TRABALHO REALIZADO POR: ANA PAULA ALMEIDA, Nº4 BRUNO HORTA, Nº5 INÊS MOREIRA, Nº16 LEONARDO FELGUEIRAS, Nº21 LUÍS OLIVEIRA, Nº22 11ºG
Porquê um bosque na escola? Num estabelecimento de ensino, os espaços verdes têm uma grande importância. Promovem: O contacto com a Natureza; O contacto com a Natureza; Benefícios sociais e económicos; Benefícios sociais e económicos; O bem-estar e o lazer, sendo importante requalificá-lo; O bem-estar e o lazer, sendo importante requalificá-lo; Uma maior qualidade de vida. Uma maior qualidade de vida.
Delimitação da Área
DELIMITAÇÃODA ESCOLA NO CONCELHO DO SEIXAL DELIMITAÇÃO DA ESCOLA NO CONCELHO DO SEIXAL
Caraterização do problema O bosque onde se pretende fazer a requalificação situa-se sudoeste do pavilhão de educação física na Escola Secundária Manuel Cargaleiro. A construção do pavilhão de educação física, em 2005, favoreceu o abandono do bosque. O bosque é usado só para a realização do corta- mato.
Caraterização do problema Este bosque está sujeito (pelo menos uma vez por ano) a uma limpeza pouco profunda. Até hoje, o bosque não tem tido muita utilidade e apesar de já ter sido pensado nunca foi feita uma requalificação do mesmo.
Trabalho de campo Amostra: 28 alunos
Dados do Inquérito
Soluções As soluções propostas para a requalificação do bosque são: O uso do bosque como espaço de lazer (para os alunos e pessoal docente) com a colocação de barras fixas; O uso do bosque como espaço de lazer (para os alunos e pessoal docente) com a colocação de barras fixas; O uso do bosque para aulas de educação física; O uso do bosque para aulas de educação física; Implantação de um percurso de Arborismo (slides, cordas e escadas com diferentes níveis de dificuldade e altura) Implantação de um percurso de Arborismo (slides, cordas e escadas com diferentes níveis de dificuldade e altura)