DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
BNDESBNDES Financiamento para Projetos de Reflorestamento Linhas de Crédito do BNDES Belo Horizonte – 5 de setembro de 2005 UFV-DEF-SIF.
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Proteção Jurídica da Flora
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
COOPERREST COOPERATIVA DE REFLORESTAMENTO DO NORDESTE
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Mercado de Serviços Ambientais
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
Banco do Brasil e o Agronegócio
SORRISO. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE SORRISO TAPURAH, LUCAS DO RIO VERDE. NOVA MUTUM, SANTA RITA DO TRIVELATO.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
Construção do Programa de Regularização Ambiental no Estado do Pará
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
Doutoranda Karina T. Bernardo Prof. Dr. Victor Eduardo Lima Ranieri 06/08/2013.
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Gerhard Valkinir Cabreira
A evolução da Gestão Ambiental na Sabesp Sup. Wanderley da Silva Paganini São Paulo, 30 de janeiro de ª Audiência de Sustentabilidade.
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Restauração de Habitats
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
São Paulo - SP 10 de agosto de 2010 Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica da Soja Brasileira 1.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Estratégias para a Amazônia
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Pagamentos por Serviços Ambientais
Sistema Nacional do Meio Ambiente
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
A Iniciativa Verde e o Programa Nascentes Roberto Resende São Paulo, 27/10/2015.
Recuperação de Áreas Degradadas
Revisita ao PPP.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente - SISLEG CREA – PR ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PISCICULTURA E EXTRATIVISMO NO AMAZONAS.
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL GT Fomento – Fórum SC/PR – 08/07/09

DIRETRIZES DO FOMENTO – Fórum SC/PR Nos novos contratos e na renovação dos contratos atuais, adotar um sistema de classificação do uso do solo das propriedades, de forma a garantir que as áreas classificadas como de vegetação primária e secundária em estágios médio e avançado de regeneração, não sejam objetos de contrato de fomento florestais entre empresas e proprietários rurais. Em se constatando desmatamentos na propriedade durante a vigência do contrato, o fomentado deverá apresentar, no ato da renovação do mesmo, um plano de compensação/recuperação das áreas desmatadas devidamente aprovado no órgão ambiental.

Novos plantios em zona de amortecimento de Unidades de Conservação de Proteção Integral, deverão seguir a legislação vigente e as melhores práticas acordadas no âmbito deste fórum. No ato da contratação e na renovação de contratos será incentivado o cumprimento da legislação relativa à reserva legal da propriedade, orientando os proprietários quanto a alocação da RL e no plano de recuperação da mesma, quando for o caso, priorizando a conectividade e formação de corredores florestais.

Buscar a integração das estratégias adotadas pelas empresas para a promoção de práticas sustentáveis - incluindo informações sobre técnicas de produção, conservação da Biodiversidade, recursos hídricos e outros temas de relevância, buscando ainda integrar a participação das organizações ambientalistas, associações de proprietários rurais e prestadores de serviços silviculturais nestas estratégias. 6. Acompanhar o cumprimento das diretrizes do Fomento nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Incorporar as melhores práticas agrícolas e ambientais na relação econômica com os produtores florestais e rurais, visando o uso múltiplo e sustentável da propriedade e dos recursos naturais, como por exemplo: solo, recursos hídricos e biodiversidade local.  Utilizar ferramentas, tais como: cartilhas, reuniões técnicas, visitas técnicas e outras julgadas apropriadas para esse fim. Incentivar a certificação florestal dos participantes dos Programas de Fomento.

Buscar, em conjunto com as organizações ambientalistas, instituições de ensino e pesquisa e órgãos governamentais, mecanismos de incentivo para a restauração de áreas degradadas/alteradas – especialmente APPs e RL - acordados e validados por este fórum.

ETAPAS: VALIDAÇÃO DAS DIRETRIZES JUNTO AOS PARTICIPANTES DO FÓRUM - primeira versão – nov/08 - OK VALIDAÇAO INTERNA DAS DIRETRIZES (DENTRO DE CADA EMPRESA) - OK REUNIÃO DE CONSOLIDAÇÃO DAS DIRETRIZES (GT)– jul/09 -OK APRESENTAÇAO NO FÓRUM – ago/09 COMPROMISSO DAS EMPRESAS E DIVULGAÇÃO DO DOCUMENTO NO SITE DO DIÁLOGO, JUNTO AOS FOMENTADOS E OUTRAS PARTES ENVOLVIDAS – set/09 em diante

www.dialogoflorestal.org.br