Planeando a investigação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva
Advertisements

O campo empírico Amostra e Participantes
A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.
Mestrado em Educação Didáctica da Matemática FCUL-ESELx
Acompanhamento Local de Matemática
BENCHMARKING.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Flávia Tavares Silva Elias
Metodologia de Investigação
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Desastres e desenvolvimento
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Métodos Quasi-Experimentais
Revisitando a investigação em educação
NOÇÕES PRELIMINARES.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Relatório de uma visita de Estudo
2. A Investigação-acção:
Metodologia Científica
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
AnálisE organizacional
Práticas Investigativas
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
O que é o Projecto Eco-Escolas?
AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
CURSOS EFA – NS.
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
Direito Processual Penal As Execuções em Processo Penal Módulo 13.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Direito Processual Penal
Seção de Métodos Seção de Métodos Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Outubro de 2014 Ivan França Junior Faculdade de Saúde Pública Universidade.
Metodologia de Pesquisa
Avaliação de projectos sociais de intervenção
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
(Notas João Filipe Matos, 2004)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Estratégias de Pesquisa (cap. 5 do Martins)
Relatórios de avaliação: orientações para elaboração e apresentação
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Etapas da Pesquisa Científica
A escrita científica / académica A escrita técnica
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Seminário de Pesquisa em Administração
O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.
Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Planeando a investigação (notas)

Framework para planear a investigação Objectivos gerais e propósito Plano de investigação Framework para planear a investigação Objectivos gerais e propósito Como operacionalizar esses objectivos Gerar questões de investigação Identificar constrangimentos Procurar definir um design Focar a investigação Procurar definir a metodologia da investigação Questões éticas

Amostragem / participantes Calendários Recursos Recolha de dados Plano de investigação Audiências Instrumentação Amostragem / participantes Calendários Recursos Recolha de dados Validade and fidedignidade

Representação e relato Plano de investigação Análise de dados Representação e relato (adpt. Cohen, Manion and Morrison, 2000)

Decisões de orientação Design da investigação e metodologia Plano de investigação Decisões de orientação Design da investigação e metodologia Recolha e análise de dados Representação e relato

Decisões de orientação Quem quer a investigação? Plano de investigação Decisões de orientação Quem quer a investigação? Para quem é a investigação? Quem são as audiências? Que poder tem a audiência? Quais são as finalidades e os objectivos? Quais são as prioridades e os constrangimentos? Quais são os calendários? De quem é a investigação? De quem são os dados? Que questões éticas estão envolvidas? Que recursos são necessários?

Design e metodologia de investigação Plano de investigação Design e metodologia de investigação Quais são os propósitos específicos da investigação? Como é que podem ser operacionalizados em questões de investigação específicas? Quais são as questões de investigação? Onde deve estar o foco para que seja possível encontrar respostas às questões?

Como é que as questões de validade e fidedignidade serão abordadas? Plano de investigação Qual é a metodologia fundamental da investigação (survey, qualitativa / interpretativa, etnografia, estudo experimental, estudo de caso, investigação-acção,…)? Como é que as questões de validade e fidedignidade serão abordadas? Que tipo de dados é necessário ter? Donde virão os dados? Onde há dados relevantes?

Como é que os dados serão recolhidos? Quem conduzirá a investigação? Planning research Como é que os dados serão recolhidos? Quem conduzirá a investigação? (adapt. Cohen, Manion and Morrison, 2000)

Como é que os dados serão organizados, processados e analisados? Plano de investigação Análise de dados Como é que os dados serão organizados, processados e analisados? Como é que os resultados da análise serão verificados e validados?

Representação e relato da investigação Plano de investigação Representação e relato da investigação Como representar e relatar a investigação? Qual é a audiência do relatório? Quando escrever e apresentar o relatório? Como apresentar os resultados (escrita, tabelas, ….)? Como apresentar resultados em modos não verbais? processo produto

Plano de investigação Relatar a investigação é algo que não é separado da análise; é uma parte inerente da elaboração de teoria e da extracção de resultados

O design de investigação Plano de investigação O design de investigação O design de investigação é sempre distribuído entre participação (acções, actividades estratégicas, trabalho de campo,…) e reificação (instrumentos, declarações de consentimento, relatório,…)

Há sempre uma certa incerteza inerente ao design e à sua realização Plano de investigação O design e o emergente Há sempre uma certa incerteza inerente ao design e à sua realização As práticas de investigação não são o resultado do design mas sim uma resposta ao design

Decidir sobre o design Identificar os propósitos da investigação Plano de investigação Identificar os propósitos da investigação Identificar constrangimentos e prioridades Planear possibilidades para a investigação Decidir sobre o design