Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Advertisements

PROFESSORA LÚCIA BRASIL
O valor de uma história.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
MÃE MÁ.
Fernando Pessoa.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Variedades Linguísticas
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
Figuras de estilo Literatura.
COESÃO E COERÊNCIA TEORIA.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Exercício Visual Instruções.
Prof. Júnior Oliveira.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
A mensagem é linda e profunda.
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Devaneio Por: Alissa Drumond, Allan Blanco, Beatriz Nunes, Bianca Safadi e Bruno Holanda.
Semântica da pontuação...
MÃE MÁ.
EU TE PROCURO SENHOR.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
... A ATITUDE É TUDO ....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O Hipocondríaco Um hipocondríaco vai ao médico e pergunta:
Autor do texto : Charlie Chaplin
Autoria do Texto: Desconhecida
Gostava tanto de você Recebi este texto de uma amigo e não sei de quem é a autoria. Porém, ele é bastante interessante e nos faz refletir sobre a vida.
UM NATAL DIFERENTE Letícia Thompson Clique para avançar.
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
Encontros Marcados.
VÍCIOS DE LINGUAGEM Vícios de linguagem são desvios das normas da língua que ocorrem por desconhecimento dessas normas ou por descuido do emissor.
Tema: Sou um poeta.
Os dois amigos.
Figuras de Construção ou sintaxe
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Autor do Texto: H. J. Brown
A piscina e a cruz.
Amigo Terapeuta.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
8 Clicar.
UMA hiSTÓRIA.
Um Dia, Falei Com Deus Lu Carlos.
Eu sou poeta.
Hora de relaxar... Um mineiro vai ao médico, depois de ter estado doente um tempão. O médico, depois de um exame detalhado, olha nos olhos dele e diz:
Mãe! Poesia
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Português Instrumental REVISÃO
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
A construção do sentido
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Receita de um Sonhador.
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 2º Ano Processos Interpretativos Inferenciais : Pleonasmo

Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Enfermeira, eu estou com uma dor que dói muito. Você está é com pleonasmo! Ohhhh!!! E isso é grave enfermeira?

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Wesley, você que é médico, pode me examinar? Acho que estou com conjuntivite no olho. Conjuntivite no olho é pleonasmo Ana Maria... Então é isso mesmo, estou com pleonasmo no olho. É grave? Sim, é grave, você vai ter que consultar o Dr. Aurélio, só ele pode te ajudar... rsrs

PROIBIDO BARULHO SONORO Após às 22:00h LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo PROIBIDO BARULHO SONORO Após às 22:00h

Então, já descobriu o que é um pleonasmo (tautologia ou redundância)? LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Então, já descobriu o que é um pleonasmo (tautologia ou redundância)? Palavra de origem grega, pleonasmo significa hiperabundância. Resumidamente, chamamos de pleonasmo o uso de expressão redundante, desnecessária.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Há dois tipos de pleonasmo. O pleonasmo figura de linguagem, e o pleonasmo vício de linguagem.

Pleonasmo figura de linguagem. LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Pleonasmo figura de linguagem.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo O pleonasmo geralmente é classificado como uma Figura de Linguagem, ou seja, como um recurso linguístico utilizado para expressar de formas variadas experiências comuns, atribuindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao que está sendo dito / escrito.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Nesse caso, o pleonasmo é uma figura de construção ou figura de sintaxe; é um recurso estilístico utilizado para realçar a ideia, torná-la mais expressiva; por esse motivo, é chamado também de pleonasmo de reforço ou estilístico.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo “Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal.” (Fernando Pessoa) “E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso...” (Vinícius de Moraes) "Morrerás morte vil na mão de um forte." (Gonçalves Dias)

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo “Chovia uma triste chuva de resignação.” (Manuel Bandeira) “Sorriu para Holanda um sorriso ainda marcado de pavor.” (Viana Moog)

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo "Iam vinte anos desde aquele dia Quando com os olhos eu quis ver de perto Quanto em visão com os da saudade via." (Alberto de Oliveira) Encontramos pleonasmo também na letra da conhecida canção “Detalhes”, de Roberto Carlos. “Detalhes tão pequenos de nós dois...”

Pleonasmo vício de linguagem LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Pleonasmo vício de linguagem Veja a tirinha no link abaixo: http://2.bp.blogspot.com/_dL49gVJSm1E/SlMQ9AfwovI/AAAAAAAACCg/8xVGpIjn2A4/s1600-h/dica15.gif

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Pleonasmo vício de linguagem ou pleonasmo vicioso é a repetição desnecessária de um termo ou ideia, por descuido ou desconhecimento da norma culta por parte do emissor.

Algumas expressões pleonásticas – Vício nosso de cada dia. LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Algumas expressões pleonásticas – Vício nosso de cada dia. Entrar para dentro Repetir de novo Enfrentar de frente Prever de antemão Vereador municipal Segredo secreto Sair para fora Certeza absoluta Subir para cima Sonhar um sonho Descer para baixo Duas metades Hemorragia de sangue Elo de ligação Plebiscito popular Acabamento final Consenso geral Há 2 anos atrás

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo ATIVIDADES 1. Analise com os seus colegas as expressões abaixo e explique por que podemos classificá-las como pleonasmos viciosos.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo a. Protagonista principal. b. Ambos os dois. c. Conviver juntos. d. Experiência anterior. e. Fone de ouvido.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo f. Hemorragia de sangue. g. Manter a mesma equipe. h. A cada dia que passa. i. Amanheceu o dia.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo 2. Reescreva o texto “Pleonasmo de palavras inúteis”, de Christian Gurtner, de forma a eliminar os pleonasmos presentes. Disponível em : http://www.escribacafe.com/pleonasmo-de-palavras-inuteis/. Acesso em 06/07/2012.

Pleonasmo de palavras inúteis LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Pleonasmo de palavras inúteis É fato real: eu gosto de escrever palavras da mesma forma que gosto de ler textos. Isso é comum em várias pessoas de vários países do mundo. O hábito da leitura de textos deveria ser regra geral no mundo, pois existe uma multidão

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo de pessoas que nunca tocaram num livro. Há muitos anos atrás, conheci um general do exército que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso nos lábios, como se a leitura fosse seu habitat natural.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Mas, recentemente, ela morreu, logo depois de se casar com seu marido. Eu fui ao enterro para dar meus sentidos pêsames ao viúvo da falecida. Ele, então, me encarou de frente e eu pude ver labaredas de fogo saindo de seus olhos quando ele gritou alto : Vai to...

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Bem, depois disso saí pra fora e nunca mais compareci pessoalmente na casa dele. 3. Investigue com seus colegas outros pleonasmos viciosos comuns em situações do cotidiano

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo e represente-os em forma de quadrinhos ou peça teatral. Combine com sua /seu professora/professor o dia em que serão socializadas as produções.

Referências bibliográficas LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo Referências bibliográficas 1. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática portuguesa. 37 ed. (rev. e aum.). Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. 2. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 3. SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática: teoria. 16. ed. (ref. e ver.).São Paulo: Atual, 1990.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo 4. CAMARGO, Thaís Nicoleti de, “ Pleonasmo: vício ou estilo?”, artigo acessado em http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2826u15.jhtm, no dia 06/07/2012. 5. CRUZ, Wilton Ribeiro, “Pleonasmo”, post acessado em http://humorgramaticos.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html, no dia 06/07/2012.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Processos Interpretativos Inferenciais: Pleonasmo 6. THOMAZ, Roberto Mauro, “ O pleonasmo nosso de cada dia”, artigo acessado em http://www.gargantadaserpente.com/artigos/robertomauro.shtml, no dia 06/07/2012.