A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que Frutos colhemos com a gestão informática?.
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
PS3: Sistema para apoio à gestão de produção de PME
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Negócios Internacionais
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
Rational Unified Process
Visualização de Informação Geográfica na WEB
Como organizar um, sem esquecer nada
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
Criando valor para o cliente.
“Evolving From Value Chain to Value Grid” Frits K
Argumentos para restringir comércio
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Informática Industrial
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Propriedade Intelectual
Anexo Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves
GESTAO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGISTICA INTEGRADA
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
1 T-Flex permite criar relações entre elementos dos conjuntos através de ligações geométricas. Assim pode-se criar modelos exactos, gerir e editar conjuntos.
A passagem da Espanha para a Europa em que pode confiar.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
TECNOLOGIA DE MOLDAÇÃO POR INJECÇÃO
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Tecnologia, Ciência e Inovação
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
2 © 2000 Hovione Na vanguarda da Ciência da Saúde Hovione hoje Hovione hoje 2 fábricas (Portugal & Macau), Centro de Transferência de Tecnologia em New.
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
European Patent Office European Patent Office Patentes relativas a invenções implementadas por computador (INPI) Patrick Créchet (EPO) LISBOA, 17/05/2006.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Brand Equity.
A protecção da inovação estética pelo regime de desenhos e modelos Miguel Moura e Silva Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Protecção da Propriedade Intelectual - Patentes Carla Valente Pepe Pedro de Almeida Santos Pinto Eduardo Luis Santos 24 Outubro 2003 Puzzle TV Inovação.
Estratégia Organizacional
Isabel Morgado A PROTECÇÃO DAS INVENÇÕES EM A Propriedade Industrial e a Competitividade das Organizações
Seminário Avançado - Eletiva A
Karla Kovary Divisão de Biotecnologia EXEMPLOS DE PATENTES EM BIOTECNOLOGIA UFV – MG/Dezembro de 2006 Curso de Capacitação em Propriedade.
Adaptador para Aperto/Desaperto de Pernes em Veículos Automóveis Pedido de Registo de Patente – PT Pedido de Registo de Design – DOM861 Trabalho.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
APRESENTA UMA NOVIDADE AOS Fabricantes de réguas em metal, estiletes e mantas para corte.
Inovação e Ambiente Sistemas Integrados Seminários de Inovação Paulo Ferrão.
Apresenta Novidade destinada à Empresas no ramo de máquinas cortadoras de legumes Inventor: Luiz Aparecido Gomes da Silva.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Apresenta:. NOVIDADE DESTINADA ÀS Empresas no Ramo de Construção Civil Inventor: Cayo Henrique de Oliveira Rosa Web: Web:
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de bicicletas Inventor: André Avelino Martins.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 1 Breve História da Empresa 1925 – Registo da firma A.A. SILVA 1934 – Actividade de importação de componentes automóveis 1939 – 2ª Guerra Mundial. Fabrico das primeiras baterias AUTOSIL 1941 – Registo da marca AUTOSIL 1945 – Fim da guerra, retoma das actividades de importação 1950 – Construção da unidade de produção de baterias em Paço de Arcos (80.000m2) 1954 – Primeiros fornecimentos para OEM

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 2 Breve História da Empresa 1964 – A.A Silva dá origem a duas sociedades anónimas – A.A. Silva, SA e Acumuladores Autosil, SA 1973 – Início da produção de baterias em caixa de polipropileno 1979 – Início da exportação para OEM 1991 – Homologação das baterias para fornecimento exclusivo da AutoEuropa 1992 / 2001 – Internacionalização com a construção de fábrica em França e aquisição do 2º maior fabricante francês de Baterias 2002 – A empresa A.A. Silva reassume a actividade industrial e comercial da Acumuladores Autosil

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 3 Protecção da propriedade Industrial Marcas Diferenciação pelo Marketing e pela Imagem de Marca Desenhos e Modelos Diferenciação pela Imagem e Design Patentes Diferenciação pela Tecnologia (Produto e Processo)

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 4 Marcas Desde sempre que para a empresa foi importante identificar o Produto com uma Marca - Marca Autosil registada em 1941 A prática é registar marcas que diferenciem os produtos nos diversos mercados. Identificação de Gamas e até de Clientes Registo em Portugal e em paises onde a nossa presença é importante As marcas registadas estão normalmente associadas a Logotipos que não são protegidos

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 5 Desenhos e Modelos de Utilidade Não é corrente o registo de Desenhos e de Modelos de Utilidade A bateria na sua forma é composta de elementos mais ou menos normalizados É possivel a diferenciação através de alguns elementos mas rápidamente a concorrência pode copiar/adaptar a inovação

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 6 Patentes - AUTOSIL Desde o ínicio da actividade industrial foram depositados diversos pedidos de patentes para componentes e soluções melhorando determinados processos e produtos. Mais recentemente, em 1995, foi feito o pedido de patente para uma bateria com fornecimento de energia especializado para as diferentes necessidades energéticas de um automóvel Os fornecedores de matérias primas, componentes e equipamentos, com pouco tempo de atraso, aportam às empresas a inovação tanto no Produto como no Processo Imprensa especializada, Conferências do sector, são veiculos principais para a apresentação da Inovação

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 7 Patentes – A BATERIA O acumulador de chumbo-ácido é um produto maduro, em adiantada fase de desenvolvimento e exploração A inovação é mais conseguida no Processo de Fabrico e menos no Produto No Processo de Fabrico, os fabricantes de equipamento são pilotos e logo tratam da divulgação da inovação No Produto, a norma é patentear apenas as Inovações que podem ser detectadas As Inovações “Invisíveis” não são, normalmente, objecto de patente A Inovação no Produto é importante para a Visibilidade e Reconhecimento da Empresa

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 8 Patentes – experiência recente O caso Byfid Em 1994, na sequência de estudos para a aplicação de duas baterias no automóvel, foi desenvolvida a bateria “Byfid”. A ideia foi apresentada a diversos clientes fabricantes automóveis. Na sequência do desenvolvimento da ideia, foi considerada essencial a protecção da propriedade industrial da invenção. Foram emitidos pedidos de patente para Portugal, Europa, Japão e EUA. Em França foi depositado “Envelope Soleau”

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 9 Patentes – experiência recente - Byfid A ideia Arquitectura da bateria Uma parte assegura a função de arranque. A optimização é orientada para a potência Outra parte assegura o fornecimento de energia e são optimizadas a capacidade e a ciclagem Fiabilidade de arranque. É possivel a gestão energética no veículo. O projecto é adaptável às necessidades energéticas do veiculo.

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 10 Patentes – experiência recente - Byfid

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 11 Patentes – experiência recente - Byfid A ideia - conclusão A função de arranque torna-se mais fiável É possivel a especialização e optimização das funções de Arranque e Serviço Potencial ganho no custo da electrónica embarcada ( redução na gama da tensão de trabalho) Vantagem na simplificação da cablagem em comparação com a Dual (uma bateria para cada função), quando o equipamento e a motorização permitem o uso da Byfid.

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 12 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Estado da Técnica Pesquisa de patentes e outra bibliografia relacionada. Benchmarking Organizações especializadas Jornais e revistas da especialidade Internet Muito útil, rápido e de consulta fácil nos sites especializados INPI, EPO, USPTO, Delphion,... Agentes / Consultores de Propriedade Industrial É fundamental para a preparação do texto da Patente

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 13 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Resumo e Descrição da patente Importante descrever em pormenor a ideia que se pretende patentear. Facilita o exame da novidade Difícil caso o texto deva ser produzido em diversas línguas Apoio técnico – jurídico é essencial

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 14 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Desenhos e Figuras Devem ser: Claros e completos Bem identificados Boa interligação com o texto da patente

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 15 Patentes – experiência recente - Byfid A produção da patente Reinvidicações Devem ser exaustivas. É neste ponto que se protegem as invenções prevendo, na extensão possível, a possibilidade de alternativas à ideia descrita O trabalho conjunto do técnico de patentes e do inventor deve ser realizado em estreita colaboração para produzir um texto completo

A protecção das invenções no sector automóvel Oliveira de Azeméis 29 Junho 2004 A Inovação no Sector Automóvel - o caso da Propriedade Industrial 16 Patentes – experiência recente - Byfid O processo da Patente Protecção Nacional e Internacional Necessário apoio de bom técnico de patentes, normalmente com apoio de correspondentes nos diversos países A invenção deve ser bem descrita e a novidade bem apresentada para facilitar compreensão pelos examinadores Processo moroso A boa avaliação do estado da técnica ajuda a evitar falsas partidas e facilita processo de registo