MODOS DE PRODUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Advertisements

Os segmentos sociais em Roma Antiga.
BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Capitalismo / Socialismo
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Trabalho de sociologia
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
O mundo do trabalho Idade média.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
As transformações geradas com o Renascimento Urbano e Comercial
A Formação do feudalismo
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
Feudalismo.
SOCIEDADE BRASILEIRA TRADICIONAL E O CAPITALISMO
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
A RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA/TRABALHO
RENASCIMENTO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Dominação da terra à força do capital
A Revolução Industrial
Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Evolução Social do Trabalho
Renascimento das cidades
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
MUNDO DO TRABALHO.
HISTÓRIA.
O FEUDALISMO.
Karl Marx e a História da Exploração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Transição Feudalismo Capitalismo
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
FEUDALISMO FEUDO.
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Aula de Sociologia – Karl Marx
Grupo: 1 Capítulo: 1 Tema: Idade Moderna e suas transformações
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
História da Antiguidade Clássica e Roma
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
Idade Média.
Resumos de História.
HISTÓRIA – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Julio C. P. Monerat.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Revisão dos conteúdos abordados no 1ºEM
Periodização da História
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
RACIONALIDADE A Racionalidade é a principal característica humana, no entanto a sua dimensão social e história são tão ou mais importantes. Somos produto.
JAILSON COSTA Dialogar e estudar sobre a construção da sociedade moderna: transição do feudalismo para o capitalismo.
Atividades de História
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Atividade racional que transforma o meio natural
IDADE MÉDIA.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
AULA 3 DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Transcrição da apresentação:

MODOS DE PRODUÇÃO

MODOS DE PRODUÇÃO MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção. O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui.

MODO DE PRODUÇÃO PRIMITIVO Quando os homens ainda não produziam seu próprio alimento eram Nômades; o Trabalho era coletivo; Caçavam, pescavam e coletavam; Não havia desigualdade social.

Primeira grande revolução humana: prática da agricultura. Com ela os homens tornaram-se sedentários (fixaram-se às margens dos grandes rios). A terra era de uso coletivo, sendo o produto do trabalho distribuído entre os membros do grupo.

O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO Ocorreu no Oriente Médio e na América Pré-Colombiana. Exemplo: Egito Antigo Grandes comunidades agrícolas;

O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO Apropriação dos excedentes de produção pelo Faraó (rei) através de trabalho compulsório; Exploração do homem pelo homem; Sociedade de classes; Luta entre tribos.

O Egito foi a mais longa experiência de monarquia teocrática (o faraó era a própria divindade no poder). Ele era o proprietário das terras.

Os escravos egípcios, domésticos e artesões tinham “melhores” condições de vida do que aqueles que trabalhavam nas pedreiras.

Os camponeses, no Egito Antigo, eram maioria da população e trabalhavam nas terras do Estado.

Corvéia Real ou Trabalho Compulsório. Homens livres de diversas profissões podiam ser obrigados a trabalhar em construções e na agricultura. Se fugissem e fossem pegos podiam ser mutilados.

MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA ANTIGO (GRÉCIA E ROMA)

A base da sociedade grega era constituída por escravos. Esparta: escravos pertenciam ao Estado; Atenas: eram mercadorias móveis podiam ser comprados, vendidos por seus donos.

Os escravos não tinham direito algum.

Os escravos eram essenciais na Roma Antiga, maioria da mão de obra Os escravos eram essenciais na Roma Antiga, maioria da mão de obra. Trabalhavam na agricultura, mineração e serviço doméstico. Escravos servindo em um banquete. Mosaico proveniente de Cartago. Século III d.C. Leonardo Castro

Muitos também eram gladiadores Muitos também eram gladiadores. O nome “Gladiador” surgiu da espada curta usada por esse lutador, o gládios (gládio). Faziam parte da política do pão e circo.

TRABALHO ESCRAVO EM ROMA Os escravos em Roma eram: Numerosos, obtidos através de guerras ou dívidas; Eram considerados propriedades, uma mercadoria que poderia ser comprada, vendida ou alugada;

TRABALHO ESCRAVO EM ROMA Seus trabalhos no artesanato e na agricultura eram decisivos para a produção de bens necessários para a sociedade. Podiam comprar a sua liberdade ou então, serem libertados pelo proprietário.

Decadência do Império Romano A CRISE ECONÔMICA, com a crise do sistema escravista; A CRISE SOCIAL, com as revoltas dos escravos e da plebe; A CRISE POLÍTICA, com as lutas pelo poder;

Decadência do Império Romano AS CRISES NA PRODUÇÃO, climáticas e em razão das técnicas rudimentares; AS INVASÕES BÁRBARAS.

Modo de Produção Servil Sociedade Estamental Clero, nobreza, camponeses e servos. O trabalho no Feudo era realizado pelos camponeses e servos. Esse trabalho era baseado nas relações de interdependência.

Crise do Sistema Feudal Guerra dos Cem Anos; Peste Negra; Inovações tecnológicas; Renascimento comercial e urbano; Surgimento da burguesia.

TRABALHO ESCRAVO MODERNO (SEC XVI) Negros escravizados foram trazidos da África para a América e eram: Numerosos, obtidos através de tráfico regular marítimo e vendidos em mercados; Eram considerados propriedades, não eram considerados seres humanos e sim uma mercadoria que poderia ser comprada e vendida;

Trabalhavam na agricultura e pastoreio, mineração, artesanato e no comércio ambulante. Foram decisivos para a organização econômica e social brasileira colonial. Podiam comprar a sua liberdade, mas o comum era fugirem para os quilombos. Sendo raramente libertados por seus senhores.

Modo de Produção Capitalista Características: Trabalho assalariado; Propriedade privada dos meios de produção; Burguesia X proletariado; Lucro.

O Capitalismo pode ser compreendido em quatro etapas: Pré-Capitalismo; Capitalismo Comercial; Capitalismo Industrial; Capitalismo Financeiro.

Modo de Produção Socialista A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção. Os meios de produção são públicos ou coletivos. Não existe propriedade privada. Economia segue uma planificação global.

O excedente produzido é recolhido pelo Estado e volta em forma de benefícios para a sociedade. FIM.