Arquitetura Africana: Uma Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Arte gótica Renascimento Barroco
Trabalho de Portugues.
Qual foi a contribuição da África?
MISSÕES JESUÍTICAS.
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
Aspectos Geograficos da Africa
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
(:Castelos medievais:)
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
Como património mundial
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
A África é um continente sem história. Egito não é África
Os impérios “esquecidos” pelo ocidente europeu.
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
ROCOCÓ.
Cidade de Petra, na Jordânia
Creta - primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.)
Indivíduo, Cultura e Identidade
América.
O berço do conhecimento
VARIEDADES DO PORTUGUÊS – AFRICANAS E BRASILEIRA
A ARTE GREGA.
Porque há países pobres e países ricos?
MAPA DA ÁFRICA.
O G RANDE Z IMBÁBUE ( SÉC. XVI). - A C IVILIZAÇÃO DO M ONOMOTAPA - O O URO - O COMÉRCIO COM C HINESES E Á RABES NO O CEANO Í NDICO O G RANDE Z IMBÁBUE.
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Arte africana e Afro-Brasileira
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
Arte Romana.
Arquitetura Africana: O Grande Zimbabwe
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
Arquitetura vernacular
MESOPOTÂMIA.
Arquitetura Africana: Arquitetura Mande
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
CLC 7 – FUNDAMENTOS DE CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
História cultural dos povos africanos
A Cultura Medieval.
História 6˚ Ano Professora Sirlene
Prof. Elane Albuquerque
Arte Gótica.
MESOPOTÂMIA.
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Antiguidade: a Casa Suméria
África antes dos europeus
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
Grandes reinos e impérios
Civilização Micênica.
A África Antiga Há duas Áfricas: uma é a região do Egito, onde surgiram as primeiras sociedades e segunda é a subsaariana, ao sul do deserto do Saara.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Expansão islâmica.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
ARTE ISLÂMICA.
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
Arquitetura Africana. Berço da humanidade; Da habitação natural para a artificial; Uso dos elementos naturais, primitivos; Protótipo das primeiras edificações;
Transcrição da apresentação:

Arquitetura Africana: Uma Introdução História e Cultura Africana Professora Elane Albuquerque

Objetivos: Cabana de fulbe Gazana, Níger Explorar o modo como o ambiente construído (arquitetura) forma, expressa e reflete a ecologia, a cultura e história de vários povos Africanos. Demonstrar a variedade de arquitetura que existe no continente Africano. Identificar a diversidade de materiais utilizados na criação da arquitetura Africana.

Desconhecimento geral? Existem muitos preconceitos com relação à arte africana e à África em geral. A denominação genérica de africano engloba maior quantidade de raças e culturas do que a de europeu, já que no continente africano convivem dez mil línguas, distribuídas entre quatro famílias, que são as principais. Daí ser particularmente difícil encontrar os traços artísticos comuns, embora, a exemplo da Europa, se possa falar de um certo aspecto identificador que os diferencia dos povos de outros continentes. Cabanas circulares de construção tradicional – Gana

Para início de conversa Povoado Dogom, Mali A arquitetura africana teve um caráter utilitário, em vez de comunitário, e salvo raras exceções nunca foi empregada, como no resto das civilizações, como representação de poder. Comum a todos os povos foi a utilização de materiais pertencentes à sua região geográfica e o uso intencional e comedido dos materiais em equilíbrio com o meio ambiente. Independentemente de sua hierarquia, todos possuíam o mesmo tipo de casa, não como expressão de igualdade, mas de pertinência ao mesmo grupo. Os materiais utilizados variavam, então, segundo a região, mas normalmente eram semelhantes: desde o barro até fibras secas tecidas, ou uma combinação de vários. De modo geral, o povoado se protegia com uma muralha de barro, que rodeava e marcava os limites da aldeia.

O Grande Zimbábue Figura 1 - Detalhe do muro e entrada do templo de Zimbábue Figura 2 - Torre redonda do complexo de ruínas do Grande Zimbábue – Zimbábue O Grande Zimbábue é o que restou de um povoado, todo construído por uma muralha monumental. Centro de uma importante cultura dedicada à pecuária, seus muros medem quase 10 m de altura. O motivo de seu abandono repentino é desconhecido, embora sua lenda como santuário tenha persistido até o início deste século.

As Mesquitas Figura 6 - Mesquita de Djinger- ber - Timbuctu Figura 7 - Mesquita de Mercadores de Sal – Timbuctu A exceção a esse tipo de arquitetura rudimentar são os povos de Gana e Mali, no sudoeste, que construíram palácios de plantas variadas e o reino de Lalibela, a leste, onde, a partir do século XIII, foram encavados edifícios e templos nas rochas das montanhas.

grandes palácios e templos Além das diferentes variações de choças de adobe e palha, existem na África outros estilos arquitetônicos autóctones. Os ashantis constroem grandes palácios e templos com paredes de barro sustentadas por uma armação de estacas. São numerosas as mesquitas erguidas desse modo, como a Mesquita ashanti de Larabanga, em Gana.

Referencias http://www.pegue.com/artes/arquitetura_africana.htm