Manutenção da Rede Física

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Transcrição da apresentação:

Manutenção da Rede Física Como favorecer a manutenção da estrutura física das Unidades Escolares com ações preventivas.

Criar parcerias dentro da Unidade Escolar. É muito importante o envolvimento da comunidade escolar no processo de manutenção do prédio das Unidades escolares. A diretoria, os professores, os funcionários administrativos e de manutenção e, principalmente os alunos precisam preservar sua escola.

A participação da comunidade na manutenção da U A participação da comunidade na manutenção da U.E fará com que ela se sinta responsável, participante e busque preservá-la evitando a depredação.

Esclarecer à comunidade escolar A diretoria da Unidade deverá definir formas de divulgar as necessidades e as providências que serão tomadas para resolver os problemas da rede física. Ex: Painéis nos murais, fotografias, apresentação em power point , reuniões com alunos representantes ou líderes.

É preciso saber o que a escola necessita e o que pode ser feito em caráter preventivo.

Principais problemas detectados nas Unidades: Telhado: Infiltrações decorrentes de telhas quebradas e obstrução de calhas Cupim no madeiramento Infestação por pombos, pardais etc.

Como prevenir Revisões periódicas nas coberturas: Limpeza das telhas e das calhas Substituição de telhas quebradas Revisão do emboçamento Imunização do madeiramento Poda e limpeza de árvores próximas aos telhados

Rede Elétrica danificada: interruptores ventiladores calhas e lâmpadas quebradas circuitos conjugados sistema elétrico sobrecarregado iluminação inadequada

Como prevenir Revisão mensal das instalações: Troca de disjuntores Troca ou ajuste de lâmpadas Verificar interruptores e tomadas Ajustar sistema para trifásico (COELBA) Separar circuitos Buscar sempre ajuda profissional

Rede hidro-sanitária: Obstrução da rede Metais e louças quebradas Vazamentos Como Prevenir: Limpeza das caixas de gordura Limpeza de ralos e calhas de drenagem Limpeza de reservatórios Conscientizar os alunos sobre procedimentos adequados Revisar tubulações e torneiras

Área externa – Problemas: obstrução na rede de drenagem pavimentação quebrada ausência de pavimentação problemas estruturais com os muros Geral paredes pinchadas cerâmicas quebradas mobiliário destruído

Como prevenir: Limpeza diária dos ralos e drenos retirando folhas e outros resíduos Conscientização dos alunos sobre a conservação do patrimônio Distribuição de recipientes para lixo em pontos estratégicos da U.E.

O que O ALUNO pode fazer para colaborar: Observar: Manter-se sempre atento para saber quem pode ajudar. Cuidar: manter os jardins bem cuidados, os muros limpos, as lâmpadas funcionando ajudará a manter sua escola um ambiente agradável.

Conservar os equipamentos e aparelhos da sua escola. Manter a limpeza nos corredores, nas salas , pátios e demais dependências da escola. Conservar os equipamentos e aparelhos da sua escola. Apagar as luzes após usar.

O que utilizar na Unidade para combater a depredação O grêmio – a organização dos alunos é muito importante para garantir bons resultados Os meios de comunicação – murais – rádio escola, sistema de som, atividades extra classe – apresentações artísticas (Projetos: Cuidando da Escola, Educação Fiscal, entre outros) A organização dos professores – que deverão participar no incentivo à preservação do patrimônio escolar.

Resumo A idéia é envolver o aluno e os professores com a manutenção da Unidade. Dar conhecimento sobre o processo de manutenção e orientar sobre maneiras de preservar.

Onde obter mais informações Na Secretaria de Educação através dos setores de manutenção da Rede Física e de Suprimento. Na própria Unidade Escolar com líderes e organizações de alunos ou professores. Na internet nos sites de busca, procurando novas formas de conservar sua escola.