(Caras a desenhar pelos alunos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Advertisements

Num sítio muito distante havia um reino que era habitado apenas por letras. Mas elas andavam sempre zangadas umas com as outras e nunca se reuniam, nem.
Vamos Brincar a Rimar anos. Vamos Brincar a Rimar anos.
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Introdução à Programação Linguagem R
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
O direito de se alfabetizar na escola
Anatomia de uma classe Nome:
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
O EGA chega à Escola.
ALFABETO.
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
- Quando for grande quero ser maçã!
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
São 11 regras que os alunos não
ALFABETIZANDO UM DOWN.
O TEMPO Com o tempo aprendes que estar com alguém só porque esse alguém te oferece um bom futuro significa que mais cedo ou mais tarde quererás voltar.
A MÁQUINA DA CANABRAVA.
Conhecendo as partes do computador
O mundo das letras.
Atividade elaborada por Juliana Leal Projeto Redigir FALE/UFMG 2007
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
A Turma da Mônica apresenta: Os Pronomes Demonstrativos e Possessivos!
Família do B BO BE BA BI BU.
Discriminação social tu escolhes! tu decides! Trabalho realizado por:
JOÃO E OS 5 SENTIDOS Uma história de Maria Jesus Sousa (Juca)
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
A descoberta dos Animais
Escola Estadual Silva Dourado
Livrinho de Actividades
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
Educação Visual e Tecnológica
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Carlos Ferreira 1 ALGUMAS DEFINIÇÕES Quando colocamos uma pedra num aquário vai ao fundo.
A Bruxinha Míope História.
TORRE DE HANÓI Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do.
Fundamentos de linguagens de programação
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
Expressões Numéricas – 1 Expressões com Adições e Subtracções
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Carta de uma mãe.
Os 5 Sentidos.
SEQUÊNCIAS Objectivo: Descobrir o padrão de uma sequência e continuá-la.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
A LETRA.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
MESA ALFABETO.
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO A Filipa e a boneca A Filipa vai à aula.
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
A BRINCADEIRA DAS LETRAS Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) com imagens retiradas de
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
Eu sou muito tua amiga Eu também sou teu amigo e gosto de falar contigo.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

(Caras a desenhar pelos alunos) O Alfabeto (Caras a desenhar pelos alunos) Pessoas plantas Países alimentos História do Alfabeto Actividades José Carvalho - 2008

O Alfabeto é um conjunto de letras utilizadas para escrever. O que é o Alfabeto? O Alfabeto é um conjunto de letras utilizadas para escrever. LER… É SABER! É BOM LER!

P a i As letras Palavra Letras Ex: FLOR A cada letra corresponde um som. Um conjunto de letras forma uma palavra com um significado. Ex: FLOR P a i Palavra

Os Alfabetos utilizados hoje em dia Em Portugal e na maior parte dos países ocidentais, hoje em dia, é utilizado o alfabeto latino, que teve a sua origem no alfabeto grego (da Grécia). O Alfabeto Latino Maiúsculas - A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z Minúsculas - a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Alfabetos antigos No antigo Egipto foram utilizados os seguintes símbolos:

Na antiga Grécia era utilizado o alfabeto grego (aquele que deu origem ao alfabeto que utilizamos hoje em dia em Portugal).

Outros Alfabetos As pessoas surdas e/ou mudas, pessoas que não conseguem falar e/ou nem ouvir precisaram de encontrar uma forma de comunicarem com os outros sem utilizarem os sons. Comunicam por gestos e a cada letra do nosso alfabeto corresponde um gesto.

Código alfabético de “Los Pows” no Vietname

Onde se situa a Grécia? P G A história do Alfabeto O Alfabeto apareceu devido à necessidade das pessoas registarem informações. O Alfabeto apareceu por volta do ano 900 a.C. na Grécia, e era baseado no alfabeto fenício.

Vogais e Consoantes As 23 letras do nosso alfabeto dividem-se em 5 vogais e 18 consoantes. As 5 VOGAIS são o A, E, I, O e U. As restantes 18 são CONSOANTES (B, C, D, F, G, H, J, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X e Z).

MAIÚSCULAS e minúsculas As maiúsculas são usadas no início das frases e de nomes próprios (como por exemplo nomes de pessoas, de países, de lugares e de coisas importantes). De resto são sempre as minúsculas que são usadas. Ex: Maiúsculas A, B, C, D, E, F, G… Ex: minúsculas a, b, c, d, e, f, g…

Manuscritas e de imprensa As letras manuscritas são as que se utilizam quando se escreve à mão. Ex: A, B, C… a, b, c… As letras de imprensa são as que se utilizam quando se escreve com máquinas (como por exemplo com o computador). Ex: A, B, C… a, b, c…

Vamos agora estudar as letras do nosso alfabeto; o alfabeto latino

A,a Á●gui●a

A a á Ana Alda Américo Amélia acácia açucena arruda azálea Alemanha Argélia Arábia Argentina ananás abacate ameixa alface A a

B,b Bi●ci●cle●ta

B b bê Bela Beatriz Bernardo Bruno begónia bétula buganvília bardana Brasil Bélgica Bulgária Bolívia banana bolacha bolo biscoito B b

C,c Ca●ma

C c cê Catarina Cidália Clara Carvalho camélia cravo crisântemo cardo Canadá Colômbia China Cuba cereja couve cenoura carapau C c

D,d Da●mas

D d dê Daniela Dora Duarte Dulce dália dedaleira dracena diospireiro Dinamarca Dominica Djibuti dióspiro damasco dourada doce D d

a E,e Es●co●la

E e é Eva Elsa Eduardo Eurico esteva eucalipto espinheiro erica Espanha Escócia Eslováquia Egipto espinafres ervilha esparguete espargos E e

F,f Fa●da

F f efe Fábio Filipa Fernanda Francisco figueira feto ficus feijoeiro Filipinas França Finlândia Fidji feijão fava figo flocos F f

G,g Ga●to

G g guê Gabriel Gisela Glória Gustavo girassol goivo gardénia giesta Guatemala Guiné Geórgia Grécia gelado gelatina geleia goiabada G g

H,h Har●pa

H h agá Helena Hilário Hipólita Hugo hortelã hera hortênsia hibisco Haiti Holanda Honduras Hungria hambúrguer hidromel hortaliça H h

I,i In●ver●no

I i i Ivo Ivone Ilda Irene íris iresine ixora iobo Itália Índia Iraque Inglaterra iogurte isca iam-chá ifata I i

J,j Ja●ne●la

J j jota José Júlia Joaquim Juvenal jarro jacinto jacarandá jasmim Japão Jamaica Jordânia Jeropiga jaca jambo jabuticaba J j

K,k Ka●ra●o●ke

K k capa Kélita Kamal Karen Karim kalanchoe kaizuka kinkan kleinia Koweit Kosovo Kiribati kiwi ketchup kibe kamoka K k

L,l Lu●vas

L l ele Lolita Lucas Luís Lúcia lótus lírio lilás lavanda Líbano Líbia Luxemburgo Letónia laranja limão lagosta leite L l

M,m Ma●ca●co

M m eme Maria Mónica Miguel Manuel malva margarida malmequer miosótis Moçambique Marrocos Malta México morango marmelo manteiga marmelada M m

N,n Na●riz

N n ene Natália Nelson Nicolau Núria narciso nenúfar ninfeia neblina Noruega Nigéria Namíbia Nepal nabo nabiça noz nectarina N n

O,o O●lho

O o ó Olga Olavo Ondina Otávio orquídea ouriço oliveira olmo Omã Ossétia ovo óleo ostra obreia O o

P,p Pão

P p pê Paula Pedro Pinto Paco papoila petúnia pereira palmeira Portugal Polónia Panamá Peru pimenta pêra peixe pêssego P p

Q,q Quei●jo

Q q quê Quinita Queirós Quim Quitéria quesnélia quaresmeira quiabeiro queiroga Quénia Qatar Quirguistão queijo queijada quivi queque Q q

R,r Ra●to

R r erre Rui Rute Rita Rodrigo rosa rododendro ranúnculo ruellia Rússia Roménia Ruanda romã rábano rabanete repolho R r

S,s Sa●pa●tos

S s esse Sara Susana Samuel Sílvia sálvia sardinheira salsa sobreiro Senegal Suíça Suécia Síria sopa salmão sardinha sal S s

T,t Te●le●fo●ne

T t tê Tiago Tomé Tânia Teresa tulipa tomilho trevo trovisco Timor Turquia Tanzânia Tunísia trufa tomate tâmara tainha T t

U,u U●vas

U u u Urbano Úrsula Ulisses Umbelina urze urtiga urgebão ulmeiro Uganda Ucrânia Uruguai Uzbequistão uva uísque unto U u

V,v Va●ca

V v vê Vera Vasco Vitória Vanda violeta vidoeiro videira valeriana Vaticano Vietname Venezuela Vanuatu vinho vinagre vagem vodca V v

W,w Waf●le

W w duplo v Walter Waldo Wilson Wanda welwítschia washingtonia wálchia wellingtónia whisky W w

X,x Xi●lo●fo●ne

X x xis Xavier Xico Xana Ximenes xantorreia xaxim xerófita xixi xarope xerez xaréu xarroco X x

Y,y Yo-yo

i grego Yago Yasmina Yassin Yala yantia yucca Y y

Z,z Ze●bra

Z z zê Zilda Zulmira Zara Zurara zínia zebrina zambujo zimbro Zâmbia Zimbabué Z z

OBSERVA as letras novamente e diz o que há dentro delas… A letra do teu nome está aqui? QUAL É?! ALFABETO Quais as letrinhas que consegues identificar?

Observa o objecto abaixo! Parece uma LETRA. Qual letra?

OBJECTOS OU LETRAS? As duas laranjas parecem com a Letra B E a torneira? E a roda? Quem diz descobre mais?!

VAMOS VER QUEM CONSEGUE??? NA SALA DE AULA Que letras serão estas?! Tenta identificar OBJECTOS da tua sala que se parecem com LETRAS VAMOS VER QUEM CONSEGUE??? Letra B Letra E

Estas duas vão ser fáceis. Estejam atentos! Letra I Letra U

QUe LEtraS SãO EsTas? Letras V e E Letras K e Z

Vê só o que estas pessoas foram capazes de fazer com o CORPO!! E se usarmos todo o CORPO? Podemos construir mais LETRAS? Escolhe uma LETRA do alfabeto e junto com um colega, ou mesmo sozinho, tenta reproduzi-la com o CORPO. Vê só o que estas pessoas foram capazes de fazer com o CORPO!!

Desvenda o MISTÉRIO! Que letras aparecem neste desenho? Observa melhor! Desvenda o MISTÉRIO! Que letras aparecem neste desenho?