Educação Especial e Educação Inclusiva

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Transcrição da apresentação:

Educação Especial e Educação Inclusiva Andreia Janete Uavenixaka Acessibilidade dos Portadores de Deficiência Física no Município de Quedas do Iguaçu Educação Especial e Educação Inclusiva Quedas do Iguaçu 2007

Introdução Apresentar as dificuldades encontradas pelo portador de deficiência física para sua locomoção e livre circulação no município de Quedas do Iguaçu – PR, analisando as Leis e Decretos que regulamentam a acessibilidade, propondo adaptações arquitetônicas específicas previstas na Legislação Brasileira e na Lei Estadual. Justifica-se como um meio de levantar dados sobre a acessibilidade no município de Quedas do Iguaçu, verificando o que já foi realizado para que esta acessibilidade aconteça e o que ainda é preciso fazer para que todos tenham direito de locomover-se no município, usufruindo do que este oferece para seus cidadãos.

Fundamentação Teórica A ACESSIBILIDADE DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA CONCEITOS DE ACESSIBILIDADE O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

Fundamentação Teórica DEFICIÊNCIA FÍSICA x ESCOLA O Professor na Escola Inclusiva A Acessibilidade do Deficiente Físico na Educação Inclusiva

Fundamentação Teórica A DEFICIÊNCIA EM NOSSO PAÍS O Surgimento dos Paradigmas/Decreto e Leis que Amparam o Portador de Deficiência Direitos Assegurados ao Portador de Deficiência Física A Lei Estadual do Paraná

Metodologia Pesquisa Bibliográfica. Aplicação e complementação em campo por de questionários enviados no município de Quedas do Iguaçu – Pr, onde participaram 90 pessoas, na faixa etária entre 20 a 75 anos, as quais trabalhavam em 49 estabelecimentos comerciais e públicos, envolvendo 9 escolas estaduais, 10 escolas municipais, 2 hospitais, 2 farmácias, 1 laboratório de análises clínicas, 1 consultório odontológico, 9 órgãos públicos como : prefeitura, câmara de vereadores, fórum, praça, ginásio de esportes, centro de eventos, auditório, ambulatório, posto de saúde, 6 empresas, 4 agências bancárias, 4 supermercados e 4 lojas. Coleta de Dados. Análise através de Gráficos.

Análise de Dados Entrevistados que conhecem o Decreto 5296/2004

Análise de Dados Estabelecimentos comerciais que empregam portadores de deficiência

Análise de Dados Favoráveis a inserção do portador de deficiência no mercado de trabalho

Análise de Dados Locais adaptados para receber portadores de deficiência

Análise de Dados Escolas que atendem portadores de deficiência

Conclusão O deficiente físico encontra difícil acessibilidade no município de Quedas do Iguaçu – Pr , salvo em casos, como em alguns estabelecimentos comerciais, algumas escolas e poucos locais de circulação, porém, a maioria não está devidamente preparada com suas edificações, praças, calçadas e transportes, para a circulação do portador de deficiência física. Desta maneira são inúmeras as limitações encontradas para a locomoção e participação nas atividades da comunidade.

Referências GOFFREDO,V,L,F,S. Integração ou segregação? O discurso e a prática das escolas públicas da rede oficial do município do Rio de Janeiro. Brasília: Integração, 1997. GUIMARÃES, M. P. A Graduação da Acessibilidade Versus a Norma NBR 9050-1994. 2ª Edição. Belo Horizonte: CVI-BH. Janeiro. 1997. MANTOAN, M. T. E. Fala Mestre. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, n.182, p. 24-26. maio 2005. PAN, M. Abordagens, características, métodos, técnicas e recursos para o trabalho na área de deficiência mental. Curitiba: IBPEX, 2004. ROSS, P. Fundamentos Legais e Filosóficos da inclusão na Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2004.

Obrigada ! Fim