HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | 2009.1 Evaluating spatial memory in two and three dimensions.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Sistemas Operacionais
Interface no Ambiente VIAS K
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Profa. Priscila Facciolli
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Engenharia de Software
Literacia científica o que é?
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Interação Homem-Máquina
Complexidade de Algoritmos
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Infraestrutura de tecnologia da informação
Configuração de manutenção
IHC Interação Humano-Computador
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Sistemas Operacionais
Projeto: Capacitação em GP
Usando Microsoft Access 2010
Gerenciamento da Integração
MapReduce Conceitos e Aplicações
Estrutura Organizacional
CoWS: Uma Abordagem de Escrita Colaborativa Multi-Síncrona usando Espaços de Tuplas para Ambientes Móveis Berthonio Lucena Flávio Rocha.
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
Sistemas Distribuídos
Módulo 4- Design Multimédia
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Hardware assisted rendering of csg models
HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | Melhorando a dependabilidade* da interface de usuário.
APRESENTANDO O TECLADO
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Comunicação organizacional
Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Realidade Aumentada para fins Educativos
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EATs)
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Organização, Sistemas e Métodos Formulários
Renata Vianna Mestranda PUC-Rio
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Gabriel Bastos Machado
EMEF PROFESSOR LUIZ RIBEIRO MUNIZ
Apresentando o MC OS Darwin: Darwin é o nome do núcleo do Mac OS X. Segundo os especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços.
Experimental /1 - Memória
Infra-Estrutura de Software
Estruturas Organizacionais
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Fundamentos de Interface
(A psicologia da Forma)
Vicente Filho Conversa de Hoje Introdução Objetivos Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros.
Tenses In Action Relato de um Estudo Piloto Marcelo M. Foohs
1 Detecção da Bola em Vídeos de Futebol Apresentação Final Computação Gráfica /1 Luiz Felipe S. L. Guimarães.
Reconhecimento Facial usando SVM
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Interface Homem-Máquina
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Definição da interface Homem-Máquina (IHM): Tarefas do Projetista Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Março 2003.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
1 Memória Auditiva: implicações para o modelo de interação (limites no tamanho de menus para navegação baseada na interação por voz) Grupo GJN MO622 –
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa Simone Borges, Helena Reis, Luis Moro, Vinícius.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | Evaluating spatial memory in two and three dimensions A. Cockburn*, B. McKenzie

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | apresentação Evaluating spatial memory in two and three dimensions cognição espacial interface gráfica 2D3D interface localização de objetos localização de objetos 2x experimentos interface de melhor suporte a memória espacial m.a.

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | ‘‘What can be done to better exploit human spatial capabilities in user interfaces?’’ introdução Evaluating spatial memory in two and three dimensions ‘‘O que pode ser feito para se explorar melhor as capacidades espaciais humanas nas interfaces de usuários?’’ Data Mountain*Task GalleryWin3D alternativas em 3 dimensões *< tempo de execução de tarefas *< taxa de erros

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | distinguindo 2D do 3D* Evaluating spatial memory in two and three dimensions perspectiva lineargradiente de texturaconstância de tamanho *campo aberto a pesquisas

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | distinguindo 2D do 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions distância do horizonteoclusão / interposiçãoprofundidade de foco

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | distinguindo 2D do 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions perspectiva aérea sombras e formas de sombreamento intercepto de solo

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | cognição espacial e o desempenho de usuários de interface Evaluating spatial memory in two and three dimensions intrinsecamente ligados pontuação em jogos de computador tem correlação com memória espacial e não com coordenação da mão com o olho Gagnon (1985) Vicente (1987), Leitheiser, Munro (1995) a habilidade espacial prediz desempenho em organização de tarefas de procura hierárquica e gerenciamento de arquivos Ehret (2002) Jones and Dumais (1986) experimento mostra que quanto maior o esforço em encontrar a função do item, maior se aprende sua localização -> pode variar combinação de semântica e organização espacial > performance

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | comparações entre interfaces 2D e 3D Evaluating spatial memory in two and three dimensions testes efetuados na área militar, aérea, web e telecomunicações obtiveram resultados ambíguos sob pontos de perspectivas diferentes.

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | experimento 1: repetindo o estudo de Tavanti e Lind Evaluating spatial memory in two and three dimensions o estudo de Tavanti e Lind comparou a eficácia da memória espacial de imagens 2D e 3D geradas por computador. O teste abaixo representa o teste original com algumas modificações. grande sensação de profundidadeorientação alterada para horizontal

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | “Letras foram fáceis. Por exemplo, a segunda linha continha NUL HBI TOY PM. Todas eram mais ou menos palavras, com exceção do HBI. Bandeiras foram um pesadelo. Eu tinha que lembrar onde cada bandeira estava. Era mais fácil quando eu reconhecida a bandeira, como o Reino Unido estava ali...e a América ali, mas eu não conhecia a maioria das bandeiras'' Os participantes mencionaram dois fatores que afetaram na hora de recordar as bandeiras: em primeiro lugar, se eles conheciam o país associados com a bandeira, e segundo como visualmente distinto ela era comparado com as outras. Essas observações são consistentes com a pesquisa psicológica mostrando que o relembrar melhora quando os itens são significativos, concretos e forma uma imagem na mente (Paivio et al., 1968a, b), e quando as imagens são simples e não complexas (Attneave, 1955). experimento 1: repetindo o estudo de Tavanti e Lind Evaluating spatial memory in two and three dimensions

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr |

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | experimento 2: Data Mountain físico Evaluating spatial memory in two and three dimensions 2D 3D o experimento original não revelou se o ganho de desempenho na memória espacial apenas aconteceu devido a interface 3D ou a algum outro fator como por exemplo a necessidade de usar a barra de rolagem quando usando os Favoritos.

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | experimento 2: Data Mountain físico Evaluating spatial memory in two and three dimensions

HCIdesign de interfaces humano-computador rafael baptistella luiz | mestrado em design | ufpr | discussão Evaluating spatial memory in two and three dimensions experimento 1 original experimento 2 original experimento 1experimento 2 sem diferença na recuperação entre 2D e 3D mudança da orientação possíveis motivos uso incorreto de sombras no 3D com diferença na recuperação, 3D foi mais eficaz 3D virtual3D real com diferença na recuperação, 3D foi mais eficaz com diferença na recuperação, 2D foi mais eficaz possíveis motivos a presença da profundidade real conclusão memória espacial é bastante eficaz na recuperação de informações. sem diferença significante na eficácia da memoria espacial usando interfaces 2D ou 3D geradas por computador. diferença significativa na eficácia da memória espacial usando interfaces 2D criadas fisicamente.