Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Posicionamento Target
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
CILADA PLANO DE PATROCÍNIO. 16/1/2014 CILADA PLANO DE PATROCÍNIO A partir de março vamos rever um mix com episódios de todas as temporadas do Cilada.
Podcast e transmissão de rádio via internet
Tutorial Video Cast (YouTube) e Podcast (Goear)
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
IPTV USP CONTEÚDO ACERVO CTR/ECA/USP Almir Almas CTR/ECA/USP.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação A proposta de implantação de um canal de tv - TV Paulo Freire - com uma programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do.
PLANO DE PATROCÍNIO ADORÁVEL PSICOSE.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Impacto das novas tecnologias
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Kit Comercial Dez/2008.
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
PANORAMA DO RÁDIO EM BELO HORIZONTE
6 anos de atuação no mercado brasileiro 29 prêmios de jornalismo Sedes em Porto Alegre e Brasília Em 2007, sede em São Paulo e correspondentes em.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Plataforma de Ensino a Distância
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores Web Conference e curso on line 6ª. Turma.
Percurso da Comunicação Aplicada
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
Web Rádio Novo Momento A Rádio On-Line do Centro Universitário FIAM-FAAM
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
TARES em Larga Escala para Expansão da Conscienciologia
PROGRAMAÇÃO GERAL.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEN E TECNOLOGI MESTRADO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS PODCASTING, VÍDEO E SCREENCASTING,
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RADIOJORNALISMO PÚBLICO Mesa 03: Formatos de Radiojornalismo Eduardo Castro Gerência de Jornalismo da EBC Brasília, 19 de maio.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Filomena del Rio
Projeto de Novela Educacional
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
PERCURSOS FORMATIVOS Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior CIAPES Profª. Drª. Adriana Rocha.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Blog como ferramenta pedagógica Web, primeira fase -Reproduz o modelo das mídias de massa -Poucos produzem conteúdo, muitos consomem.
Orientações para o Trabalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
Musicalização no Prolicenmus C
II Mostra de Vídeos e Podcasts
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
RÁDIO ESCOLA.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
Ferramentas da WEB 2.0 [II] Escola Básica e Secundária Soares Basto, 29 de abril de de maio de 2015.
Componentes do Jornalismo Online
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
5º Encontro de Professores Orientadores de Informática Educativa Elayne Fernandes Outubro 2013.
Transcrição da apresentação:

Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo PODCAST Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo

Origens Podcast = Ipod + Broadcast (transmissão) Surge em 2004, com a popularização dos mp3 players Arquivos de áudio contendo programas produzidos por amadores ou profissionais, disponibilizados na rede por meio de assinaturas (Itunes ou RSS).

Atualmente Podcast se tornou um termo genérico para produções de áudio e vídeo disponibilizadas na rede por meio de inscrição Audiocast e Videocast Ampliação do uso de sites de compartilhamento (youtube, soundcloud etc.)

Características Não há formato específico para podcasts Produção seriada Serviço sob demanda Não é ao vivo Pode ser acessado em qualquer plataforma

Exemplos Podcasts surgiram de forma semelhante aos blogs pessoais, mas rapidamente suas utilizações se expandiram. Produção amadora Comunicação institucional Produção jornalística

Produção amadora

Comunicação institucional

Uso jornalístico

Reflexões sobre o podcast Exemplifica horizontalização dos processos de produção comunicacional na rede Estabelece novas formas de consumo cultural, sob demanda (push/pull) Demonstra processos de convergência em curso. Web como suporte para múltiplas linguagens e formatos midiáticos que dialogam entre si.

Podcast e o rádio Podcast aponta reconfigurações do rádio na contemporaneidade (remediação) Podcast enfatiza portabilidade típica do rádio Linguagem do rádio se mantém intacta, mas incorpora espírito amador da rede Expansão das possibilidades de produção de áudio

Atividade interdisciplinar Proposta O trabalho consiste na produção de um podcast jornalístico. Devem ser entregues roteiro, sinopse e áudio. A peça terá vinheta de abertura e encerramento definidas nas instruções a seguir. Valor: 20 pontos (em ambas as disciplinas)

Cronograma 07 de maio (ciber) Aula introdutória 08 de maio (radio) Definição de pautas 15 de maio (radio) Aula não presencial (produção) 16 de maio (ciber) Produção de podcast 21 de maio (ciber) Entrega do podcast até 10h30 27 de maio (radio) Audição e avaliação

Instruções Grupos de 4 alunos Formato: programas com duração de 3 a 5 minutos Tema: ? Estrutura: Vinheta de abertura - locução, sonoras, músicas, efeitos etc – Encerramento e ficha técnica Entrega do trabalho: dois CDs com: arquivo de áudio, roteiro, sinopse (com título, subtítulo e foto produzida pela próprio grupo, pois o podcast será publicado no site) e ficha técnica.

Material de produção Vinheta de abertura: será disponibilizada na etapa de edição Encerramento e ficha técnica: Este podcast foi produzido em maio de 2014 por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa: INSERIR NOMES DOS ALUNOS. Apoio técnico: Leandro Vieira Orientação: professores Kátia Fraga e Henrique Mazetti Confira este e outros podcasts produzidos pelos alunos de jornalismo da UFV via internet no site www.com.ufv.br/caixapreta Exemplos de podcats produzidos por alunos do curso

Critérios de avaliação Criatividade e diferencial do trabalho Locução Plástica Conteúdo Roteiro Processo