Sucesso/ Insucesso Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Trabalho realizado por: Célia Mercê, Nelson Mestrinho e Sara Aranha
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
-Apropriação do Relatório Pedagógico
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Questionário de Avaliação Institucional
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Plano Nacional de Leitura
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Observatório da Qualidade ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PEDRO DA FONSECA DE PROENÇA-A-NOVA ANÁLISE AOS INQUÉRITOS REALIZADOS AOS PAIS/ ENCARREGADOS DE.
Os Estudantes e a Leitura
Intervenção psicológica
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Modelagem Estatística
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
Estatística Descritiva
Modelagem Estatística
Conselho Pedagógico 14/01/09 Análise Estatística das Classificações do 1º Período (08/09) E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires.
Colégio Manuel Bernardes
O uso de dados como norte de políticas educacionais.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Colégio Manuel Bernardes
Secretariado de Exames
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Medidas de Dispersão Aula 8.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
O projeto Key for Schools PORTUGAL. O teste Key for Schools O teste Key for Schools é concebido para aplicação em contexto escolar e está de acordo com.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
• Manejo – Formação – Professor.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Transcrição da apresentação:

Sucesso/ Insucesso Escolar Ciências da Educação II Organização e Administração Escolar Sucesso/ Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Trabalho elaborado por: Fábio Gonçalves Sandra Afonso Vítor Maia Data: 17-11-08

Sucesso / Insucesso Escolar Resumo Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Introdução: Presentemente na opinião pública, existe a ideia, de que as meninas são melhores alunas que os rapazes. O presente estudo teve como propósito verificar se nas escolas da RAM, essa opinião constituía veracidade. Dado que existe à partida heterogeneidade com relação ao género, estudou-se paralelamente o nível socioeconómico. Objectivo: Pretende-se com este estudo analisar se existe uma relação entre as classificações escolares o género e o nível socioeconómico dos alunos.

Sucesso / Insucesso Escolar Resumo Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade População e métodos: A amostra foi constituída por 95 alunos (55 meninos e 40 meninas) da RAM, com idades compreendidas entre 14 e 19 anos. O procedimento estatístico utilizado foi o software estatístico SPSS 14.0 para análise exploratória de dados e o cálculo das estatísticas descritivas e gráficos.

Sucesso / Insucesso Escolar Resumo Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Principais Resultados: De acordo com os dados obtidos concluiu-se que meninos e meninas com estatuto socioeconómico mais elevado, estas apresentaram melhores classificações em todas as disciplinas em análise neste estudo. Relativamente aos que se apresentaram com nível socioeconómico mais baixo notou-se o inverso, excepto na disciplina de matemática os meninos apresentaram melhores classificações quando comparados com as meninas.

Sucesso / Insucesso Escolar 1.introdução Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade O sucesso escolar significa uma das maiores e mais importantes conquistas na história de vida de todas as crianças. Porém, sabe- se que uma percentagem elevada de alunos experiencia, ao longo do seu percurso escolar, momentos de insucesso, de desânimo e até de abandono precoce da escola (Corte - Real, 2004). Segundo (Eurydice,1994), é sabido que o sucesso ou insucesso escolar não tem relação directa com as classificações, contudo estas são, em última análise, o modo como aqueles são analisados em grande parte dos países europeus. Contudo, são as classificações que vão ter uma influência determinante no futuro escolar, ou na ausência de um futuro escolar, da maior parte dos alunos. É com base nas “notas”que uns continuam no sistema de ensino e outros são excluídos.

As meninas estão a ultrapassar os meninos, no aproveitamento escolar?! Sucesso / Insucesso Escolar 1.introdução Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Este estudo foi concebido para tentar compreender e dar resposta a duas questão que têm tido muito ênfase na opinião pública: As meninas estão a ultrapassar os meninos, no aproveitamento escolar?! O nível socioeconómico dos alunos influência o seu aproveitamento escolar?!

Estereótipo das disciplinas Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 1.introdução Estereótipo das disciplinas Martino (1995) refere a existência de uma bipolarização dos conhecimentos: Os rapazes optam e conseguem melhores resultados no campo das ciências (física, matemática) e tecnologias (arquitectura e engenharias). Por outro lado as raparigas enveredam pelo campo das línguas e humanidades.

Estereótipo das disciplinas Sucesso / Insucesso Escolar 1.introdução Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Estereótipo das disciplinas Com base nestes pressupostos, seleccionamos para este estudo cinco disciplinas representativas do estereotipo do género no domínio escolar: Matemática, Português, Físico-Química, História e Educação Física.

Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Hipóteses de estudo Dentro do mesmo nível sócio económico, o sexo feminino obtêm melhores classificações escolares nas disciplinas predominantemente femininas (Português e História) e o sexo masculino obterá melhores classificações escolares nas disciplinas predominantemente masculinas (Matemática, Físico - Química e Educação Física). As meninas de nível socioeconómico mais elevado serão significativamente melhores alunas que as meninas dos restantes níveis socioeconómicos, e os meninos de nível socioeconómico mais elevado, serão igualmente melhores alunos que os meninos dos restantes níveis socioeconómicos.

Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 2.Revisão da literatura 2.1Conceito de Insucesso Escolar Entende-se por este conceito a falência ou fracasso de um projecto, que tem como referência uma instituição escolar (Rangel, 1994 cit. Vieira & Cristovão, 2007). O insucesso escolar é estudado a partir de indicadores de reprovação, repetência e abandono (Vieira & Cristovão, 2007).

Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 2.Revisão da literatura 2.1Conceito de Insucesso Escolar O Insucesso escolar é um fenómeno educacional e social complexo, com causas profundamente inter- relacionadas (Ponte, n.d.). Tem um carácter massivo e constante nos vários níveis de ensino (Benavente, 1980), afectando milhares de estudantes a cada ano (Fortier, Guay & Vallerand, 1997).

2.Revisão da literatura 2.2 Causas do Insucesso escolar: Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 2.Revisão da literatura 2.2 Causas do Insucesso escolar: Segundo Formosinho(n.d) as causas do insucesso escolar podem centrar-se: na falta de interesse dos alunos; no ambiente restrito (família); nível da sociedade à qual pertence; nível da própria escola e do sistema educativo. Mendonça (2007), aponta o meio de proveniência do aluno (família). Joaquim (2003) e Fontes (2008), aponta o nível socioeconómico da família do aluno.

2.Revisão da literatura 2.4 Causas do Insucesso escolar Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 2.Revisão da literatura 2.4 Causas do Insucesso escolar Corte-Real (2003) evidencia as deficientes condições de estudo em termos de espaço adequado e seu apetrechamento. Fernandes (1991), expõe um conjunto de outros factores escolares: Tipo de Cursos e Currículos, Estruturas e métodos de avaliação, Forma de agrupamento dos alunos, Preparação científica e pedagógica dos Professores.

Sucesso / Insucesso Escolar 3.Metodologia Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade A amostra do presente estudo foi constituída por 95 alunos (meninas e meninos) da RAM, foram recolhidos dados relativos às classificações escolares do 3º período do 9º ano de escolaridade, bem como, as habilitações literárias e profissões dos seus progenitores. Para a obtenção dos dados elaborou-se um questionário simples (ver em anexo) elaborado pelo grupo de pesquisa, dirigido a alunos de 10º ano de escolaridade de diferentes escolas da RAM. O seu preenchimento foi supervisionado pelo Director de Turma. .

Sucesso / Insucesso Escolar 3.Metodologia Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade A estratificação do nível socioeconómico da família foi com base: na profissão dos Pais, bem como nas habilitações literárias. Os níveis socioeconómicos denominados no decorrer do trabalho por NSE, ramificaram-se em 4 níveis (adaptado de Saavedra, 2001): NSE1=Profissões não especializadas (operários indiferenciados e equivalentes), cujo nível académico não ultrapassava o antigo Ciclo preparatório. NSE2= Profissões especializadas (serralheiros, carpinteiros, etc.), cujo nível académico poderia ir até ao 9º ano de escolaridade. NSE3= Profissões do domínio dos serviços , empresários e comerciantes, cujo nível académico poderia ir do 4º ano de escolaridade até ao 12º ano. NSE4= Profissões de formação académica superior incluindo professores, economistas, médicos e engenheiros.

Sucesso / Insucesso Escolar 3.Metodologia Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Os dados do presente estudo foram inseridos numa folha de Excel, por duas pessoas distintas de forma a eliminar erros de entrada no computador. Inicialmente realizou-se uma análise exploratória para a averiguar a normalidade das distribuições, identificar possíveis outliers e observar a amplitude das variáveis. Através da utilização do software SPSS versão 14, obtiveram-se as medidas descritivas nomeadamente a média, o desvio padrão (x dp) e os valores máximos e mínimos e análise de comparação de médias (Anova).

4. Resultados Fig. 1 – Disciplina de Português Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Fig. 1 – Disciplina de Português Fig. 2 – Disciplina de Matemática

4. Resultados Fig. 3 – Disciplina de Físico-Química Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Fig. 3 – Disciplina de Físico-Química Fig. 4 – Disciplina de História

4. Resultados Fig. 5 – Disciplina de Educação Física Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Fig. 5 – Disciplina de Educação Física

Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Quadro1 – Nível Socioeconómico 1 NSE Sexo Ef Mat Port FQ HIst NSE1 feminino Mean 3,25 2,75 2,50 3,00 N 4 Std. Deviation 0,500 0,577 0,000 % of Total Sum 3,5% 4,6% 3,6% 3,4% 4,0% % of Total N 4,2% masculino 3,60 2,80 3,40 3,20 5 0,894 0,837 0,548 0,447 4,8% 4,9% 5,6% 5,4% 5,3% De acordo com os valores apresentados no quadro1 (NSE1), constata-se que o sexo feminino apresenta classificações superiores na disciplina de Matemática, disciplina que segundo a literatura se refere ao sexo masculino. O sexo masculino apresenta classificações superiores nas Disciplinas de Português, Físico-Química, História e Educação Física.

Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Quadro 2 – Nível socioeconómico 2 NSE Sexo Ef Mat Port FQ HIst NSE2 feminino Mean 3,63 3,16 3,47 3,32 3,37 N 19 Std. Deviation 0,684 0,834 0,612 0,582 0,496 % of Total Sum 18,4% 21,2% 21,7% 21,4% % of Total N 20,0% masculino 4,14 2,63 2,97 2,80 2,94 35 0,648 0,598 0,618 0,584 0,338 38,6% 32,5% 34,2% 33,3% 34,4% 36,8% De acordo com os valores apresentados no quadro 2 (NSE2), constata-se que o sexo feminino apresenta classificações superiores em todas as disciplinas, excepto na disciplina de Educação Física. O sexo masculino apresenta classificação superior somente na disciplina Educação Física. Os presentes resultados encontram-se de acordo com a literatura, uma vez que o sexo feminino apresenta classificações superiores comparativamente ao sexo masculino.

Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Quadro 3 – Nível socioeconómico 3 NSE Sexo Ef Mat Port FQ HIst NSE3 feminino Mean 3,92 3,31 3,46 3,38 N 13 Std. Deviation 0,954 0,855 0,776 0,650 % of Total Sum 13,6% 15,2% 14,8% 15,0% 14,7% % of Total N 13,7% masculino 4,30 3,10 3,20 3,00 10 0,823 0,876 0,316 0,632 0,471 11,4% 11,0% 10,2% 10,9% 10,0% 10,5% De acordo com os valores apresentados no quadro 3 (NSE3), constata-se que o sexo feminino apresenta classificações superiores em todas as disciplinas, excepto na disciplina de Educação Física. O sexo masculino apresenta classificação superior somente na disciplina Educação Física. Os presentes resultados encontram-se de acordo com a literatura, uma vez que o sexo feminino apresenta classificações superiores comparativamente ao sexo masculino.

Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Quadro 4 – Nível socioeconómico 4 NSE Sexo Ef Mat Port FQ HIst NSE4 feminino Mean 4,25 3,50 3,75 N 4 Std. Deviation 0,500 1,291 1,000 % of Total Sum 4,5% 4,9% 4,6% 4,8% 5,0% % of Total N 4,2% masculino 4,00 3,20 3,40 3,00 5 0,707 0,837 0,447 0,548 5,3% 5,7% 5,8% De acordo com os valores apresentados no quadro 4 (NSE4), constata-se que o sexo feminino apresenta classificações superiores em todas as disciplinas. Os presentes resultados encontram-se de acordo com a literatura, uma vez que o sexo feminino apresenta classificações superiores comparativamente ao sexo masculino.

Sucesso / Insucesso Escolar 4. Resultados Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade Quadro5 – Nível socioeconómico total NSE Sexo Ef Mat Port FQ HIst Total feminino Mean 3,75 3,25 3,40 3,28 3,38 N 40 Std. Deviation 0,776 0,840 0,709 0,716 0,540 % of Total Sum 39,9% 45,9% 44,7% 44,6% 45,2% % of Total N 42,1% masculino 4,11 2,78 3,05 2,96 2,98 55 0,712 0,558 0,607 0,408 60,1% 54,1% 55,3% 55,4% 54,8% 57,9% 3,96 3,20 3,09 3,15 95 0,757 0,799 0,646 0,670 0,505 100,0% De acordo com os valores apresentados no quadro 5, constata-se que o sexo feminino apresenta classificações superiores em todas as disciplinas, excepto na disciplina de Educação Física. Os presentes resultados encontram-se de acordo com a literatura, uma vez que o sexo feminino apresenta classificações superiores comparativamente ao sexo masculino.

Sucesso / Insucesso Escolar 5. Conclusão Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade No NSE1 verificou-se que os meninos apresentaram melhores classificações escolares, excepto na disciplina de matemática. No NSE2 e NSE3 as meninas obtiveram melhores classificações escolares em todas as disciplinas excepto na disciplina de Educação Física, ou seja, nas disciplinas predominantemente femininas, bem como, nas disciplinas predominantemente masculinas.

Sucesso / Insucesso Escolar 5. Conclusão Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade No NSE4 as meninas obtiveram melhores classificações escolares em todas as disciplinas. De acordo com as hipóteses propostas no nosso estudo constatámos que, o nível sócio económico dos alunos parece ser um indicador importante para o Sucesso escolar dos alunos. Provou-se também que as meninas obtêm melhores classificações escolares quando comparadas com os meninos. Relativamente às médias das disciplinas, constatou-se que a média de classificação mais baixa regista-se na disciplina de Matemática e a mais alta em Educação Física.

6. Sugestões para estudos Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 6. Sugestões para estudos Comparação das classificações escolares de alunos que estudam no meio rural e meio urbano. Comparação das classificações escolares de alunos com apoio escolar (explicações) e sem apoio escolar (explicações).

7. Referências bibliográficas Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 7. Referências bibliográficas Corte Real, M. (2004). Leitura e insucesso escolar: percursos de crianças “de risco” – Um estudo de caso. Universidade do Minho. Eurydice (1994). Measures to combat school failure: A challenge for the construction of Europe. Bruxelas: Comissão Europeia. Fernandes, António Sousa “O Insucesso Escolar” in A Construção Social da Educação Escolar, Col. Biblioteca Básica de Educação e Ensino, Edições ASA / Clube do Professor, Rio Tinto, 1991, pp. 187-232. Fontes, C. (2008). Insucesso Escolar. Retirado em Novembro 2, 2008 em http://educar.no.sapo.pt/Insucesso.htm. Formosinho, J. (n.d.). A igualdade em educação.

7. Referências bibliográficas Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 7. Referências bibliográficas Fortier, M., Guay, F. & Vallerand, R. (1997). Self-Determination and Persistence in a Real-Life Setting: Toward a Motivational Model of High Scholl Dropout. Journal of Personality and Social Psychology. 72(5), 1161-1176. Joaquim, A. (2003, Dezembro). Causas do abandono escolar. Jornal da Madeira. Matino, W. (1995). Gender learning practices: Exploring the costs of hegemonic masculinity for girls and boys in schools. Proceedings of the promoting gender equity conference. Camberra: ACT Department of Education and Training, Publications and Public Comunications. Mendonça, A. (2007). A Escola Sob Suspeita. Edições ASA.

7. Referências bibliográficas Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 7. Referências bibliográficas Ponte, J. (n.d.). Matemática: Uma disciplina condenada ao insucesso?. Universidade de Lisboa. Puljak, L., Kojundzic, S. & Sapunar, D. (2008). Gender and Academic Medicine: A Good Pipeline of Women Graduates Is Not Advancing. Teaching and Learning in Medicine, 20(3), 273-278. Saavedra, L. (2001). Sucesso / Insucesso escolar, a importância do nível socioeconómico e do género. Psicologia. 15:1, 67-92. Vieira, C. & Cristóvão, D. (2007). Insucesso Escolar na Universidade de Évora. Évora: Pró-reitoria para a Política da Qualidade e Inovação.

8. questões Questão 1: O que é o insucesso escolar? Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 8. questões Questão 1: O que é o insucesso escolar? Entende-se por este conceito a falência ou fracasso de um projecto, que tem como referência uma instituição escolar (Rangel, 1994 cit. Vieira & Cristovão, 2007). O insucesso escolar é estudado a partir de indicadores de reprovação, repetência e abandono (Vieira & Cristovão, 2007). Questão 2: Causas do insucesso escolar: Família Classificações escolares Professores Currículo escolar Condições físicas da sala de aula Assinale as opções incorrectas

8. questões Questão 3: Diga se é verdadeiro ou falso: Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade 8. questões Questão 3: Diga se é verdadeiro ou falso: No presente estudo no NSE 1 as meninas apresentam melhores resultados que os meninos. Nas conclusões gerais do estudo, constatou-se a disciplina que apresenta melhor média é o Português. No NSE 4 as meninas apresentam melhores resultados em comparação com os meninos.

9. anexos Sucesso / Insucesso Escolar Um Estudo em Alunos da RAM do 9º ano de escolaridade