INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselhos para as crianças e para os pais
Advertisements

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR
EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL NA IGREJA LOCAL A igreja toda ensinando à igreja toda tudo o que Jesus ordenou. Como preparar-se para a aula Preletor: Rev. André
O ESDE COM QUALIDADE.
Como Preparar Seminários
Função Aplicação de pessoas:
Análise e descrição de cargos
Análise e descrição de cargos
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
Profª. Selma Maria da Silva
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Aula de Maquiagem Mary Kay
Foto Automática Este programa elabora uma foto sua, a partir dos dados que inserir sobre suas características faciais.
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009
A descrição das personagens
DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS
Tirador de Fotos Automático
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
O RETRATO.
Foto Automática Este programa elabora uma foto sua, a partir dos dados que inserir sobre suas características faciais.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O corpo humano & descrição física
ESPORTES praticados NO GELO
Cânone do Rosto.
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
- Minister (subordinação ou obediência)
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Higiene e Saúde dos Manipuladores
Foto Automática Este programa cria uma foto sua, a partir dos dados que você insere sobre seus traços faciais.
Foto Automática Este programa cria uma foto sua a partir dos dados que você insere sobre seus traços faciais.
Foto Automática Este programa elabora uma foto sua, a partir dos dados que inserir sobre suas características faciais.
Currículo & Entrevista
PROFESSORA LAISMARA TASCA
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Foto Automática Este programa cria uma foto sua a partir dos dados que você insere sobre seus traços faciais.
Tirador de Fotos Automático
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
Dicas para Apresentações
ESTUDO DAS PROPORÇÕES DO ROSTO
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Tipos de Comunicação.
Foto Automática Este programa elabora uma foto tua a partir dos dados que inserires sobre as tuas características faciais.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
Estrutura física da revista
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
PUCC Tópicos em Sistemas Inteligentes 1. PUCC 2 Agenda Agentes que Respondem por Estímulo Agentes Inteligentes.
Estética - Aula 8 A identidade na moda: o caso Chanel.
Apresentação do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Graduação
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
Perspectiva estratégica da qualidade
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Anos 10 1º guerra mundial ( 1914 – 1918 )
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Este programa construirá uma imagem da sua cara baseado nas informacões que introduzir. clik aquí.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Blitz do Básico.  Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?
Moda no Séc. XVII Os homens começaram a utilizar perucas encaracoladas que se tornaram moda depois de No séc. XVII, temos um grande personagem.
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CAP MARZO – S40

OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA: TÉCNICAS OPERACIONAIS DISFARCE

SUMÁRIO Finalidade Conceito Principais pontos a serem disfarçados Fatores condicionantes

FINALIDADE Orientar quanto ao emprego da técnica do disfarce, nas ações especializadas.

CONCEITO É um processo que consiste em caracterizar ou descaracterizar os traços fisionômicos e/ou aparência física de uma pessoa, objetivando dificultar sua identificação. Além de sua utilização para reforçar Estórias-coberturas, o conhecimento dessa técnica permite, também, a detecção de elementos adversos que dela se valem para suas atividades clandestinas.

PRINCIPAIS PONTOS A SEREM DISFARÇADOS Sendo a descrição de pessoas feita pela observação ordenada dos Caracteres Distintivos, dos Aspectos Físicos Específicos e dos Aspectos Físicos gerais e, sendo o Disfarce uma técnica utilizada para dificultar a identificação de pessoas, é necessário que as modificações, visando a uma completa ou parcial descaracterização dos agentes, sejam feitas segundo a mesma ordem de observação. A DESCARACTERIZAÇÃO é a ação ou efeito de, por meio de recursos naturais e/ou artificiais, ocultar os caracteres distintivos de uma pessoa.

Caracteres Distintivos São caracteres que individualizam e distinguem as pessoas. Anormalidades dos aspectos físicos específicos: nariz grande, calvície, sobrancelhas grossas, orelhas grandes, cabelo sarará, vesgo, caolho, queixo anormal, cabeça grande, dentes para fora, etc. Anormalidades dos aspectos físicos gerais: gordo, magro, anão, gigante, albino, etc. Marcas: cicatrizes, tatuagens, queimaduras, verrugas, etc.

Deformidades: corcunda, bócio, lábios leporinos, membros aleijados, etc. Amputações: membros, nariz, orelha, dedos, mãos, pés, etc. Modo de andar: pernas abertas (“dez para as duas”.), mancando, patinando, etc. Modo de falar: sotaque, vocabulário, pronúncia, estilo, velocidade, etc... Voz: timbre, intensidade, tom, etc... Vestiário: tipo, qualidade, maneira de vestir, etc... Adornos: anéis, pulseiras, chaveiros, relógios, óculos, piteiras, cachimbos, fivela do cinto, etc.

Aspectos Físicos Específicos Cabelos mudança de penteado; mudança de cor; utilização de perucas; mudança de tipo: encaracolados, lisos; corte. Sobrancelhas Torná-las mais finas ou espessas, mais curtas ou alongadas, mais unidas ou separadas ou mudar a cor. Olhos Mudança de cor pelo uso de lentes de contato, uso de óculos, simulação ou dissimulação de olheiras, mudança no formato.

Nariz Modificação no formato e tamanho pela utilização de massa apropriada, maquiagem ou colocação de postiços. Bigode, barba, costeleta, cavanhaque. Mudança de cor, mudança do formato, uso de postiços e implantação. Boca Modificação no formato e tamanho dos lábios, colocação de enchimentos, simulação de dentes estragados e deformidades, utilização de dentes postiços. Cútis Simulação de cicatrizes (baixo e alto-relevo), queimaduras, correção ou acentuação de rugas, mudança de cor.

Aspectos Físicos Gerais Apresentaremos agora os aspectos físicos gerais e algumas modificações que podem ser operadas. Sexo A caracterização de sexo masculino em feminino e vice-versa, pode ser conseguida pelo uso de vestiário adequado, perucas, enchimentos, maquiagem e atitudes compatíveis com a característica. CARACTERIZAÇÃO é a ação ou efeito que, por meio de recursos naturais e/ou artificiais, possibilita a determinada pessoa assumir uma nova identidade.

Cor Modificação pelo uso de bronzeadores e tinturas. Compleição Uso de enchimentos, vestuário adequado. Ex.: o elemento que usar roupas listradas na vertical, cabelos lisos e sapatos com salto alto ficará com aparência de alto e magro, ao passo que, se usar roupas com listras na horizontal, cabelos e sapatos com salto baixo, ficará com aparência de baixo e gordo.

Idade O envelhecimento (ou rejuvenescimento) é conseguido pela mudança da cor do cabelo (tinturas ou perucas), acentuação ou dissimulação das rugas, maquilagem, vestuário adequado, postura e atitudes condizentes com a caracterização. Altura Utilização de sapatos com saltos altos (ou baixos), chapéus e roupas listradas (vertical ou horizontal). Peso Por estar diretamente ligado à compleição e à altura, usamos as mesmas modificações de ambos.

FATORES CONDICIONANTES Ao planejarmos a utilização da técnica do Disfarce, devemos levar em consideração os seguintes fatores: Ambiente operacional É necessário que o disfarce se coadune com a área da missão, ou seja, o elemento disfarçado deve estar de acordo com os hábitos e costumes dos habitantes da área, tanto na vestimenta quanto na maneira de se conduzir. Para isso devem-se escolher os agentes que se adaptem à área em questão.

Distância É o espaço compreendido entre o agente e o alvo. Quanto MENOR a distância, MAIOR deverá ser o esmero na preparação do disfarce. Duração da missão Quando a missão é longa deve-se utilizar um tipo de disfarce que resista a este tempo. Com isto surge a idéia de que o disfarce tem um tempo útil de duração e que este tempo deve der observado para o emprego nas Ações Especializadas. Vamos exemplificar: se tivermos uma missão com a duração de dois dias e pudermos escolher entre implantar um bigode de crepe ou colá-lo com esparadrapo, sabendo que o implantado resiste a dois dias e o colado, algumas horas, escolheremos o primeiro processo.

Tempo de Preparação Como, normalmente, as características são feitas pelo uso de material artificial (perucas, implantes, etc.) é necessário que, além do tempo de confecção do disfarce, haja um tempo para adaptação psicológica por parte do agente. Pessoal Além, do especialista, os demais agentes, sempre que possível, deverão treinar o uso das mais variadas caracterizações, visando não só a sua adaptação psicológica, como também, a confecção de um álbum fotográfico que contenha as diferentes caracterizações de cada agente.

Material Sempre que possível, as descaracterizações devem ser feitas a partir do material natural de que o próprio agente dispõe, isto é, mudança do penteado, rinçagem(encrespar/enrolar), raspagem da barba, etc.; visto que permitem uma adap-tação psicológica mais rápida por parte do agente. Visando a possíveis descaracterizações ditadas pela evolução de uma Ação Especializada, todo agente deve dispor de um “KIT” que contenha, entre outras coisas, óculos, bigodes, pente, lápis de sobrancelha, etc., de modo que ele mesmo possa rapidamente descaracterizar-se. Deve-se portar, também, outros materiais, como: boné, camiseta, boina, etc; tendo em vista que esse tipo de material, além de ser de fácil trans-porte, possibilita uma rápida descaracterização.

“ A técnica de disfarce pode ser muito útil quando bem planejada.”

Uma boa maquiagem faz milagres...