E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

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Transcrição da apresentação:

E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Aula 2 Profª Esp. Natália Pacheco natipacheco@gmail.com

O ser humano “animal” social e racional; Há milênios descobriu que agia melhor em comunidade do que sozinho ou em seu pequeno grupo familiar.

A Vida Comunitária O fator sobrevivência foi o que levou o ser humano a optar pela vida comunitária; Com a evolução das relações humanas no seio das sociedades, elas acabaram por organizar e padronizar normas de conduta;

O Bem Comum É o conjunto de valores sociais que devem ser preservados;

ÉTICA Ciência da Conduta (ABBAGNANO, p.380) Teoria ou Ciência do comportamento moral dos homens em sociedade (VAZQUEZ, 1995, p.12) A ética dirige as ações do homem, norteando sua conduta individual e social;

O ser humano avalia suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas; A ética está condicionada por fatores sociais, políticos, econômicos e religiosos;

Éticas Religiosas Parâmetros religiosos: os mandamentos de Deus têm o caráter de imperativos supremos.

Ética das Virtudes Aristóteles (384-322 a. C.) As virtudes são qualidade que o ser humano deve adquirir para ser feliz; Equilíbrio entre o excesso e a deficiência;

Ética do Dever Immanuel Kant (1724-1804); Princípios éticos universalmente aceitos; A humanidade sempre como fim, nunca como meio;

Finalismo Maquiavel (1469-1527); Princípios de que “os fins justificam os meios”; Bondade dos fins;

Utilitarismo John Stuart Mill (1808-1873); Promover a maior felicidade possível para o maior número de pessoas;

A NECESSIDADE DA

“Se até na guerra e entre os bandidos existe a necessidade de se estabelecer regras, impor limites, instituir uma ética, imagine nas relações civilizadas”. (Zuenir Ventura)

Ética nas empresas O desenvolvimento das organizações deve acontecer em harmonia com os sistemas econômico, político e cultural, nos quais elas estão inseridas (ARRUDA, 2008). A contribuição da empresa à sociedade deve ocorrer proporcionalmente ao aumento de seus rendimentos e das suas linhas de produto (ARRUDA, 2006).

O PENSAMENTO ORGANIZACIONAL TRABALHADORES ENTORNO CLIENTES

ÉTICA EMPRESARIAL É o “comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade” (MOREIRA, 1999)

Empresa = Cultura Conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos membros da organização;

Códigos de Ética Padronizar e formalizar o entendimento da empresa em seus diversos relacionamentos e operações (MATTAR, 2004); Evitar que julgamentos subjetivos restrinjam a aplicação plena dos princípios éticos (MATTAR, 2004);

RESPONSABILIDADE SOCIAL “É o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade dos empregados, suas famílias e a comunidade geral” (Conselho Mundial para o DS – WBCSD, 1998) Forma de Gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com seus stakeholders pelo estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da Sociedade.

PRÁTICAS INTERNAS PRÁTICAS EXTERNAS EDUCAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL SALÁRIOS E BENEFÍCIOS ALIMENTAÇÃO ASSISTE^NCIA MÉDICA, SOCIAL E ODONTOLÓGICA SEGURANÇA ESPORTES

POR QUE VALE A PENA? VISIBILIDADE “RANKING DAS MELHORES PRÁTICAS”; PRINCÍPIOS E NORMAS GLOBAIS; RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE; DOWN JONES SUSTAINABILITY – NY; ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – BOVESPA (ISE);

PRINCÍPIOS E NORMAS AS 8000 – SOCIAL ACCOUNTABILITY INTERNATIONAL; ISO 26000

RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE GLOBAL REPORTING INICIATIVE (GRI); INDICADORES ETHOS; INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS (IBASE);

referências ABBAGNANO, Nicole. Dicionário de Filosofia. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho. O estado da arte da ética nos negócios. Relatório de Pesquisa nº06/2008. FGV-EAESP/GV. Disponível em: www.eaesp.fgvsp.br MATTAR, João. Filosofia é ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004. VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 15 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.