VOLUNTARIADO: um passo da cidadania Gilma Montenegro Padilha Holanda COLABORADORAS Araguacy Rebouças Simplício Charles Feijó Marchioni Aragão Emmanuela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Assistência Social – COAS
Advertisements

Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
IMPERIALISMO.
O público e o privado na construção do SUS.
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Acesso: 5 pontos para discussão
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 10
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Envelhecer com dignidade:
SPIN - CAMPINAS ITI - Campinas, 22 de Junho de 2001.
O campo da Psicologia no CRAS
GESTÃO DA QUALIDADE NO TERCEIRO SETOR
Transformando a história do câncer infanto juvenil no Ceará
Voluntariado PUCRS Esperanças e Temores 10 de Abril de 2010
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NATAL JUSTINO DA COSTA
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
ONG – AME Associação Missão.
Promover a competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Missão do PGQP 2.
Tema: A Força do Bem.
Assistência a Acidentados
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
Roberta Nunes; Bosco Barbosa
Como Humanizar a Assistência Regina Lúcia Portela Diniz
Voluntariado no Hospital Pequeno Príncipe
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Saudade....
PSICOLOGIA HOSPITALAR
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ – AVHSJ
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Fundação de Atendimento de
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
A ECONOMIA URBANA.
ESTÁGIO NOS POSTOS. Aten ç ão Prim á ria a Sa ú de (APS) Base Organizadora do Sistema Atributos principais Primeiro n í vel de assistência dentro do sistema.
Eixo 1. Democratização do acesso Associação Viva e Deixe Viver – Contadores de Histórias É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
Trabalhando com voluntários
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Infra-estrutura 77 leitos (63 na Internação + 8 de Terapia Intensiva + 6 na Unidade de Transplante de Medula Óssea) consultas/ano internações/ano.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Um proposta de acolhimento
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
“Sonho que se sonha só, é só um sonho
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Superior Técnico em Gestão Ambiental Rio de JANEIRO Abril Curso de Gestão Ambiental.
1º Caminhada Passos que Salvam
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
ÉticaQualidadeInovaçãoResponsabilidade
APRESENTAÇÃO PARA O III CONGRESSO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E SOCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO ALEXANDRE PONTES ARAGÃO Promotor de Justiça.
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
ANÁLISE SWOT 1.
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde do Estado do Ceará Fortaleza – Ceará Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Secretaria da Saúde.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Visão de Futuro na Elaboração de Projetos CADRE Distrital – Experiência Piloto Marcelo D. Haick Rotary Club Santos-Praia Distrito Governador
A Sociedade Civil como agente de mudanças.. Quem Somos: Missão: Acompanhar e participar da criação e implementações de leis que disponham sobre melhoria.
Transcrição da apresentação:

VOLUNTARIADO: um passo da cidadania Gilma Montenegro Padilha Holanda COLABORADORAS Araguacy Rebouças Simplício Charles Feijó Marchioni Aragão Emmanuela Mendes Boaventura Tainá Madeira Barros Pontes FORTALEZA

Voluntário é o autor social e agente de transformação, que presta serviços não remunerado, em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimento. Realiza um trabalho, gerado pela energia de seu impulso solidário e atende não só às necessidades do próximo, como também aos imperativos de uma causa, atendendo, ainda, as suas próprias motivações pessoais, sejam elas de caráter religioso, cultural, filosófico ou emocional. Fundação Abrinc DEFINIÇÃO DE VOLUNTÁRIO

SETOR PRIMÁRIO - Agricultura SETOR SECUNDÁRIO - Indústria SETOR TERCIÁRIO - Comércio/Serviço HOJE SE FALA EM: ONTEM SE FALAVA EM: PRIMEIRO SETOR - Governo SEGUNDO SETOR - Empresas com fins lucrativos TERCEIRO SETOR - Empresas sem fins lucrativos

As Empresas do 3º Setor deverão primar por: Visibilidade e transparência; Missão bem definida; Propósitos compartilhados.

LOCAIS DE ATUAÇÃO Hospital Infantil Albert Sabin - Características Atenção terciária da saúde da criança e do adolescente - Local de atuação do voluntário Cidade da Criança Brinquedoteca Acolhimento

HIAS

LOCAIS DE ATUAÇÃO Hospital São José - Características Atendimento ao paciente portador de doenças infectocontagiosas - Local de atuação do voluntário Enfermaria de crianças

HSJ

LOCAIS DE ATUAÇÃO Núcleo de Atendimento Médico Integrado (NAMI)‏ - Características Atendimento secundário para pacientes portadores de seqüelas motoras e/ou cognitivas Núcleo de psicologia Ambulatório de atenção secundária - Local de atuação dos voluntários Acolhimento Segundo andar – sala de espera Primeiro andar – ambulatório

NAMI

LOCAIS DE ATUAÇÃO Associação Peter Pan - Características Atenção a crianças e adolescentes portadores de neoplasias - Local de atuação dos voluntários Brinquedoteca Sala de aplicação de quimioterapia

APP

LOCAIS DE ATUAÇÃO Lar Torres de Melo - Características Abrigo Atendimento médico e de suporte aos idosos - Local de atuação dos voluntários Sala de recreação com idosos não cadeirantes sob a supervisão da fisioterapeuta da instituição

LTM

LOCAIS DE ATUAÇÃO Hospital do câncer Instituto do câncer do Ceará – ICC - Características Atenção a crianças e adolescentes portadores de neoplasias - Local de atuação dos voluntários Brinquedoteca Acolhimento Casa Vida Pediatria

ICC

O valor da solidariedade cresce na medida em que há correspondência entre o ato solidário e as pessoas que se beneficiam deste ato. Como já dizia O Pequeno Príncipe: "Se eu sei que você vem às quatro, desde as três estarei à sua espera". Não adianta produzir o ato de solidariedade apenas uma vez. O Pequeno Príncipe também dizia:"Você é responsável pelo que cativa".

E assim se passaram 10 anos... De lutas.... De alegrias.... De conquistas.... Éramos 35 voluntários....

E assim se passaram 10 anos... Conquistamos a maturidade com alegria, dedicação e prazer e cada vez mais o direito de ser gente! Hoje somos 426 voluntários! Fazer bem, faz bem! Gilma Holanda Coordenadora do Projeto Jovem Voluntário