Manobra de Autorrotação Qual o problema?

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Transcrição da apresentação:

Manobra de Autorrotação Qual o problema? II Jornada de Segurança Operacional HELIBRAS Manobra de Autorrotação Qual o problema? Felipe Koeller Rodrigues Vieira Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos São Paulo, 17 de setembro de 2014. felipekoeller@yahoo.com.br

Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?

Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?

Piloto Um ponto de partida

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Quem sou eu para criticar os mortos? Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos?

Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos? A experiência é o item mais barato que existe, se adquirida de segunda mão...

Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Autorrotação – estamos fazendo errado Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais

Autorrotação – estamos fazendo errado Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais Quantos apagamentos de motor seguidos de autorrotação de sucesso podemos citar? - Retrição de potência = “Autorrotação” para descida - Existe potência parcial para auxiliar o pouso.

Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente

Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor

Autorrotação – estamos fazendo errado Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor Acidentes de treinamento!

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Autorrotação – treinamento para ser seguro Tendência de se reproduzir “imagem mental” Mudança de visão: Autorrotação = Aproximação de máxima eficiência aerodinâmica Pode ser “executada” em situação normal

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Tendência de descida

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa Tendência de descida

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa “Altera a percepção do alcance da aeronave em autorrotação” Tendência de descida

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor

Autorrotação – treinamento para ser seguro Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor “Ilusão quanto ao final da manobra: Toda autorrotação real termina em um pouso, direto ou corrido” Arremetida em alta velocidade

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

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Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro

Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

Autorrotação – entrada Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade

Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade

Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade

Autorrotação – descida Tendência de perda de velocidade MOMENTO #0 do Flare (pertence à descida) Picar para manter velocidade até o início do Flare

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RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) VELOCIDADE CONSTANTE RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE NR CONSTANTE EQUILÍBRIO DE FORÇAS!

Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente)

Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)

Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido

Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa

Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso: Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa Atitude de toque – parte traseira dos esquis Atitude mental – levar para um pairado Após o toque, manter a pilotagem até a parada total do helicóptero!

Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB felipekoeller@yahoo.com.br

Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.

”Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.“ Cícero, 43 a.C.

Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos Felipe Koeller R. Vieira – Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos (21) 98112-5134 felipekoeller@yahoo.com.br