Luciano Meira – UFPE  Conceito e Motivação  Implementação Atual  Relevância  Requisitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Advertisements

Prof. João Victor Oliveira
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Redes de computadores I
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Blog Programa Saberes Junho/2009.
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Fundamentação Teórica
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
I ENCONTRO AGENTES DE COMUNICAÇÃO INTERNA- ELOS 2011
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Redes Sociais. 2 Permitem que as pessoas comuniquem umas com as outras de qualquer parte do mundo. Estão desenhadas para os utilizadores partilharem informações.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
O Uso Pedagógico do Blog
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
CC8 Comunicação e colaboração
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
1º ANO 4º ANO Pesquisa I Direcionada Pesquisa II Direcionada Pesquisa Direcionada III Seleciona informações Pesquisa Orientada I Familiarizar-se com os.
CiaClass Plataformas Colaborativas
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
SOCIOLOGIA 2º e 3º EM Professor Tiago Amorim.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Apresentação do Software
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Agregadores, social bookmarking services e tags (Apresentação 14) Raquel Bambirra 13/12/2013.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
A definição, a sua história e os seus impactos na sociedade da comunicação.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
E.M.E.F. Presidente Vargas
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
NADATA.COM. EQUIPE Yarllysson Neves Klairton Lima Thiago Nogueira Igor Pordeus Paulo de Tárcio.
Web e suas Ferramentas.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Comunicar na Internet Informar Procurar Monitorar Encontrar oportunidades Escutar.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
E S T U D O D E T E X T O Marcelo Borba Mário Ramos Agenda n Perfil dos professores < 5 minutos n Apresentação da técnica < 10 minutos n Dinâmica da atividade.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

Luciano Meira – UFPE  Conceito e Motivação  Implementação Atual  Relevância  Requisitos

blog Blogosfera? Autoria? Relevância?

 Comunidade de bloggers  Informação em contexto  Autoria  Diálogo  Aprendizagem  Auto-organização Conceito e Motivação

 Encontrar informação (Google)  Encontrar pessoas (LinkedIn)  Construir comunidades temáticas (Orkut)  Comunicar-se em tempo real (MSN) … inclusive com avatars de pessoas (Chatterbot)  Editar colaborativamente (Wikipedia)  Trocar arquivos (Kazaa) Um ambiente de informação com autoria … ambientes frequentemente oferecidos separadamente!

 Encontrar “experts” em temas específicos  Acessar textos, imagens e links  Ler e comentar sobre opiniões  Interagir diretamente com o expert ou seu chatterbot  Avaliar a expertize do autor … no Trulog constrói-se Informação Autorada! Um ambiente de informação com autoria

by Eduardo Peixoto, COO, e Denise Neves, International Partnerships- CESAR

Krishnamurthy e-Commerce Trends Implementação Atual

Krishnamurthy

Relevância Networking –Negócios –Pessoas Colaboração e Aprendizagem –Grupos –Indivíduos

 Listar arquivos disponíveis para download (p2p)  Notificar disponibilidade de arquivo  Associar arquivos a posts no blog  Filtrar buscas  Alimentar chatterbot automaticamente com links para posts do blog  Associar posts a temas  Filtrar especialistas em sub-grupos  Incrementar dinâmica de navegação Requisitos Funcionais

Em aberto! Requisitos não-Funcionais

 Inovação e pesquisa Comunidades virtuais, Redes sociais, Computação afetiva, Gerenciamento de informações, etc.  Definição do modelo de negócios

Luciano Meira – UFPE