Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comissão Municipal de Elaboração
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Prática de Ensino: Educação Básica
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Profa. Dra. Rosilene Lagares
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Governo do Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Educação e do Esporte Elaboração e Desenvolvimento: GPLAN/SGI-SEE Fórum Estadual de Acompanhamento.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Contexto de atuação do CME
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394/96
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

Conferência Nacional de Educação Básica . 2008 – Brasília. Eixo I: Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação.

Objetivos do eixo Discutir a regulamentação de um regime de colaboração entre os sistemas de educação com novas bases na relação entre os entes federados. Indicar elementos para a construção de um Sistema Nacional articulado e único que contenha metas e exigências comuns tanto para o setor público como privado da educação.

Objetivo do Colóquio Refletir sobre o Setor Privado da Educação na construção do Sistema Nacional.

Concepção alargada : Um Sistema Nacional de Educação não deve apenas regulamentar um regime de colaboração entre os entes federados, mas fundamentalmente se estabelecer como Política de Estado democraticamente construída , que determine metas e parâmetros obrigatórios articulando e responsabilizando os diversos sistemas e níveis e o setor publico e privado da educação.

Antecedentes e necessidades. Cenário educacional brasileiro, marcado pela edição de planos e projetos educacionais desarticulados entre os entes federados; A desconsideração das Políticas de Estado em relação supervalorização em políticas de governo. Plano nacional de educação não tem sido amplamente considerado no planejamento e nas ações educacionais em curso; A LDB que completa 12 anos ainda não foi implementada na sua totalidade.

Antecedentes e necessidades. A Falta de Um Fórum nacional de Educação que se constitua em Lócus democrático de acompanhamento nacional da efetivação de políticas nacionais estabelecidas . Ausência de uma política nacional de avaliação e de acompanhamento de metas e exigências que estimule e auxilie estados e municípios a implantarem sistemas próprios de avaliação e acompanhamento. Ausência de uma sistemática avaliação estatal de qualidade e de cumprimento das bases da educação nacional pelo setor privado da educação;

Antecedentes e necessidades. Sistema de acompanhamento permanente que responda rapidamente aos déficits e problemas encontrados. Necessidade de articulação de um Sistema Nacional de Educação para garantir o efetivo direito à educação e à escola de qualidade. Necessidade do redimensionamento das ações dos entes federados objetivando o desenvolvimento de políticas nacionais garantindo diretrizes educacionais comuns.

Bases legais para o Sistema Nacional de Educação 1. LDB/96 – artigo 1º - “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Assim, o Sistema Nacional de Educação deve considerar que: A) a prática social da educação deve ocorrer em espaços e tempo pedagógicos diferentes, para atender às diferenciadas demandas; B) a função social da educação é um processo contínuo de formação ao longo da vida. C) Como Pratica Social, a educação tem como lócus privilegiado a escola, entendida como um espaço de garantia de direitos. O Estado e os entes federados , devem normatizar controlar e fiscalizar as escolas públicas e privadas com os mesmos parâmetros e exigências.

2. CF/88 – artigo 206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; Valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e título; Gestão democrática do ensino público ( privado), na forma da lei; Garantia de padrão de qualidade.

Assim, a Educação é um direito social que exige a defesa na educação pública e privada dos princípios gerais de qualidade , inclusão, gestão democrática , pluralismo de idéias e concepções pedagógicas e valorização dos profissionais da educação.

Eixos para a construção do Sistema Nacional de Educação Articulação entre os sistemas de ensino (federal, estadual, municipal e setor privado nos três âmbitos); Redimensionamento das ações dos entes federados com o objetivo de desenvolvimento de políticas nacionais; Investimento na Educação Básica ; Valorização dos trabalhadores da educação; Superação das desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero e; Debate público entre Estado, escola e organizações da sociedade civil; Incluir no sistema o setor privado de educação – respeitando os princípios constitucionais .

Papel do Sistema Nacional de Educação Articulação; normatização e coordenação dos sistemas de ensino: Federal, Estadual, Municipal e Setor Privado nos três âmbitos. 2. Garantir diretrizes educacionais comuns; 3. Garantir a qualidade de ensino nos sistemas de educação.

A Educação privada no Sistema Nacional de Educação O Artigo 209 da CF/88 estabelece que, sendo o ensino livre à iniciativa privada, duas são as condições para sua efetivação: i) cumprimento das normas gerais da educação nacional e ii) autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público. No que diz respeito ao setor privado, deve o Estado,controlar, fiscalizar e normatizar sob os mesmos parâmetros e exigências aplicados ao setor público, tendo em vista que o mesmo está inserido no Sistema Nacional de Educação; e que educação é um direito do cidadão, e assim deve ser entendida por todos.

A Educação Privada no Sistema Nacional de Educação Compreende-se que o Sistema Nacional de Ensino deve considerar as bases para a Educação Nacional como fundamento para a concessão da educação ao setor privado. Compreende-se que o Sistema Nacional de educação , em consonância com as competências específicas dos demais sistemas de ensino , envolve ações de articulação normatização e coordenação tanto da rede publica , quanto da rede privada de ensino.

Implantação do Sistema Nacional de Educação Criação de um Lócus de acompanhamento e articulação das metas e parâmetros do Sistema Nacional com as dos entes federados. ( Fórum nacional de educação e Conferencias Nacionais de Educação) Articulação entre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e o PNE (Plano Nacional de Educação); Buscar a regulamentação dos planos nos Estados.

Implantação do Sistema Nacional de Educação. Desenvolver uma política nacional de avaliação auxiliando estados e municípios a implantarem sistemas próprios agregando indicadores institucionais tais como: Projeto político-pedagógico; infra-estrutura; tempo de permanência do aluno na escola;

Implantação do Sistema Nacional de Educação. Gestão democrática escolar; Participação do corpo discente na vida da escola; sistema de avaliação local; carreira, salário e qualificação dos trabalhadores da educação- tendo como meta a manutenção do professor em um só sistema e dedicado a uma escola – valorização do magistério. formação e forma de escolha do dirigente escolar; número de alunos por sala; Material pedagógico disponível, dentre outros.

Contribuição das Tecnologias da Informação e da Educação a Distância, no sentido da democratização do acesso à Educação, porém, tal dinâmica não pode prescindir de cuidados fundamentais na elaboração, adequação da infra-estrutura, acompanhamento e avaliação das ações e programas, assim como da formação teórica consistente de professores visando à qualidade do processo e o fortalecimento dos sistemas de ensino.

www.contee.org.br Conheça campanha

Profª. Dra. Madalena Guasco Peixoto