOR DA ESCOLA.

METODOLOGIA O ESTUDO PAUTOU-SE NA PESQUISA DE CAMPO, POR ENTENDER QUE ESSA PROPORCIONA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE. COMO TÉCNICA DE ESTUDO FEZ-SE USO DA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURA E DA ANÁLISE DOCUMENTAL.

RESULTADO DA PESQUISA A ESCOLA AINDA ESTÁ LONGE DE SER UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, É VISÍVEL A PRÁTICA DE GESTOR CENTALIZADOR. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, AINDA ESTÁ DISTANTE DA GESTÃO ESCOLAR. O ENSINO-APRENDIZAGEM POUCO COLABORA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE ESTÁ MAIS NO DISCURSO.

CONCLUSÃO DA MONOGRAFIA A ESCOLA PRECISA ESTÁ INSERIDA NO ASPECTO ATUAL DA REALIDADE SOCIAL. O GESTOR ESCOLAR DEVE PAUTAR A SUA AÇÃO NA RELAÇÃO HUMANA. O GESTOR DEVE POSSUIR VISÃO PEDAGÓGICA, TÉCNICA E POLÍTICA, PARA CONSTRUIR A DEMOCRACIA NA ESCOLA. A PRÁTICA ADMINISTRATIVA DEVE ESTÁ VOLTADA PARA O COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.