Silvicultura Geral Conceito de silvicultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
BIOMAS BRASILEIROS.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Seres Vivos As Plantas.
FITOGEOGRAFIA.
AMAZÔNIA __________________________________
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Mata Atlântica Bioma: Mata Atlântica Floresta tropical
VEGETAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Mata dos Cocais Bioma: Transição Amazônia e Caatinga (Sertão Nordestino) Reúne espécies vegetais típicas entre a Floresta Amazônica entremeadas com plantas.
Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
Desrama das árvores de florestas cultivadas
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário da Chamusca Disciplina: Conservação da Natureza Professor(a): Isabel Horta Ano lectivo: 2009/ Data:
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Biomas do Mato Grosso do Sul
FLORESTAS TEMPERADAS/FLORESTAS DECÍDUAS
Meristemas.
Grupo: Gabriel, Odécio, Rafael e Rômulo
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Formações Vegetais e Desmatamento
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Coberturas Vegetais do Planeta
Angra do Heroísmo Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira Açores Teresa Barata – Linguagem e Comunicação; Ana Alves – Matemática Para a Vida Mata.
Prof. Jeferson C. de Souza
4º Ano Professora Alessandra Stock
Flora.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Cerrado.
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
Restauração de Habitats
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Ciências Naturais – 8ºano
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
VEGETAÇÃO DE TUNDRA Típica de regiões polares (Polo Norte). Vegetação herbácia/arbustiva. Aparecem na paisagem durante o curto verão polar.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
Princípios ecológicos necessários ao processo de recuperação
SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO COM ESSÊNCIAS NATIVAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
Ciências Naturais – 8.º ano
As grandes paisagens vegetais da Terra
PROFESSOR: Warley Ferreira
BIOMAS DO BRASIL.
Domínio dos Planaltos de Araucárias
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
INCÊNDIO FLORESTAL.
Grandes formações vegetais.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Prof. José Carlos Rabello. LITORAL SUL DE SANTA CATARINA E c o s s i s t e m a d e b e l e z a í m p a r q u e c o m b i n a m a t a a t l â n t i c a,
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Silvicultura Geral Conceito de silvicultura   È a ciência que trata do cultivo de árvores, referindo-se às práticas relativas à produção de mudas, plantio, manejo, exploração regeneração dos povoamentos.

Silvicultura Geral A Silvicultura promove a administração técnica das florestas visando o fornecimento contínuo de benefícios. Floresta é uma associação de seres vivos em equilíbrio predominante de árvores, acrescida de sub-bosque, ocupando considerável extensão de terra, capaz de desenvolver um clima local.

Silvicultura Geral Sub - bosque vegetação arbustiva, sub-arbustiva, herbácea e arvores encontradas sob o maciço florestal (regeneração natural). Mata  é uma floresta de pequena extensão. Diferencia-se do conceito de floresta apenas pela extensão de terra

Silvicultura Geral Floresta pura quando a frequência de uma espécie é de mais de 90%. Floresta mista quando a floresta é formada por mais de uma espécie. Floresta nativa (natural) quando formada sem a intervenção do homem. Floresta plantada (artificial)  quando plantada pelo homem.

Silvicultura Geral Floresta de alto fuste sua origem e regeneração se fazem por semeadura Floresta de talhadia a regeneração se faz pela brotação da touça Floresta primária floresta que se formou ao longo dos estágios sucessionais, sem interrupção.

Silvicultura Geral Floresta secundária formada naturalmente após a destruição da floresta primária (capoeira) Fuste é a parte da árvore que vai do colo às primeiras ramificações da copa (tronco) Campo formação vegetal com apenas um estrato de cobertura,constituída principalmente de gramíneas, ciperáceas e leguminosas

Silvicultura Geral Campo sujo o campo cerrado campo entremeado de arbustos e raras formas arbóreas, com predominância de vegetação rasteira. Cerrado formação vegetal constituída de dois estratos, um de vegetação rasteira e outro com formas arbóreas que raramente ultrapassam 6 metros de altura, apresentando caules tortuosos, com espêssas cascas, folhas coriáceas e aparência xeromórfica.

Silvicultura Geral Cerradão formação constituída de três estratos, sendo os doi sprimeiros semelhante ao cerrado, e o terceiro é formado por árvores de 6 até 20 metros de altura, com melhor forma, possível de se encontra rmadeira dura.

Silvicultura Geral DAP significa "diâmetro à altura do peito", e é o diâmetro da árvore medido a l,30 m do solo

Estudo da Floresta Dois tipos de seres vivos na floresta: Produtores: Plantas Consumidores: Animais

Estudo da Floresta Partes da Floresta Dossel – formado pelas copas das árvores de maiores dimensões, que ocupam o extrato mais alto da floresta. Sub - bosque - constituído pelas espécies de menor dimensão, pelos arbustos e outras plantas de menor porte, que vivem sob o dossel florestal.

Estudo da Floresta Manta florestal – também designada por manta orgânica, serrapilheira, é a parte da floresta que recobre o solo. È constituída de partes do dossel e do sub – bosque que caem sobre o solo, como: ramos, folhas,frutos e sementes.

Classe de dominância Classes de dominância: Árvores dominantes: Árvores codominantes Árvores intermediárias Árvores dominadas

Classe de dominância Árvores Dominantes: São aquelas cujas copas atingem os níveis mais elevados do dossel e dominam as árvores de menor vigor. A copa destas árvores recebem luz vindas de cima e em parte lateralmente ficando ‘a sombra apenas os galhos mais baixos da copa.

Classe de dominância Árvores codominantes: São aquelas cujas copas recebem plena luz na parte superior e relativamente pouca luz nas partes laterais. Juntamente com as dominantes, constituem as partes mais importantes do dossel flrestal.

Classe de dominância Árvores intermediárias: São aquelas cujas copas se localizam entre os espaços deixados pelas copas das árvores dominantes e codominantes. As copas destas árvores, embora tenham altura próximas das duas classes anteriores, geralmente são pequenas e compridas, recebendo um pouco de luz na parte superior e nenhuma luz nos lasdos.

Classe de dominância Árvores dominadas: São aquelas cujas copas se encontram inteiramente abaixo do nível geral do dossel florestal, não recebendo luz direta, nem em cima e nem dos lados.

Classificação das florestas Quanto a origem Quanto a composição Quanto a função Quanto a idade Quanto a espécie

Classificação das florestas Quanto a origem: Floresta naturais: São aquelas formadas naturalmente, como resultado da sucessão vegetal, aonde diferentes comunidades vegetais vão ocupando a mesma área. Assim através da evolução natural, origina-se a floresta natural ou primária.

Classificação das florestas Florestas artificiais: Também conhecidas por floresta implantadas, são aquelas que originam em consequência da atividade humana, quer através de semeadura, do plantio de mudas ou clones.

Classificação das florestas Quanto a composição: Floresta Puras: Homogêneas ou Homóclicas, são aquelas constituídas de uma só espécie florestal, ou com predominância acentuada( cerca de 80%) de uma única espécie. Floresta Mistas: Heterogêneas ou Heteróclicas, são aquelas constituídas de várias espécies florestais. Na natureza é muito frequente a ocorrência de florestas mistas em detrimento das puras.

Classificação das florestas Quanto a função: Florestas comerciais ou industriais: São aquelas que têm a finalidade principal a produção de madeira e outros produtos florestais.

Classificação das florestas Floresta de proteção: São aquelas que têm a função protetora, sendo de incalculável valor social. Nestas florestas embora as vezes haja uma riqueza em potencial, os cortes são proibidos a fim de não perturbar o equilíbrio florestal.

Classificação das florestas Floresta de uso múltiplo: São aquelas destinadas ao uso múltiplo, como recreação, pesca, caça, produção de água, criação de animais, proteção, extração de madeira e outros produtos.

Classificação das florestas Quanto a idade: Floresta equiâneas: São aquelas formadas por árvores que apresentam a mesma idade, correspondendo geralmente a povoamentos artificiais.

Classificação das florestas Floresta inequiâneas: São aquelas formadas por árvores que apresentam idades diferentes. Correspondem geralmente ‘as florestas naturais e ‘as florestas artificiais compostas de diferentes povoamentos equiânicos.

Classificação das florestas Quanto a espécie: Florestas coníferas: São aquelas formadas por espécies pertencentes ao grupo morfológico das coníferas, que são as gimnospermas. No Brasil destaca-se a floresta de araucária, composta de Araucária angustifólia.

Classificação das florestas Florestas folhosas: São aquelas formadas por espécies pertencentes ao grupo morfológico das latifoliadas, que são as angiospermas. Geralmente são florestas mistas.