A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

Os ideais éticos.
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FILOSOFIA DO DIREITO E HERMENÊUTICA
A Rejeição nas Organizações
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Lei de bases do sistema Educativo
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
O QUE SABER.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência Ética e Moral
Marcelo Andrade Departamento de Educação / PUC-Rio
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Ciência Geográfica.
Tratado de Lisboa Uma apresentação
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
Curso Direito à Memória e à Verdade
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Direitos e Deveres da Pessoa
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Cícero paulino dos santos costa
Estimulando o educando à construção do
Determinismo e liberdade na acção humana
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Documento de Aparecida
Viver implica conviver
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
A cidadania europeia.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
LIBERALISMO O liberalismo é um modo de entender a natureza humana e uma proposta destinada a possibilitar que todos alcancem o mais alto nível de prosperidade.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
M. Patrão Neves A Ética como factor de desenvolvimento do Homem e das Sociedades.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
UNIDADE I: FUNDAMENTOS DA MINORIA
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
Conceitos e tendências
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
A construção da Cidadania Europeia
Estratégias de Comunicação
A família tem uma função humanizadora
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
Ética.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
3G Alexandre 01 Aline 42 Bruna 04 Cassia 07 Fernanda 46 Gabriel 12 Giovana 43 Leandro 20 Orlando 28 EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba disciplina.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Alegrias e Esperanças A Igreja no mundo de hoje. A CONTEXTUALIZAÇÃO O século XX foi um século de grandes transformações. O papa João XXIII para que a.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
Noções de ética.
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade Há no mundo uma grande diversidade cultural…as políticas devem promover a coesão social Em 2001 a UNESCO aprovou a Declaração Mundial da Diversidade Cultural – onde se reconhece e respeita internacionalmente a diversidade étnica e cultural.

Embora cada cultura deva possuir uma identidade própria, garantindo a prevalência da diversidade cultural indispensável ao desenvolvimento sustentável dos povos, o contacto e interacção com outras culturas pode suscitar situações de desentendimentos e conflitos, que apenas o diálogo conseguirá superar. Com a globalização mundial, é cada vez mais necessário e urgente que as sociedades e culturas vivam um clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o Outro. Só assim será possível manter a paz e a harmonia mundiais.

A UE representa a diversidade cultural   O Tratado da União Europeia, que entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993, estipula que "a União respeita a riqueza da sua diversidade cultural e linguística, e vela pela salvaguarda e pelo desenvolvimento do património cultural europeu".   " ... a diversidade cultural cria um mundo rico e variado que amplia as escolhas possíveis, alimenta as capacidades e os valores humanos...ela é portanto, um propulsor essencial do desenvolvimento sustentável das comunidades, dos povos e das nações."

Diversidade de culturas diversidade de valores… Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afectam todas as áreas da nossa actividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo... Valores estéticos: os valores de expressão. Exemplo: Harmonia, Belo, Feio, Sublime, Trágico.  Valores religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplos: Sagrado, Pureza, Santidade, Perfeição. Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade. Valores vitais: Saúde, Força. 

Liberdade Substantivo li.ber.da.de feminino Condição de um ser que está isento de constrangimento, actuando consoante as leis da natureza. Direito de um cidadão agir segundo a sua própria determinação, desde que dentro dos limites da lei. Possibilidade de agir sem limitações extrínsecas. Estado de quem não tem compromissos. Estado de quem não está na dependência total de alguém. Estado de quem não se encontra detido numa prisão ou em cativeiro. Ausência de condicionamento restritivo Afastamento do que se considera norma neste ambiente de descontraído, toda a gente dá uma certa liberdade à linguagem. (Filosofia) Qualidade da vontade humana de se guiar por motivos e valores conscientemente assumidos. (Filosofia) Estado do homem que se determina apenas pela razão, suprimindo qualquer interferência das paixões na decisão. (Filosofia) Livre arbítrio ou o poder de decidir sem motivos, como manifestação absoluta da vontade. (Política) Símbolo dos ideais liberais. (plural) (Política) Imunidades, regalias concedidas aos cidadãos pela lei fundamental do país.

Respeito e também dignidade, entre seres humanos envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa. O respeito é uma das virtudes que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas.

É a nós que cabe fazer a diferença… Liberdade e respeito pelos valores essenciais