Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR ENDOMARKETING MKT 3 N / Parte 1: FATORES IMPLICADOS NO SUCESSO OU NO FRACASSO DO ENDOMARKETING Prof. Irapuã Pacheco Martins
1.A VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DA INTUIÇÃO Valores, crenças e comportamentos. O que a empresa considera importante.
A estratégia define para onde a empresa quer ir. A cultura define como – e talvez se – ela chegará lá.
Cada empresa tem um tipo de cultura, justamente porque é uma organização de seres humanos. A maioria das empresas não pensa sobre esse tema. Então, a cultura é fazer as coisas sempre do modo como foram feitas.
Algumas empresas tem culturas bem definidas... diferenciadas, que se destacam. Guias para as ações diárias que são reforçadas de diferentes formas, tanto simbólicas como concretas.
Cultura empresarial: conceito em desuso? (rever a essência desse conceito) Relação com lógicas operacionais e controle de custos.
AO CONTRÁRIO: “A hora da cultura acaba de chegar. As empresas com culturas inteligentes, evoluídas... são bem mais competitivas.” A cultura é o pano de fundo para uma perfeita atuação no mercado. Sendo assim, um bom programa de Endomarketing precisa ajudar a consolidá-la através da estimulação e do respeito aos seus valores positivos. EXEMPLO: Valores relativos à RS.
Um dos maiores erros dos profissionais, quando deixam a universidade, é ingressar nas empresas sedentos por implantar os mais variados projetos, preocupados apenas em “fazer”, esquecendo que cada estrutura empresarial possui a sua própria cultura.
O que serve para uma empresa não serve para outra. Em Endomarketing, não existe a famosa “receita de bolo” que pode sair do livro direto para empresa. Existem, sim alguns instrumentos que podem ser copiados, algumas ações que podem ser adaptadas, mas cada caso é um caso e conteúdo jamais será igual.
A verdade é que não se pode negligenciar a experiência e a intuição daqueles que vivem o ambiente da empresa. O aspecto intuitivo tem muito a ver com a cultura e, por isso, talvez seja difícil de ser justificado, avaliado e codificado – exatamente por ser o mais importante.