Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
O Projeto.
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Visão Global do Projecto
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Fóruns de debates 2011 Processo e resultados do grupo de discussão
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, MISSÃO VISÃO PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
numa perspectiva inclusiva
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
ECO-CONSELHOS 1ª Reunião
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Núcleo da Agenda Ambiental Decanato de Extensão
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Uma Aventura…Literária 2013
Público Escola.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O QUE É TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA?
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
EB1/JI de Lameiras 7 de novembro de 2013
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
 O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
28 novembro IV ENPAR O que foi.
PROGRAMA ECO-ESCOLAS Agrupamento Damião de Goes.
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos Educação Ambiental 2006/ de Setembro de 2005 Plano de Actividades de.
O papel pedagógico do órgão gestor
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
Programa Eco - Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Transcrição da apresentação:

Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo 2014-2015 Coordenação: Cristina Mingacho

O QUE É O PROGRAMA ECO-ESCOLAS É um Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90. Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico (do 1º ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano letivo 1996/97. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

O programa ECO-ESCOLAS Pretende: - Encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental. - Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações. - Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.

Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstrou ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de acção, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de acção e realizado actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar).

Metodologia do Programa Conselho Eco-Escolas Auditoria Ambiental Plano de Ação Monitorização e Avaliação Trabalho Curricular Informação e envolvimento da comunidade Eco Código

Hastear da Bandeira

Conselho eco escolas

Eco-código

Auditoria Ambiental: questionário aos alunos no âmbito dos seus comportamentos/ hábitos cotidianos a nível Ambiental.

Adesão a alguns projetos: Geração Depositrão (recolha de REEE, pilhas e lâmpadas)- passaporte; Projeto Vela por óleo- Recolha de óleos alimentares usados; Recolha de papel para o Banco alimentar “Papel por alimentos”

CANDIDATURA AO GALARDÃO O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola. Não é um prémio monetário mas um prémio de reconhecimento público da existência, na escola, de um Programa coerente e de qualidade de educação pelo Ambiente. Para a escola obter o Galardão é enviada no final do ano letivo a ficha de acompanhamento e apresentada a candidatura, para tal os 7 passos devem ser cumpridos no seu essencial .

página oficial da ABAE direcionada para o nosso agrupamento. http://ecoescolas.abae.pt/index.php?p=schoolpage&id=1195 grupo de facebook: PROF.ECO-ESCOLAS-COORDENADORES