Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Informática na Educação
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
Ministério da Educação
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Departamento do Ensino Secundário
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Informática no Ensino de Matemática
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
1ª Formação de Professores Coordenadores
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005

Tema: Principais projetos em Informática Educacional no Brasil: EDUCON FORMAR PRONINFE PROINFO

EDUCOM DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Primeiro e principal projeto público a tratar de informática educacional; Originou-se na Universidade de Brasília em 1981 As primeiras entidades participantes fora: UFRJ,UNICAMP,UFRGS; Voltado para as escolas de 2 grau; O projeto sucumbiu devida as dificuldades financeiras pelo MEC, em decorrência de transições governamentais Voltou em 1996 sendo coordenado pelas próprias universidades públicas;

OBJETIVOS: Desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática; Levar computadores a escolas públicas; Desenvolvimento de novas metodologias de ensino, na promoção de uma aprendizagem mais ativa e significativa, numa educação de melhor qualidade; RESULTADOS: Foram construídos ambientes de aprendizagem informatizados, integrado por diversos profissionais; Foi adotada uma “metodologia de planejamento” participativo na organização; Realização e avaliação de experiências de informática no Brasil; As contribuições foram importantes e decisivas para a criação de uma cultura nacional; Uso de computadores na educação especialmente para a realidade da escola pública;

PROJETO FORMAR DATAS E INSTITUIÇÕS PATICIPANTES: Implementado em 1987; Contou com instituições dentre elas CAIE/MEC e NIED/UNICAMP; Ministrado por pesquisadores e especialistas integrantes do projeto EDUCOM,

OBJETIVOS: Formação de profissionais para atuarem nos diversos centros e informática educativa do sistema público; Foram realizados 3 cursos, sendo que cada um possuía uma carga horária de 360hs; Foram distribuídos em 6 disciplinas com aulas teóricas,prática,seminários e conferências; RESULTADOS: Propiciou uma visão ampla dos aspectos envolvidos na informática educativa, no que se refere as questões pedagógicas; Os materiais, experiências,currículo e conteúdo,passaram a ser usados como referências para outros projetos; Foram criadas 17 CIEDs (Centro de Informática Educativa) em cada estado da Federação;

Projeto PRONINFO DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Implementado em 1989 pelo MEC; A entidade participante foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação do Ministério de Ciência e Tecnologia);

OBJETIVOS: Apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1,2,3 graus educação especial; Estimular a criação de vários centros distribuídos pelo país; Criar e integrar pesquisas; Capacitação contínua e permanente de professores e formação de recursos humanos; Produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos; RESULTADOS: 44 centros de informática na educação implantados a maioria interligada a Internet; 400 subcentros implantados, a maioria por iniciativas de governos estaduais e municipais; 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas, financiado também por governos estaduais e municipais;

Projeto PROINFO DATAS E INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Implementado em 1997; Uma releitura do projeto PRONINFE; Teve apoio financeiro de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE);

OBJETIVOS: Introduzir tecnologia de informática e telecomunicações na escola públicas de ensino fundamental e médio; Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico; RESULTADOS: Elaboração e aprovação dos projetos estaduais de informática na educação; Planejamento de informatização das escolas; Aprovação dos projetos das escolas; Capacitação de recursos humanos Implantação dos Núcleos de Tecnologia Educacional; Definição das especificações técnicas; Acompanhamento e avaliação dos projetos;

BIBLIOGRAFIA: Informatica educativa no brasil. Disponível em < edmcand1.htm>. Acesso em 30 Set.2005.

“De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto devemos: Fazer da interrupção um caminho novo... da queda um passo de dança... do medo uma escada... Do sonho uma ponte... Da procura um encontro... “ Fernando Pessoa