Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini

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Transcrição da apresentação:

OFICINAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO E. F. Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini Thais Vaine ciencias@sme.curitiba.pr.gov.br 3350-9904 BLOG: http://cienciassme.wix.com/ensino

PROBLEMATIZAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO De repente você entra em seu quarto, liga a luz e… Zum! Um bicho passa correndo. Era uma lagartixa? Uma barata? Foi tão rápido que nem deu tempo de ver direito. Já aconteceu com você? Que animais você já observou em sua casa dessa forma? Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Seres vivos  animais 1º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais quanto a: cobertura do corpo, número de patas e forma de locomoção. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Seres vivos  animais 1º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais quanto a: cobertura do corpo, número de patas e forma de locomoção. http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=78&a=1 Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Seres vivos  animais 1º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais quanto a: cobertura do corpo, número de patas e forma de locomoção. Confecção de um Bichonário e levantamento de informações científicas sobre os animais. Indicação de sequência didática de alfabetização por meio do bichonário, utilizando o material do PNAIC http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19122 Atenção à adequação do conteúdo ao conhecimento científico! Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Exemplo de atividade utilizando material jornalístico Seres vivos  animais 2º ano Conteúdos: Animais de cativeiro e o papel do zoológico nas cidades. Exemplo de atividade utilizando material jornalístico http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1487663&tit=Crianca-e-atacada-por-tigre-em-zoologico-de-Cascavel Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Seres vivos  animais 2º ano Conteúdos: Animais de cativeiro e o papel do zoológico nas cidades. DEBATE Alguns defendem que zoológicos são importantes, outros, que deveriam acabar. O que você acha? Se os “bichos” pudessem falar, o que eles diriam sobre isso? Ver link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/polemica-no-zoo/ Sugestão: VISITA VIRTUAL AO SMITHSONIAN NATIONAL MUSEUM PF NATURAL HISTORY http://www.mnh.si.edu/vtp/1-desktop/ Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Vamos utilizar os sentidos para descobrir que animal está aqui? Seres vivos  animais 2º ano Conteúdos: Semelhanças e diferenças entre os animais quanto à presença de esqueleto, coluna vertebral e sustentação. Formas de tratamento com relação as pessoas portadores de deficiência visual e auditiva Agora você é o detetive! Vamos utilizar os sentidos para descobrir que animal está aqui? Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Mão na massa professores!! Seres vivos  animais 2º ano Conteúdos: Ambiente aquático e terrestre. Animais vertebrados e invertebrados. Animais carnívoros, herbívoros e onívoros. Mão na massa professores!! Vamos construir um jogo de percurso com informações científicas sobre os animais? Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

BINGO! Seres vivos  animais 3º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais e plantas quanto à alimentação: cadeia alimentar (seres produtores e consumidores). Biodiversidade nos ecossistemas terrestres e biomas brasileiros (cerrado, floresta amazônica, floresta atlântica, caatinga, campos sulinos ou pampa, biomas costeiros e pantanal). Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Jogo da cadeia alimentar Seres vivos  animais 3º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais e plantas quanto à alimentação: cadeia alimentar (seres produtores e consumidores). Jogo da cadeia alimentar produtores capim Consumidor primário capivara Consumidor secundário onça-pintada Fonte: http://www.cienciamao.usp.br  Portal de Ensino de Ciências  Ciência à Mão http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/  Revista Ciência Hoje das Crianças Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Seres vivos  animais 3º ano Conteúdo: Semelhanças e diferenças entre animais e plantas quanto à alimentação: cadeia alimentar (seres produtores e consumidores). Biodiversidade nos ecossistemas terrestres e biomas brasileiros (cerrado, floresta amazônica, floresta atlântica, caatinga, campos sulinos ou pampa, biomas costeiros e pantanal). Sugestões: pg 38 Jogo Super trunfo da Biodiversidade Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Comparação de animais taxidermizados do Seres vivos  animais 3º ano Conteúdo: Noções básicas de classificação: Animais: características gerais dos animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e exemplos). Comparação de animais taxidermizados do Museu de História Natural do Capão da Imbuia Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F. Ar e água

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