Manobra de Autorrotação Qual o problema? II Jornada de Segurança Operacional HELIBRAS Manobra de Autorrotação Qual o problema? Felipe Koeller Rodrigues Vieira Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos São Paulo, 17 de setembro de 2014. felipekoeller@yahoo.com.br
Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?
Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?
Piloto Um ponto de partida
Investigador de Acidentes Piloto Investigador de Acidentes
Investigador de Acidentes Piloto Investigador de Acidentes Piloto
Quem sou eu para criticar os mortos? Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos?
Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos? A experiência é o item mais barato que existe, se adquirida de segunda mão...
Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br
Autorrotação – estamos fazendo errado Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais
Autorrotação – estamos fazendo errado Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais Quantos apagamentos de motor seguidos de autorrotação de sucesso podemos citar? - Retrição de potência = “Autorrotação” para descida - Existe potência parcial para auxiliar o pouso.
Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente
Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor
Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor Acidentes de treinamento!
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br
Autorrotação – treinamento para ser seguro Tendência de se reproduzir “imagem mental” Mudança de visão: Autorrotação = Aproximação de máxima eficiência aerodinâmica Pode ser “executada” em situação normal
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Tendência de descida
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa Tendência de descida
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa “Altera a percepção do alcance da aeronave em autorrotação” Tendência de descida
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor
Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor “Ilusão quanto ao final da manobra: Toda autorrotação real termina em um pouso, direto ou corrido” Arremetida em alta velocidade
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br
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Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro
Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
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Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade
Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade
Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade
Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade MOMENTO #0 do Flare (pertence à descida) Picar para manter velocidade até o início do Flare
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RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) VELOCIDADE CONSTANTE RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE NR CONSTANTE EQUILÍBRIO DE FORÇAS!
Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente)
Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)
Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa Atitude de toque – parte traseira dos esquis Atitude mental – levar para um pairado Após o toque, manter a pilotagem até a parada total do helicóptero!
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Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.
”Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.“ Cícero, 43 a.C.
Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos Felipe Koeller R. Vieira – Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos (21) 98112-5134 felipekoeller@yahoo.com.br