Escrita e interação Aula 03

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Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Transcrição da apresentação:

Escrita e interação Aula 03 Livro: Ler e escrever: estratégias de produção textual Profª Karina Oliveira Bezerra

O que é escrita? “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da língua”; Essa pluralidade de respostas nos faz pensar que o modo pela qual concebemos a escrita não se encontra dissociado do modo pela qual entendemos a linguagem, o texto e o sujeito que escreve.

Escrita: foco na língua É preciso conhecer as regras gramaticais da língua e ter um bom vocabulário. Esses seriam os critérios utilizados na avaliação da produção textual com foco na língua. Escrita: foco no escritor “Escrever é expressar o pensamento no papel.” O texto é visto como um produto do pensamento do escritor. A escrita, assim, é entendida como uma atividade por meio do qual aquele que escrever se expressa, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Escrita: foco na interação O produtor, de forma não linear, “pensa” no que vai escrever e em seu leitor, depois escreve, lê o que escreveu, revê ou reescreve o que julga necessário, em um movimento constante e on-line guiado pelo principio interacional. Mas o que significa na prática pensar a escrita como trabalho que resulta de uma conjugação de fatores?

A relação com o outro é em razão do: Objetivo pretendido (para que escrever?) Interlocutor/leitor (para quem escrever?) Quadro espaço-temporal (onde? quando?) Suporte de veiculação .

Escrita e ativação de conhecimentos Já dissemos que, em sua atividade, o escritor recorre a conhecimento armazenados na memória relacionados à língua, ao saber enciclopédico, a práticas interacionais. Esse conhecimentos, resultados de inúmeras atividades em que nos envolvemos ao longo de nossa vida, deixam a entrever a intrínseca relação entre linguagem/mundo/práticas sociais. 1- Conhecimento linguístico 2- Conhecimento enciclopédico 3- Conhecimento de textos 4- Conhecimento interacionais

1- Conhecimento linguístico 1.1 Ortografia

1- Conhecimento linguístico 1.1 Ortografia 1.1.2 Acentuação gráfica

1- Conhecimento linguístico 1.2 Gramática 1.2.1 Pontuação

1- Conhecimento linguístico 1.3 Léxico Acervo total de palavras disponíveis em um idioma

2. Conhecimento enciclopédico

3. Conhecimento de textos

4. Conhecimentos interacionais