Ensino fundamental e Mudanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Advertisements

Instituições Escolares
Lei da Paridade de vencimentos e vantagens entre os funcionários dos 3 Poderes do Estado Governador Abreu Sodré 1970.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
APASE SESSÃO DE ESTUDOS 15/09/09 ANÁLISE DE REGIMENTO ESCOLAR
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
ORIENTAÇÕES REFERENTES À MATRÍCULA E TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS
DECRETO ESTADUAL Nº DE 06 DE AGOSTO DE 2003
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
RESOLUÇÃO N.º 180/2000-CEE/MT ( * )
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Direitos da Criança Qualidade na Educação Infantil Ensino de 9 anos
DRE JT Demanda Escolar 2010 MATRÍCULA ANTECIPADA 2011.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
(Volume I – Orientação a Professores)
ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Deliberação CEE nº 21/2001 Dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior em nível do ensino fundamental e médio, no sistema de ensino.
SEJAM BEM VINDOS !.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Coordenação-Geral dos Programas do Livro CGPLI
SISTEMAS DE ENSINO.
Prof.º José Luis. O programa visa prover o aluno de informações, possibilitando ao mesmo maior efetividade na tomada de decisões gerenciais, utilizando.
Legislação.
Conselho Municipal de Educação FUNDEB: Instituições Conveniadas de Educação Infantil Rosa Maria Pinheiro Mosna 30/09/08.
1 EXERCÍCIOS RESULTADO. 2 1º Caso – Agente de Serviços Escolares – 1-III Comprovante ensino fundamental: 3,0x 2= 6,0 Comprovante ensino médio: 4,0x 2=
Ministério da Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Rua Fernando de Noronha, 196 Edifício Julio Fuganti
Ensino Fundamental E PUC-Campinas Profas.:
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Organização Curricular
Orientação Técnica Escolas Particulares.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS
Aproveitamento de Estudos
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL CLASSES CONVENIADAS.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Recuperação
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Ensino Fundamental de 9 anos
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
ORIENTAÇÕES 2012.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Deliberação CEE nº 1/99 e Indicação CEE nº 1/99
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
PENTECOSTES JÁ OBJETIVO Levar o jovem Adventista a buscar a plenitude do Espírito Santo em sua vida. Levar o jovem a tomar parte ativa no dever que Deus.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Profa. Cristina Araújo de Farias
Evolução Histórica
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Transcrição da apresentação:

Ensino fundamental e Mudanças Antes- LDB 9394/96

Resolução SEE/MG n° 322/85 Experiência Pedagógica aprovada pelo CEE Vigora 1985 à 1190;(1ª e 2ª séries)- CBA Resolução SEE/MG n° 6806/91 CBA em continuidade Vigora 1991 à 1996. Resolução SEE/MG n° 7915/96 estende a estratégia do CBA até a 3ª série vigora em 1997.

Ensino fundamental e Mudanças Pós- LDB 9394/96

Resolução SEE 8086/97 Institui na rede Estadual de ensino de Minas Gerais o regime de Progressão continuada, no Ensino Fundamental, organizado em dois ciclos; Vigorou -1998 e 1999

Progressão Continuada com duração de 08 anos- organizado em 02 ciclos O 1° Ciclo abrange os quatros primeiros anos do Ensino Fundamental: 1° ano 1ª 2° ano 1° Ciclo 2ª 3° ano 3ª 4° ano 4ª O 2° Ciclo abrange os quatros anos finais do Ensino Fundamental: 1° ano 5ª 2° ano 2° Ciclo 6ª 3° ano 7ª 4° ano 8ª

Resolução SEE/MG 006/00 Ciclo Básico: Período caracterizado da Infância- Compreende os alunos que estiveram na faixa etária 6-9 anos; Ciclo Intermediário: Período característico da Pré- Adolescência- Compreende os alunos que estiverem na faixa etária de 09-12 anos, Ciclo Avançado: Período característico da Adolescência compreende os alunos na faixa etária: de 12-15 anos. Vigorou – 2001/2002/2003

Veja: 1° ano 7ª Série 2° ano 8ª Série Ciclo Básico (3 anos): Ciclo Intermediário(3 anos): 1° ano 4ª Série 2° ano 5ª Série 3° ano 6ª Série Ciclo Avançado( 2 anos): 1° ano 7ª Série 2° ano 8ª Série

Resolução SEE/MG 469/2003 Dispõe sobre a organização e o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com nove anos de duração, nas escolas estaduais de Minas Gerais: Ciclo Inicial de Alfabetização- com duração de 03 anos; Ciclo Complementar de Alfabetização- com duração de 02 anos.

Fases dos Ciclos Ciclo Inicial de alfabetização: Fase Introdutória, Fase II, Ciclo Complementar de Alfabetização: Fase III, Fase IV. 5ª, 6ª, 7ª,8ª Vigorou- 2004/2005/2006/2007

O Ciclo Inicial de alfabetização compreende 03 FASES: Fase Introdutória- destinada aos alunos que ingressarem no EF aos 06 anos, completos até 30/04/2004 e aos alunos que completarem 07 anos de idade no período de 01/08 a 31/12/2004, Fase I – destinada aos alunos provenientes da Fase introdutória, após o cumprimento dos objetivos da mesma, Fase II- destinada aos alunos que atingiram os objetivos da Fase I, dando continuidade ao trabalho em desenvolvimento e finalizando os objetivos previstos para o Ciclo Inicial de Alfabetização

Ciclo Complementar de Alfabetização Fase III- destinada aos alunos que concluíram o Ciclo Inicial de Alfabetização, dando continuidade ao processo de alfabetização e letramento desenvolvido no período anterior, Fase IV- destinada aos alunos que alcançaram os objetivos da Fase III, dando continuidade ao processo de desenvolvimento e finalizando o Ciclo complementar.

Resolução CNE n° 03/2005 Indicou a nomenclatura a ser adotada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Educação Infantil -5 anos de duração - até 05 anos de Idade: Creche Até 03 anos; Pré-Escola- 4 e 5 anos de idade. Ensino Fundamental -09 anos de duração- até 14 anos de idade. Anos iniciais: 05 anos de duração- de 6 a 10 anos de idade, Anos Finais: 04 anos de duração- de 11 a 14 anos de idades.

Resolução SEE/MG 1086/2008 Dispõe sobre a organização e funcionam neto do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Minas Gerais. O ensino fundamental, com duração de nove anos, estrutura-se em cinco anos iniciais,organizados em ciclos e quatro anos finais organizados em anos de escolaridade.

Veja como ficou: Ciclo da Alfabetização 1° 2° 3° Ciclo Complementar 4° 5° Quatro anos Finais de Escolaridade 5º 6º 7° 8° 9° Passou a vigorar em 2008.

Organização dos Ciclos Os anos iniciais do ensino fundamental são organizados em dois ciclos: I – Ciclo da Alfabetização (1º ,2° e 3º anos) , com a duração de três anos de escolaridade. O Ciclo da Alfabetização, a que terão ingresso os alunos com seis anos de idade completos ou a completar até 30 de junho do ano em curso II- Ciclo Complementar ( 4° e 5°), com a duração de dois anos de escolaridade. O Ciclo Complementar, a que terão ingresso os alunos que já adquiriram as habilidades de ler e escrever,

Organização dos Ciclos Os quatro anos finais do ensino fundamental, organizados em regime anual, terão a denominação de 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.