Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ações Estratégicas na Atenção Básica
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Políticas de Segurança Pública
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Intervenção Social nos
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Políticas Sociais: Respostas Urgentes e Sustentadas
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Abrasco, Rio Janeiro, 23/08/2006 Polìticas públicas e distribuição da renda: o « Estado social ativo » Thomas Coutrot Economista, DARES, Ministère de lemploi,
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
FRANCISCO DRUMOND MARCONDES
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Mesa Redonda sobre Grandes Opções de Política Económica e Social O Capital Humano Margarida Chagas Lopes Conselho Económico e Social 7 de Junho de 2002.
E-Business a Nova Economia
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Equipa Técnica de Apoio à Coordenação do PNAI Seminário Inclusão Social como Factor de Sustentabilidade Faro, Auditório da CCDR, 15 de Dezembro 2006.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Animação Sociocultural
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Medidas Ativas de Emprego
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 3 Estado-Providência e Segurança Social 29.Setembro.2008 Escola Superior.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Conferencia sub-regional da AFRACA
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha

Relações Industriais e Estado-Providência O Modelo Social Europeu: a fase do ciclo virtuoso Relações Industriais e Estado-Providência Investimento Investigação, Comunicações Mercado de Emprego Educação e Formação Expansão do Consumo Saúde e Protecção Crescimento Económico Pleno Emprego Coesão Social Fim da Pobreza

Novos modelos de Competitividade O Modelo em Risco Investigação, Comunicações Investimento Nova Economia Novos modelos de Competitividade Mercado de Emprego Educação e Formação Migrações Saúde e Protecção Segmentação dos Mercados de Trabalho Desigualdade de Oportunidades Transformações na Organização do Trabalho Desemprego Envelhecimento Mudanças nas estruturas Familiares E nos modos de Integração Social Expansão do Consumo Dificuldades de Financiamento Novas Formas de Pobreza e Exclusão

O Nosso Descontentamento Subdesenvolvimento e Tradicionalismo Desinvestimento em Educação, etc. Regulação privada/ Sociedade Previdência Segurança Social Restrita Integração com pobreza extensa e conformada “Questão Social” resolvida pela repressão

Factores de exclusão e desfavorecimento

Pessoas com Deficiência Idosos Dependentes Imigrantes Grupos com Handicap Específico Pessoas com Deficiência Idosos Dependentes Imigrantes Trabalhadores/as pouco qualificados Desempregados de Longa Duração Reformados de baixas pensões Grupos “Desqualificados” Círculos de Pobreza Instalada Famílias Mono-parentais Crianças em risco Pessoas sem abrigo Jovens sob Tutela da Justiça Toxicodependentes Reclusos e ex-reclusos Grupos Marginais

Porquê reintegrar estes grupos? Razões sociais (coesão social) Razões de Segurança (situações de risco) Legitimidade política (solidariedade e equidade) Imperativo Moral (o valor da Justiça) Razões Económicas (atracção de investimento, quantidade da força de trabalho, qualificações, saúde, estabilidade familiar)

O duplo carácter da Inclusão social Transversalidade nas políticas gerais (Activação das políticas para o desenvolvimento social (PREVENÇÃO) Políticas Específicas (Activação das Pessoas) (REPARAÇÃO) Primado da Solidariedade Nacional e da Responsabilidade do Estado Sistema de Formação especial Combate ao Insucesso escolar Educação/Formação de Adultos Economia e Serviços Sociais Habitação social e requalificação urbana Saúde comunitária Medidas específicas de Protecção Programas Integrados, baseados: Crescimento económico e modernização (no contexto da sociedade do conhecimento) Desenvolvimento do Espírito Empresarial e Responsabilidade Social das Empresas Políticas fiscais e de distribuição dos rendimentos Políticas educativas Medidas e Práticas de Aprendizagem ao longo da vida Formação e políticas de activação Eficiência dos Serviços de Saúde Políticas de Habitação e Urbanas Na multidimensionalidade e Integração de medidas Na acessibilidade e Proximidade Na estabilidade Na focalização nos problemas Na participação e contractualização (empowerment) Na co-responsabilização Na paciência e persistência

Prioridade ao investimento em capital humano e à Nova Geração de Políticas Sociais Desenvolvimento Social Prioridade ao investimento em capital humano e à capacidade de inovação Estratégia para a aprendizagem ao longo da vida Convergência de políticas económicas, sociais e ambientais Mercado Social de Emprego Responsabilização de novos e velhos actores, com base em parcerias activas Rede Social

Nova concepção dos direitos de cidadania: Nova Geração de Políticas Sociais Desenvolvimento Social Nova concepção dos direitos de cidadania: transparência; contractualização Lojas da Solidariedade; Rendimento Mínimo Garantido Diferenciação positiva e focalização Prestações Familiares; Política de pensões; Inserejovem e Reage Sistematicidade, multidimensionalidade e transversalidade das políticas Plano Nacional de Emprego; Plano Nacional de Acção para a Inclusão Igualdade de oportunidades Majorações das medidas de emprego e formação; rede de equipamentos e serviços

Social; não cidadania) Saúde Protecção Social Emprego Habitação Exclusão Social (Ruptura do Contrato Social; não cidadania) Grupos de Mediação Educação Família Território Rendimento

Territorialidade: convergência de medidas e recursos Nova Geração de Políticas Sociais Desenvolvimento Social Territorialidade: convergência de medidas e recursos Animação socio-cultural Habitação, urbanismo, equipamentos Emergência social desenvolvimento integrado Formação profissional Prevenção e combate à toxicodependência Emprego Rendimento Mínimo Educação e ALV Saúde

Escola Especial para a Integração Social Autarquias/ Poder Local Serviços Sociais Escola Serviços de Saúde SERVIÇOS DE RECEPÇÃO, ATENDIMENTO E MOTIVAÇÃO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO FLEXÍVEL, ADAPTADA E ORIENTADA PARA O EMPREGO MÓDULOS DE FORMAÇÃO DE BASE (leitura, escrita, matemática de base, introdução ao computador) MÓDULOS DE FORMAÇÃO PARA A VIDA ACTIVA (tecnologias da informação, auto-disciplina, higiene e segurança no trabalho, trabalho em equipa, direitos básicos e instituições) FORMAÇÃO PARA O POSTO DE TRABALHO MÓDULOS DE FORMAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO ESPÍRITO EMPRESARIAL ESTRUTURA DE GESTÃO E DE APOIO À FORMÃÇÃO FORMAÇÃO PRÁTICA Autarquias/ Poder Local Requalificação urbana Empresas Comunidade Sociais Mercado aberto Animação Organização