AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As palavras QUE e SE Funções e emprego
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
MORFOSSINTAXE Classes de palavras.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
CRASE PREPOSIÇÃO FUSÃO FEMININO ARTIGO A + A = À.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CRASE FUSÃO ARTIGO FEMININO PREPOSIÇÃO A + A = À.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Numerais.
PREPOSIÇÃO.
Classe gramatical variável
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CLASSES DE PALAVRAS Karen Olivan.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
CLASSES DE PALAVRAS (LIVRO 1 – TEORIA COC ).
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Numeral é a palavra que quantifica entes ou conceitos ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Quando apenas nomeia o número de entes, o.
Análise Sintática Parte 2.
CRASE.
Classes fechadas de palavras
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
...preposição? • Uma palavra invariável que relaciona dois termos onde um completa ou explica o sentido do outro. ...locução prepositiva? • Duas palavras.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal II
Classe de palavras.
Concordância Verbal I.
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Classe de Palavras Invariáveis
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Conectivos – Preposições e Conjunções
Jogo Gramatical Jogar.
PREPOSIÇÃO E AS RELAÇÕES DE SENTIDO
Crase.
Preposição e sua construção de sentido
Professora: Narla Fontoura
PRONOME RELATIVO.
Preposição emprego.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
NUMERAL.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
Numeral.
Preposição e Conjunção
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Por : Suzete Beppu CRASE.
CLASSE GRAMATICAL: NUMERAL MÓDULO 8
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Classes Gramaticais.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Transcrição da apresentação:

AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO

INTERJEIÇÕES Palavras Invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais variados.

"Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho“ (Vinícius de Moraes) Ah, porque estou tão sozinho Ah, porque tudo é tão triste Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha“ (Vinícius de Moraes) "Se Deus quiser, um dia eu quero ser índio Viver pelado, pintado de verde num eterno domingo Ser um bicho preguiça e espantar turista“ (Rita Lee) "Salta além da estratosfera E cai onde cair Que a galera Morre de rir! Ai, minhas costelas! Já estou vendo estrelas! Bravo! Bravo!“ (Chico Buarque) "Que menina é aquela Que entrou na roda agora Ela tem um remelexo Que valha-me Deus! Nossa Senhora!“ (Caetano Veloso)

PSIU! NÃO ACORDEM AS CRIANÇAS COITADO, FICOU SOZINHO CORAGEM, AMIGO!! MACACOS ME MORDAM!!

NUMERAL É a palavra que indica a quantidade exata de seres, ou a posição que um ser ocupa numa determinada série.

CLASSIFICAÇÃO DOS NUMERAIS

Cardinais: indicam quantidade determinada Cardinais: indicam quantidade determinada. um, dois, três, quatro, cinco, seis Ordinais: indicam ordem de sucessão. primeiro, segundo, terceiro Multiplicativos: indicam multiplicação. dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo Fracionários: indicam divisão, fração. meio, terço, quarto, onze avos

FLEXÃO DOS NUMERAIS

Cardinais * Os cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos são flexionados em gênero: Assino apenas um jornal e uma revista. Havia apenas duzentos lugares para trezentas pessoas. * Os numerais milhão, bilhão, trilhão etc. variam em número: A loteria está acumulada em cinquenta milhões. * Os demais cardinais não são flexionados: Comprei cinco laranjas e cinco abacates.

Ordinais Os numerais ordinais variam em gênero e número. 1. Na segunda corrida que disputaram, foram os primeiros colocados. 2. Ela estava lendo a centésima primeira página do livro.

Multiplicativos * Só variam quanto tiverem valor de adjetivo, isto é, quando estiverem se referindo a um substantivo. 1. Mulheres protestam contra dupla jornada de trabalho. 2. Na loteca, fez apostas triplas.

Fracionários * Concordam em gênero e número com o cardinal que os antecede: 1. Ele recebeu um terço do que merecia. 2. Ele recebeu uma terça parte do que merecia. 3. Adiantou dois terços do preço ao reservar a mercadoria.

EMPREGO DOS NUMERAIS

O numeral anteposto ao substantivo deve ser lido como ordinal, concordando com esse substantivo. Se estiver posposto ao substantivo, deve ser lido como cardinal, concordando com a palavra número, que se considera subentendida. 1. segunda casa ou casa dois 2. décima quinta cabine ou cabine quinze 3. décima primeira vaga ou vaga onze 4. V Salão do Automóvel (quinto) 5. II Maratona Estudantil (segunda)

Na indicação de reis, papas, séculos e partes de uma Obra. * Quando posposto ao substantivo, usam-se os numerais ordinais até décimo. 1. século X (décimo) João Paulo II (segundo) * Daí em diante, devem-se empregar os cardinais. 2. século XI (onze) Bento XVI (dezesseis)

Se o numeral anteceder o substantivo, será obrigatório o uso do ordinal: 1. vigésimo primeiro século 2. décimo primeiro capítulo

Em textos legais (leis, decretos, medidas provisórias, portarias etc Em textos legais (leis, decretos, medidas provisórias, portarias etc.), os artigos, incisos e parágrafos numerados até nove são lidos como ordinais. artigo 9º, inciso III, parágrafo 2º (nono, terceiro, segundo) ◦ Do número dez em diante são lidos como cardinais. artigo 12, inciso XV, parágrafo 10 (doze, quinze, dez) Lembre-se: Os artigos e parágrafos devem ser grafados com algarismos arábicos e os incisos com algarismos romanos.

NUMERAIS ADJETIVOS Desempenham na frase uma própria função do adjetivo. Virão determinando u m substantivo. Dois alunos chegaram. 2. Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong voltou ao espaço recentemente.

NUMERAIS SUBSTANTIVOS ◦ Exerce as mesmas funções do substantivo. Um é pouco, dois é bom, três é demais. 2. O resultado da soma é quinze.

PREPOSIÇÕES É a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. • O termo que antecede a preposição é denominado regente; o termo que a sucede é denominado regido.

Seus primos moravam em Paris REGENTE REGIDO PREPOSIÇÃO

Locução Prepositiva • É o conjunto de duas ou mais palavras com valor de preposição. a despeito de ao lado de em vez de a fim de apesar de embaixo de abaixo de através de junto de acerca de de acordo com para com antes de de encontro a perto de ao encontro de em frente a por entre

Eram afáveis para com os amigos. regente locução prep. Regido • A proposta estava de acordo com o pedido. regente locução prep. regido

Classificação das Preposições • Essenciais: são aquelas que sempre funcionam como preposição. A- até- de- entre- perante- sob ante – com- desde- para- por- sobre-após- contra- em- per- sem- trás

Acidentais: são palavras que, não sendo efetivamente preposições, podem funcionar como tal. • afora- conforme- consoante • durante- exceto- salvo -malgrado

Emprego das Preposições • As preposições a, de, em e per podem aparecer unidas com outras palavras. Combinação: • ao (a+o) aos (a+os) aonde (a+onde) Contração: • do (de+o) dum (de+um) desta (de+esta) • no (em+o) num (em+um) neste (em+este) • pelo (per+o) pelas (per+as)

CRASE A preposição a pode se fundir com um outro a (ou as). Essa fusão de dois as é indicada pelo acento grave (`) e recebe o nome de crase: • Vou a+a escola. • Vou à escola.

ATENÇÃO!!! Na língua culta, não se deve contrair a preposição de com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo: • Está na hora de a onça beber água. • (E não: Está na hora da onça beber água) Essa regra vale também para este tipo de construção: Chegou a hora de ele sair. • (E não: Chegou a hora dele sair.)

Valores semânticos • lugar: Ver de perto. • origem: Ele vem de Brasília. • causa: Morreu de fome. • assunto: Falava de futebol./ Discutiam sobre política. • meio: Veio de trem. • posse: A casa de Paulo está sendo reformada. • matéria: Usava um chapéu de palha. • companhia: Saiu com os amigos. • falta ou ausência: Vivia sem dinheiro.

finalidade: Discursava para convencer. • modo: Sentia-se à vontade. • tempo: Ano após ano, ele repete as mesmas coisas. • instrumento: Cortou o fio com uma faca. • especialidade: Formou-se em Direito. • oposição: Puseram-se contra nós.

Notícia do dia: 26 de Março de 2013.