HIDROMETEOROLOGIA EVENTOS EXTREMOS E AVISO PRÉVIO EM MOÇAMBIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barragens, Rios e Mudanças Climáticas
Advertisements

REUNIÃO DO COE PROVINCIAL
Desastres e desenvolvimento
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Francisco Vilar Brasileiro
exposta ao risco. Por exemplo: cheias, ciclones, sismos e secas.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
Alterações Climáticas
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
Mudança GLOBAL 8º ano.
Riscos e Catástrofes Naturais
TR Consultoria em Mudanças Climáticas – Previsão Hidrometeorológica
CEOPS - CENTRO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA DE ALERTA DA BACIA DO RIO ITAJAÍ
HIDROLOGIA.
Proposta Técnica Preliminar
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Inundações: alerta e monitoramento
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
A Defesa Civil O que é Defesa Civil?
Formas e Processos de Superfície Terminologia de Risco: Definições/Conceitos.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Mitigação: alterações climáticas Como intervir. Índice Alterações climáticas O que significa MITIGAÇÃO Como podemos intervir.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Professora Carol/Geografia
MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
REUNIAO DE COORDENACAO DOS PARCEIROS HUMANITARIOS E GOVERNO Plano de Contingência para a época Chuvosa Beira Novembro de 2010.
CONTINENTE AMERICANO..
Gerência de Monitoramento e Hidrometria – GEMOH/AESA
Mapeamento de Áreas de Risco MODELAGEM PARA SELE Ç ÃO DE MUNIC Í PIOS COM VULNERABILIDADE A EVENTOS DE ENXURRADAS.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
GEOGRAFIAGROTH.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
FATORES CLIMÁTICOS.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Geologia, problemas e materiais
Os principais climas e formações vegetais
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Causas das Alterações Climáticas. Emissões de CO2 por sectores e por países, em osphere/atmosphere02-16.html.
FATORES CLIMÁTICOS.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
X Fórum Nacional de Defesa Civil de setembro de 2013, Joinville, Santa Catarina “Redução do Risco de Desastres – Passando do Gerenciamento de Desastres.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
OFICINA TÉCNICA: MONITORAMENTO, ALERTA E ALARME Sistema de Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina Frederico de M. Rudorff Gerente de Monitoramento.
MIPE - Mostra integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão Marcos Rodrigo Momo, Dirceu Luís Severo, Mário Tachini, Ademar Cordero, Júlio Cesar Refosco, Hélio.
A PESCA.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Apresentação sobre Modelagem Climática André Luiz Miranda Silva Zopelari Lúcia Xavier Félix.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

HIDROMETEOROLOGIA EVENTOS EXTREMOS E AVISO PRÉVIO EM MOÇAMBIQUE Por: Salvador Domingos Engº. Meteorlogista

INTRODUÇÃO Um dos grandes dilemas da sociedade mundial desde o final do século XX, tem sido a discussão sobre a génesse, características e impactos das mudaças climáticas globais nas diversas regiões do planeta. Os eventos climáticos extremos assumem importâçia significativa no quotidiano das sociedades, quer seja por sua frequência e intensidade de ocorrência, ou pela vulnerabilidade socioambiental.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MOÇAMBIQUE O clima de Moçambique é essencialmente tropical com quatro variações: húmido, seco, sémi-árido e o clima modificado pela altitude. É caracterizado por duas estações: a fresca e seca (Abril a Setembro) e a quente e húmida (Outubro a Março). A época quente é também a época chuvosa. Factores que inflenciam no clima: Latitude e longitude; Aproximação ou afastamento do mar; A Zona de Convergência Intertropica (ITCZ); Relevo O fenômeno gglobal ENSO.

CONDIÇÕES HIDROCLIMÁTICAS DE MOÇAMBIQUE A existencia de uma vasta e rica bacía hidrográfica com rios que na sua maioria nascem no interior di continente, atravessando o paí até desaguarem na costa moçambicana do Indico, cria condições excelentes para um regime hidrológico peculiar com picos de caudais difinidos dependendo da estação do ano e o desenvolvimento das condições climática em curso.

VARIABILIDADE CLIMÁTICA Eventos Extremos (episódios adversos) Desastres Naturais (ameaças) Risco Sócioambiental Vulverabilidade Social EVENTOS EXTREMOS (EPISÓEDIOS ADVERSOS) Anomalias ou desvios que flutuam sobre um padrão médio ou habitual; Episódios extremos que se podem configurar como ameaças; Eventos adversos de natureza climática e/ou meteorológica correspondem a mais de 85% do total em todo o planeta

DESASTRES NATURAIS (AMEAÇAS) Um evento adverso (extremo) pode-se transformar numa ameaça, se ocorrer em áreas ocupadas pelo homem; A ocorrência de um evento extremo em áreas vulneráveis, ou de risco, pode-se transformar num desastre.

Eventos Hidroclimáticos extremos em Moçambique Ordem Tipo de desastre Grau de severidade Tempo de Duração Extesão (area) Perdas Humanas Perdas Economicas Impacto Social Impacto de longo prazo Grau de surpresa Desastres associados 1 Seca 4 3 2 Ciclone tropical 5 Enchentes regionais Inundacoes repentinas Vendavais localizados 6 Trovoadas e Raios Grau de Impacto 1 - 0Muito Alto 2 - Alto 3 - Medio 4 - Baixo 5 - Muito Baixo

EVENTOS HIDROCLIMÁTICOS EXTREMOS Cheias Inundações Seca Trovoadas e raios

Seca Ciclones tropicais

ZONAS VULNERÁVEIS A CICLONES TROPICAIS NA COSTA DE MOÇAMBIQUE E SUA INTENSIDADE

Zonas vulveráveis a cheias e inudações

SISTEMA DE AVISO PRÉVIO Moçambique é extremamente vulnerável a eventos climáticos extremos, frequentemente o país tem sido fustigado por cheias, ciclones e secas, que tendem a transformar-se em calamidade. Esta susceptibilidade do país à variabilidade climática, deve-se por um lado a factores de ordem geo-fisíca e por outro, a factores de natureza humana. Devido a localização costeira e clima do país, eventos extremos tornam-se comuns, contudo o impacto que estes tem na vida da população e em função do seu grau de vulnerabilidade e da existência ou não de mecanismos de prevenção, mitigação e resposta a estes eventos.

Importância do Sistema de Aviso Prévio O Sistema de Aviso Prévio e um elemento importante na redução de risco de desastres. Evita a perda de vidas e reduz o impacto económico e material dos desastres. Para serem eficazes, é necessário que os sistemas de aviso prévio incluam as comunidades em risco, facilitem a educação e a consciencialização públicas de riscos, propaguem eficazmente as mensagens e alertas e garantam que exite um estado constante de preparação

PRINCIPAIS ELEMENTOS DO AVISO PRÉVIO

QUESTÕES TRANSVERSAIS Existem uma gama de questoes gerais que devem ser tomados em conta aquando da concepção e manutenção dos sistemas de aviso prévio eficazes: Acordos governamentais e instituições eficazes; Uma abordagem de multiplos perigos; Envolvimento das comunidades locais; Consideração da perspectiva do género e da diversidade cultural;

Actores Principais Para desemnolver e implementar um sistema de aviso prévio eficaz requer a contribuição e coordenação de uma gama diversa de individuos e gurpos: Comunidades; Governos Nacional e Local; Instituições e organizações regionais; Organismos internacionais; Organizações Não-Governamentais; Sector Privado; Comunidade Científica e Académica

AVISO PRÉVIO EM MOÇMBIQUE O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) é a instituição responsável pela observação, monitoria e divulgação dos avisos e alertas sobre eventuais situações extremas das condições do tempo ou clima em Moçambique. A Direcção Nacional de Águas responsabiliza-se pela parte hidrológica (bacias) à nivel Nacional, na monitoria e divulgação das infonrmações de previsão periodicas tendo em conta os informes do INAM.

AVISO PRÉVIO EM MOÇMBIQUE (Cont.) Em caso de se estar na eminencia de um evento extremo (cheia, ciclone e outros), informações do INAM e do DNA, seguem para os canais apropriados (Governo da provincia, distrito, localidade)e em simultâneo, para o INGC/CENOE (Centro Nacional Operativo de Emergencias), para a tomada de posições de operativas (declaração de alertas), activação da UNAPROC (Unidade Nacional de Proteção Cívil), em caso de haver necessidade.

QUESTIOÁRIO Qual a importânçia do Aviso Prévio? Quais os principais elementos do Aviso Prévio? Quais os principais actores para se desenvolver e implementar um sistema de Aviso Prévio? Em Moçambique quais as instituições responsaveis para emitir avisos em caso de se estar em eminência de inudações, cheias e ciclones?

Muito obrigado