Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Advertisements

CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
AVISO PRÉVIO Lei nº12.506, 11/10/11 Art. 1o  O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada.
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
Profa. Grasiele Nascimento
Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR EVENTO MORTE
rescisão do contrato de trabalho
Transferência de Empregados do Exterior e para o Exterior
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO
PROFA. DRA. MONICA CHRISTINA RIPAMONTI GOLA
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
DAS VERBAS RESCISÓRIAS
Curso de Rotinas Administrativas
Unidade 6 - Cessação do Contrato de Trabalho
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 3 – Terminação do Contrato de Trabalho.
EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Unidade 4- Contrato de Trabalho
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
FÉRIAS.
FGTS E ESTABILIDADES.
Módulo V (A) – Remuneração (Férias, Aviso Prévio, Justa Causa e FGTS)
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Extinção do Contrato de Trabalho
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Regras de Proteção ao salário
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Extinção do Contrato de Trabalho
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
EXTINÇÃO DO CONTRATO PRINCÍPIOS APLICÁVEIS:
SUSPENSÃO e INTERRUPÇÃO no CONTRATO DE TRABALHO
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Estágio IV
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 4 – Requisitos. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca.
Alteração do contrato Conceito Regra geral: art. 468, CLT
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA.
Prof. José Ricardo Haddad
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CÁLCULOS TRABALHISTAS
Relação de trabalho e relação de emprego.
AULA 07 – RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
AULAS DE DIREITO DO TRABALHO Prof.ª Esp.ª Ulisséa Duarte.
DA COMISSÃO.
Daniela Palhano de Figueiredo
Programa Jovem Aprendiz
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL Conforme dispõe o art. 444 da CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre negociação das partes interessadas.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
Transcrição da apresentação:

Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho Prof. Marcelo Thimoti Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho

Objetivos da Aula Capacitar os alunos a identificar as causas de alteração, suspensão e de interrupção do contrato de trabalho.

Alteração do contrato de trabalho. Art. 468 – CLT Mútuo consentimento Desde não resulte prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade. Art. 469 – Empregador está proibido de transferir (que obrigue a mudança de domicílio) o empregado sem a sua anuência; Em caso de necessidade do serviço pode ocorrer a transferência (com ônus para o empregador), cabendo o pagamento suplementar nunca inferior a 25% dos salários do empregado.

Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Diferença entre suspensão e interrupção.  Suspensão do contrato de trabalho: é a paralização temporária dos seus principais efeitos.  O empregado está desobrigado a prestar serviço e o empregador desobrigado a pagar remuneração. Ex: greve legal/legítima - eleição para cargo de direção sindical -eleição para cargo de diretor de sociedade anônima - afastamento para qualificação profissional do empregado.

Interrupção do contrato de trabalho. Interrupção do contrato de trabalho: é a paralização durante a qual a empresa paga salários e conta o tempo de serviço do empregado. O empregado não está obrigado a prestar serviço, mas o empregador deve pagar algum tipo de remuneração.

Interrupção do contrato de trabalho. Ex: Licença maternidade- férias - afastamento inferior a 15 dias, por acidente ou doença – comparecimento judicial como jurado ou como testemunha - comparecimento judicial do empregado - cidente do trabalho (não percebe salário, mas o período é computado no tempo de serviço, logo é interrupção), Decreto n° 3.048/1999, artigo 71 e 104. - aborto, durante afastamento até duas semanas – licença remunerada concedida pelo empregador – Aviso prévio.

Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Hipóteses não previstas: Ajuste da suspensão entre as partes; Cargos eletivos pelo empregado; Exercício de funções de direção e de representação sindical; Prisão do empregado; Faltas justificadas.

Rescisão do Contrato de Trabalho Extinção do Contrato – rescisão Pode ocorrer por interesse de uma das partes ou, ainda, por motivos não imputáveis a uma das partes contratantes. a. Extinção do contrato: por morte do empregado herdeiros receberão férias e 13º salários proporcionais, além da remuneração por morte do empregador, pessoa física  a morte do empregador, pessoa física por si não interfere na extinção do contrato se o negócio prosseguir com outros titulares. Interfere se houver extinção da empresa.

Rescisão do Contrato de Trabalho III. Extinção da empresa: força maior, ato de governo; exemplo: desapropriação, impossibilidade de prosseguimento do negócio etc. Havendo extinção total da empresa, fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências, supressão de parte de suas atividades, a Lei nº. 8.036, de 1990, art. 20, II, autoriza o saque do Fundo de Garantia do empregado.

Rescisão do Contrato de Trabalho IV. Extinção por iniciativa de ambos: - (acordo) - Nada impede que empregado e empregador negociem um acordo para extinguir a relação de emprego. Nesse caso, como é obvio, não existe obrigação de pagar indenização do trabalhador.

Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão por iniciativa do empregador O Empregador poderá dispensar o empregado do serviço sem ou com justa causa (art. 482 da CLT). 1ª hipótese - pagamento de todos os direitos: concessão do aviso prévio + verbas rescisórias (13º sal proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, FGTS acrescido da multa de 40%, saldo de salário, se houver, e fornecimento das guias para percepção do benefício do Seguro Desemprego) 2ª hipótese - nada será devido ao empregado, salvo direitos já adquiridos, como férias vencidas não gozadas e o saldo de salário.

Rescisão do Contrato de Trabalho Rescisão por iniciativa do empregado Se no contrato por prazo indeterminado  caberá ao empregado conceder ao seu empregador, aviso prévio, sob pena de se proceder com a compensação desse valor quando do pagamento das verbas rescisórias. O obreiro não terá direito de movimentar a sua conta vinculada do FGTS, mas fará jus ao recebimento das férias vencidas e proporcionais. Terá direito, contudo, ao pagamento do 13.º salário proporcional. Rescisão por culpa recíproca - O Poder Judiciário reduzirá a indenização à que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.

Rescisão do Contrato de Trabalho Despedida Indireta (rescisão por culpa do empregador) O empregado poderá denunciar o contrato, por justa causa do empregador, em face do não cumprimento, pelo empregador, das obrigações instituídas pela Lei ou pelo próprio contrato de trabalho nos termos do art. 483 da CLT. Do Contrato por tempo determinado O contrato de trabalho pode se extinguir naturalmente, isto é, quando for celebrado por prazo determinado e a data nele fixada for atingida.

Rescisão do Contrato de Trabalho Despedida Indireta (rescisão por culpa do empregador) O empregado poderá denunciar o contrato, por justa causa do empregador, em face do não cumprimento, pelo empregador, das obrigações instituídas pela Lei ou pelo próprio contrato de trabalho nos termos do art. 483 da CLT. Do Contrato por tempo determinado O contrato de trabalho pode se extinguir naturalmente, isto é, quando for celebrado por prazo determinado e a data nele fixada for atingida.

Rescisão do Contrato de Trabalho Força Maior Rescisão decorrente de um evento imprevisível ou inevitável que dificulte a continuação do contrato de trabalho. Consequências: o empregador estará obrigado a arcar com o pagamento das parcelas rescisórias, como se tivesse despedido o empregado; todavia, a indenização referente aos depósitos fundiários fica reduzida a metade, ou seja, 20%. Aposentadoria