Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço confinado / Espaços Restritos e NÃO Restritos
Advertisements

Utilização de substâncias químicas:
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Técnica asséptica Graduação em Biotecnologia
TÉCNICA DE AMOSTRAGEM DOS RESÍDUOS MATÉRIA: TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GASOSOS. PROFESSOR: REGINALDO MILANI.
Limpeza, montagem e esterilização. Lab. De Microbiologia
Trabalho de Química Análise Imediata.
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
Acidentes com materiais biológicos
Curso de Formação para Brigadista
E quando os antibióticos não funcionam
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Retirada Manual de Leite
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DOS SOLOS
PARTO RECONHECIMENTO:
Esforços de Massa e de Superfície e outras propriedades dos fluidos
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Condensadores resfriados a ar
Dilatação Térmica.
Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta.
Hidrostática Um sólido tem forma e volume definidos;
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Técnica de calçar luvas estéreis Professor: Eunaldo Dias
QuickLine.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
Testes Microbiológicos Bauru-2014
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
alguns aspectos gerais
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Propagação(transmissão) do calor
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO INSTRUTOR: SCOPINO.
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
Drenagem de Tórax é a introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (cavidade pleural, cavidade pericárdica ou mediastino)
Esgotos Planeta Água: poluição
Fundamentos do Manual de Boas Práticas
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Filtração 20 de Março de 2007.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Gustavo Henrique Talmon Andrade Yuri Marchesini
Princípios de Segurança em Laboratórios
Processos Unitários SEPARADOR ÁGUA-ÓLEO.
Preparação de Amostras para Análise
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
Limpeza de Caixa d’água
FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS
Montagem do Serviço de Fisioterapia
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
CEET-00: Comissão de Estudo Especial
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
Laboratorio-Conceito
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Transcrição da apresentação:

Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas Profº Alonso Goes Guimarães

Análises Estudo ambiental Quais os diferentes compostos de mercúrio existentes em uma lagoa contaminada? Quais os metais e suas respectivas concentrações no corpo hídrico?

Análise Química Monitoramento ambiental Obter dados analíticos que devem ser comparados com valores previamente estabelecidos; Diagnosticar se critérios e/ou padrões de qualidade estão sendo obedecidos pelo objeto em estudo; O efluente lançado pela indústria está dentro dos parâmetros permitidos pela legislação?

Amostragem Para Monitoramento ambiental: Protocolos específicos de amostragens; Normatizado por agências (ABNT); Devem ser seguidos com rigor; Para Estudo Ambiental: Não acontece o mesmo; Busca-se o desconhecido; Bom senso; Histórico do problema; Experiência do analista pode ser melhor solução para elaboração do protocolo de amostragem

Amostragem de Líquidos Garrafas de vidro, plástico e metal (depende da análise e do analito); Não existem grandes dificuldades; Não perturbar a água de forma significativa; Às vezes coletar em diferentes profundidades; Luz, calor, solubilidade de gases e contato com o leito influem nas concentrações dos compostos; Frasco amostrador em profundidades.

Garrafas de amostragem Garrafa de Van Dorn

Análise Microbiológica

Amostragem para Análises Microbiológicas Deve ser realizada sempre antes da coleta de qualquer outro tipo de análise, a fim de evitar o risco de contaminação do local de amostragem com frascos ou amostradores não estéreis.

Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Humano 1 - Verificar se o ponto de coleta recebe água diretamente do sistema de distribuição e não de caixas, reservatórios ou cisternas; 2 - A torneira não deverá ter aeradores ou filtros, nem apresentar vazamentos de água; 3 - Inicialmente abrir a torneira e deixar escoar a água por 2 a 3 minutos, ou o tempo suficiente para eliminar impurezas e água acumulada na canalização; 4 - Caso seja necessário, utilizar uma solução de hipoclorito para eliminar qualquer tipo de contaminação externa;

Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Humano 5 - Remover completamente o hipoclorito antes da coleta; 6 - Abrir a torneira a meia secção (fluxo pequeno e sem respingos) por 2 minutos; 7 - Remover a tampa do frasco conjuntamente com o papel protetor, com todos os cuidados de assepsia, evitando contaminação da amostra pelos dedos, luvas ou outro material;

Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Humano 8 - Segurar o frasco verticalmente, próximo à base e efetuar o enchimento, deixando um espaço vazio de aproximadamente 2,5 a 5,0 centímetros do topo, possibilitando a homogeneização; 9 - Fechar o frasco imediatamente após a coleta, fixando bem o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratório sob refrigeração.

Poços Freáticos 1 - Em poços equipados com bombas manuais ou mecânicas, bombear a água durante aproximadamente 5 minutos; 2 - Realizar desinfecção da saída da bomba com hipoclorito; 3 - Deixar a água escorrer novamente antes da coleta de amostra; 4 - Remover a tampa do frasco conjuntamente com o papel protetor, com todos os cuidados de assepsia, evitando contaminação da amostra pelos dedos, luvas ou outro material; 5 - Segurar o frasco verticalmente, próximo à base e efetuar o enchimento, deixando um espaço vazio de aproximadamente 2,5 a 5,0 centímetros do topo, possibilitando a homogeneização.

Poços Freáticos 6 - Fechar o frasco imediatamente após a coleta, fixando bem o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratório sob refrigeração. 7 - Em poços sem bomba, a amostragem deixa de ser feita diretamente no poço, utilizando um recipiente esterilizado (passar álcool em baldes); 8 - Não retirar amostras da camada superficial da água, evitando a contaminação com espuma ou com outro material das paredes do poço.

Águas Superficiais Amostras coletadas diretamente de um corpo receptor: 1 - Procurar evitar a coleta de amostras em áreas estagnadas ou em locais próximos às margens; 2 - Com todos os cuidados de assepsia, remover a tampa do frasco juntamente com o papel protetor; 3 - Com uma das mãos, segurar o frasco pela base, mergulhar rapidamente o frasco com a boca para baixo, de 15 a 30 centímetros abaixo da superfície da água, para evitar a introdução de contaminantes superficiais;

Águas Superficiais 4 - Direcionar o frasco de modo que a boca fique em sentido contrário à correnteza; 5 - Se o corpo de água for estático, deverá ser criada uma corrente superficial, através da movimentação do frasco na direção horizontal (sempre para frente); 6 - Inclinar o frasco lentamente para cima, a fim de permitir a saída de ar e subseqüente enchimento do mesmo; 7 - Retirar o frasco do corpo d’água, desprezar uma pequena porção da amostra, deixando um espaço vazio suficiente que permita a homogeneização da amostra para análise; 8 - Fechar o frasco imediatamente, fixando o papel protetor ao redor do gargalo e trazer ao laboratório sob refrigeração.