Coleção de Bactérias Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLEÇÃO DE CULTURAS DPUA
Advertisements

Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
Coleção de Leishmania do Instituto Oswaldo Cruz
Identificação de Enterobactérias. Dra. Tânia Mara Ibelli Vaz
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Arquivo e Documentação
BOTÂNICA – ENGENHARIA AGRÍCOLA
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO ADOLFO LUTZ NA INVESTIGAÇÃO DE SURTOS
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
CLASSIFICAÇÃO BACTERIANA
Divisão de Recursos Microbianos
COLEÇÃO DE CULTURAS IBSBF
XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia Novembro de 2005
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Rio de Janeiro – outubro/2005
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Monitoria de Microbiologia
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Panorama da Saúde no Brasil
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Engenharia Genética.
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
SIMULADO PARA A PROVA PRÁTICA
Melhoria do processo de software brasileiro
MICOTECA URM LOCALIZAÇÃO
Coleções de Culturas Existentes na Embrapa Seminários do Controle Biológico 03 de Dezembro de Recursos Genéticos e Biotecnologia Sueli Corrêa M.
Dipro - Diretoria de Programas Integradores e Metrologia Aplicada às Ciências da Vida DIPRO Dipro - Diretoria de Programas Integradores e Metrologia Aplicada.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
COLEÇÃO DE CULTURAS DO GÊNERO Bacillus E GÊNEROS CORRELATOS - CCGB
INSTITUTO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ -. COLEÇAO DE CULTURAS DE FUNGOS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ Curadora: Maria Inez de Moura Sarquis Pesq.: Aurea Mª. Moraes.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-RJ
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Certificação e Auditoria
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
MODULAÇÃO DA RESISTÊNCIA AS DROGAS POR DERIVADOS DO ÁCIDO SELENOGLICÓLICO EM STAPHYLOCOCCUS AUREUS Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho.
sistemas de informação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
A rede global de centros de recursos biológicos Vanderlei Perez Canhos (CRIA) CBM, Novembro de 2005.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Desmitificando do ABNT ISO Guia 34
Desmitificando do ABNT ISO Guia 34
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA DR. ACESSO 2015
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
UPCII - Microbiologia 2015/2016
Número do processo: SLIE Clinicas de Taekwondo nas escolas publicas de Baixo rendimento na cidade de São Carlos.
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

Coleção de Bactérias Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ Joseli Maria da Rocha Nogueira Departamento de Bacteriologia

Coleções de Pesquisa Instituto Oswaldo Cruz IOC/FIOCRUZ Coleção Entomológica Coleção Helmintológica Coleção de Culturas de Fungos Coleção de Febre Amarela Coleção de Bactérias Setembro, 2000 Set-00 Coleção Malacológica Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos Coleção de Leishmania spp. e Endotrypanum spp. Coleção de Tripanossomatídeos

Coleções de Pesquisa Instituto Oswaldo Cruz IOC/FIOCRUZ Acervo Marco Inicial Ano/Década Tamanho Atual Localização Coleção Entomológica 1905 1.200.000 espécimens Pav. Mourisco e Pav. C. Chagas Coleção Helmintológica 1907 39.520 espécimens Pav. Cardoso Fontes Coleção de Cultura de Fungos 1922 1700 linhagens Pav. Rocha Lima Coleção de Febre Amarela 1931 500.000 amostras Pav. Lauro Travassos Coleção de Culturas de Bactérias 1930/1940 840 linhagens de referência 47.000 isolados Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros correlatos 1979 1181 linhagens Coleção de Malacologia 1948 4300 lotes de partes moles e conchas de gastrópodes neotropicais Pav. Adolfo Lutz Coleção de Leishmania spp. e Endotrypanum 1980 2500 / 100 cepas de referência Pav. Carlos Chagas Coleção de Tripanossomatídeos 1995 400 amostras

Coleção de Bactérias Composição do acervo IOC/FIOCRUZ Microbiologia Bacteriologia Bacillus Staphylococcus Streptococcus Salmonella Vibrio Shigella Yersinia Aeromonas Pseudomonas Listeria Leptospira Neisseria Corynebacterium Bordetella Helicobacter Campylobacter Brucella Escherichia 840 cepas padrão 47.000 isolados

Coleção de Bactérias IOC/FIOCRUZ Equipe executora Joseli Maria da Rocha Nogueira – Informatização da coleção de cultura Ronaldo Mendes Alves – Isolamento e caracterização de bactérias Wagner Thadeu Cardoso Esteves - Isolamento e caracterização de bactérias 06 pessoas a serem contratados – Apoio técnico 03 pessoas a serem contratadas - Apoio administrativo

Coleção de Bactérias Objetivos Específicos Garantir a preservação do acervo bacteriano acumulado em 70 anos (conseqüência das atividades de pesquisa e dos serviços prestados pelos CRN) Criar a infra-estrutura necessária para a disponibilizar o acervo bacteriano e prestar serviços (guarda, autenticação e fornecimento de cepas) Treinar pessoal para as atividades das coleções Elaborar um catálogo dos isolados bacterianos identificados e cepas de referência.

Coleção de Bactérias Abrangência e Aplicações Expressiva representatividade da micro-biodiversidade nativa em relação aos principais patógenos humanos e animais; Acervo referencial para produção de imunobiológicos (soros, anticorpos monoclonais, vacinas e produtos derivados de engenharia genética); Linhagens utilizadas em controle biológico e produtos farmacêuticos; Prestação de serviços de tipagem por métodos fenotípicos e baseados na análise do DNA.

Coleção de Bactérias Serviços Tipagem de novos isolados através de técnicas convencionais e/ou utilizando métodos moleculares; Depósito de culturas de microrganismos*; Fornecimento de cepas padrão e isolados clínicos ou de meio ambiente; Treinamento de pessoal*. * Integrado as atividades dos Laboratórios de Pesquisa e Centros de Referência.

Coleção de Bactérias Características principais Vinculada às atividades dos Laboratórios de Pesquisa e Centros de Referência; Ocupa o espaço físico corresponde a ocupação dos laboratórios do departamento*; Pesquisadores são os responsáveis diretos pelas atividades da coleção (bactérias utilizadas nas próprias linhas de pesquisa e atividades de prestação de serviços dos Centros de Referência); Principal demanda é da comunidade científica nacional e internacional; O crescimento decorre das atividades de pesquisa e serviços, principalmente no intercâmbio a nível nacional e internacional; Concentração nas áreas de Saúde Humana, Animal com interfaces nas questões ligadas ao Meio Ambiente; A coleção não foi estabelecida pelo valor comercial; Orientação ou tendência no sentido daquilo que é considerado relevante pelos pesquisadores responsáveis, relaciona-se com a demanda nacional no setor Saúde e linhas de pesquisa aprovadas por agências de fomento.

Coleção de Bactérias Vantagens e Limitações do Modelo Principais vantagens: Possibilidade de implementar um sistema integrado de boas práticas laboratoriais; Equipe altamente especializada no local, que pode contribuir com a caracterização de cepas, cultivo e técnicas de preservação e outras pesquisas correlatas; Principais limitações: Prestação de serviços e produtos limitada as condições operacionais e orçamento dos laboratórios de pesquisa; Não atende a demanda crescente por materiais autenticados (dificuldade de alcançar regulamentos internacionais/ gerenciamento de questões relativas a propriedade dos recursos e distribuição); A responsabilidade institucional não é explícita; Não atende a demanda de depósito para fins de obtenção de patente.

Coleção de Bactérias Grau de Informatização/Objetivos Elaborar um único banco de dados capaz de associar as diferentes ferramentas utilizadas pelos diferentes laboratórios que vão compor a coleção; Definição de “campos comuns” para agregar informações pertinentes a todos os gêneros bacterianos da coleção; Padronização do sistema de informatização.