FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME - 001 Educar é Santificar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

Família torna-te aquilo que tu és! FC
CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT Encontro 16.
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
RVA – Artigos: 34 e 35 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 31 Subsídio
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
uma oportunidade perdida
A Amizade na vida de Jesus.
Um ano a caminhar com São Paulo
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
De 1 a 3 a exigência de uma vida cristã sadia;
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
Vigília Pascal.
Estreia 2012 “Eu sou o Bom Pastor
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
Com a graça de Deus, a família cristã vencerá os desafios da vida.
Dom Pascual Chavez Villanueva Reitor-Mor
Apresentação ESTREIA 2014.
CASAIS RESPONSÁVEIS DE EQUIPE
A HISTÓRIA DO LÁPIS.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
O Pão partilhado.
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
Você encontrará lindos PPS no site:
Caríssimos, Quantas vezes nós precisamos estender as nossas mãos e não o fazemos por receio, por falta de compaixão, por omissão, por falta de fé. Jesus.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
"Sim, Senhor, tu sabes que te amo" . João 21,15-19
Você tem fome de quê? João 6:32-40.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ALESIANOS COOPERADORES FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO Carta de Roma FCME- 006 Oratorio Maria Ausiliatrice Valdocco.
TORNA-SE AMIGA EM JESUS: SER MENTORA DAS MULHERES NA IGREJA.
Provincialado dos Jesuítas do Brasil Programa de Formação de Lideranças Apostólicas.
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Equipes de Nossa Senhora
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Fé Vigilante.
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
“Você crê que existe um só Deus. Muito bem
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
Fé Vigilante Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
"O Espírito do Senhor repousa sobre mim".
Grupo de Jovens Kerigma 14 de Março de 2015
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
Caríssimos, Assim se expressa Jesus todas às vezes que se faz presente no meio dos Apóstolos, após a Ressurreição. É por essa saudação que se dissipa.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
O Jovem Adventista e o Casamento
Jesus, tu és meu pastor, nada me falta: em prados verdejantes me fazes recostar; me conduzes a fontes tranquilas e reparas as minhas forças. Guias-me,
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
SER COMO JESUS  . SER COMO JESUS   “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem...
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME Educar é Santificar.

Da carta de Dom Pascual Chávez por ocasião do150° aniversário da morte de São Domingos Sávio. 2

3

4 A vocês, educadores e educadoras.

Hoje, o desafio da educação torna-se, cada vez mais, empenhativo. Perpetuam-se graves situações, de violência e de pobreza, nos países em via de desenvolvimento; 5

diante de terríveis condições sociais de grandes faixas de jovens que vivem abandonados nas marginais das ricas metrópoles; diante da pobreza espiritual de milhões de jovens que, num contexto de bem-estar, vivem desorientados do ponto de vista espiritual e moral, insensíveis não podemos permanecer insensíveis. 6

“Ao desembaracar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. 7 Mc 6, 34

Contemplemos esses jovens com os olhos de Jesus.

... e com os olhos de Dom Bosco acolhamos seu grito pedindo ajuda.

Grito desesperado....

Sintamo-nos convocados a trabalhar com maior empenho a favor da educação A lembrança de Domingos Sávio deve reavivar em nós o empenho de educadores e educadoras que trabalham “juntos” em um projeto apostólico comum.

«Diante às velhas e novas interrogações dos jovens estejam sempre prontos a responder, sem incertezas.

Proponham a eles um programa de vida como fez Dom Bosco com Domingos Sávio. Ajudem-nos a assumir a vida como um dom e a vivê-la, com alegria, na verdadeira liberdade.

E, enfim, educai-os a abrirem-se à responsabilidade, ao serviço, à solidariedade, à caridade» 14 Diga-lhes que a energia e a garantia de seu crescimento é a amizade com Jesus, é fazer a experiência de Deus.

15 Para vocês, jovens, moças e rapazes

Vocês estão, hoje, mais que nunca, no meu coração e são “ o motivo de vida” de quantos escolheram empenhar-se na missão salesiana. 16 Vocês foram, sempre, a paixão de Dom Bosco. Por vocês ele se consumiu até o último alento.

17 Escrevo a vocês porque conheço “a vossa fome” de propostas verdadeiras. porque conheço “a vossa sede” de alegria profunda.

Neste dia em que comemoramos a festa de Domingos Sávio, vos convido a olhar para esse jovem que com a sua vida quer ser um verdadeiro modelo para todos vocês. Ele vos torna participantes de seus segredos.

Isto significa inserir, claramente, no vosso projeto de vida, o objetivo e a vontade de ser “santo” (a); Isto foi o grande desejo de Domingos Sávio Isto seja, também, um desejo cultivado no coração de cada um de vocês. 19 O primeiro é aquele de ser capaz de grandes ideais. Sobretudo, deixar-se prender pelo desejo de uma vida cristã de alta qualidade.

O segundo segredo que Domingos nos ensina é que a nossa vida cristã vem, continuamente, “mantida e renovada” pelo Sacramento da Reconciliação... 20

... e torna-se forte nutrindo-se pelo “Pão da Vida” no Sacramento da Eucaristia. 21

Mesmo nas maiores dificuldades, podemos nos manter fortes se conservarmos uma relação verdadeira de amizade com o Senhor Jesus, através da experiência sacramental. 22

23 Neste caminho de vida cristã, Maria, como Imaculada, está ao lado para indicar-nos a beleza daquilo que é bom, justo, puro, amável e digno de louvor,, e como Auxiliadora para nos sustentar e proteger nas dificuldades do caminho.

Sempre dispostos a tudo para fazer crescer o bem e combater o mal, assim como fez Domingos Sávio. 24 O terceiro segredo é aquele de doar até a hora da nossa morte a nossa vida pelos outros. Ser, realmente, “lutadores do bem”, empenhados no serviço, portadores de esperança e de alegria.

que saibais escolher um guia que acompanhe-vos em vossa caminhada. Caríssimas (os), escolham o “vosso Dom Bosco”! Assim fez Domingos e a sua vida deu aqueles frutos que todos nós conhecemos. 25 Sereis capazes de tudo isto? Estou certo que sim, mas com uma condição:

Domingos Sávio é um exemplo explêndido de como a santidade é uma vocação universal, um caminho possível para os jovens, um dom que faz crescer e amadurecer através do acompanhamento de pessoas profundamente espirituais, permeadas da autêntica paixão educativa. Dom Pascoal Chávez

27 Traduzido do Italiano para o Português e adaptado pelo SC Antonio Rodrigues da Silva, Província BSP, a partir do trabalho elaborado por Alba Vernazza - FMA, consoante a carta de Dom Pascual Chávez por ocasião do150° aniversário da morte de São Domingos Sávio. “Empenhemo-nos por fazer aquilo que os jovens gostam para que eles sintam-se motivados a fazer aquilo que queremos que eles façam” Dom Bosco