ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Pesquisa e Produção do Conhecimento
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Dois modos de ler a Bíblia.
ESTÉTICA 1.
Matemática para todos Educação Básica
REVISÃO Comunicação Social.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Teste de Software.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
O trabalho com conceitos em História
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Cristiane jonas Francisconi
A Evolução das Mídias Audiovisuais
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Arte e representação.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Psicologia dos Recursos Audiovisuais
Atribuição de significados
Imagem Linguagem Visual
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Comunicação & Expressão
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
As funções da linguagem
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Por que se desenha.

REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Metodologia do Ensino de Arte
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
A forma de imortalizar a inteligência humana
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A Liderança transformacional
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Filosofia Moderna.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Aprendizagem da matemática
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Transcrição da apresentação:

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Semana 02 ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Objetivo O ensino pela imagem assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio meramente ilustrativo.

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Objetivo Para ser utilizada corretamente como um meio de transmissão de informação é necessário que se saiba “ler” a imagem. A tarefa de “ler” parece fácil, mas na realidade é complexa. O que se verifica é que a maioria das pessoas observa a imagem, e ao olhá-la como um todo, não conseguem dali retirar a mensagem pretendida.

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Objetivo Este é um processo que, como a aprendizagem da escrita e da leitura é demorado, pois consiste na capacidade que um pessoa têm de se expressar através da imagem, e tem como principais objetivos: Educar para analisar e criticar imagens; Educar para combinar e juntar vários tipos de linguagens

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Objetivo Muitas vezes caímos no erro de fazermos uma leitura “espontânea” da imagem, mas a leitura da imagem não é universal, pois confundimos muitas vezes, percepção com interpretação, ou seja, o fato de reconhecermos a imagem não significa que a compreendemos, pois são duas operações mentais completamente distintas.

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Nosso sentido é composto de camadas sucessivas de sentidos e para existir uma leitura correta de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa, onde descrevemos os objetos e a localização espacial dele e a conotativa, onde interpretamos a imagem.

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM Sendo assim, toda imagem é portadora de uma dupla mensagem: uma não é codificada (denotação); e a outra é codificada (conotação), que remete a um determinado saber cultural e seus significados.

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM O que você entenderia nesta imagem?

Semana 02 IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Quando uma imagem acompanha um texto, é preciso reconhecer que a imagem não tem função isoladamente, e sim em relação a um texto.

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Imitativa: quando imita uma aparência do ser ao qual se refere, fornece informações concretas sobre acontecimentos e elementos da realidade em um ambiente inexistente. Pode se apresentar um universo imaginário como acontece com as pinturas ou as imagens de ficção.

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Descritiva: quando detalha essa aparência, a imagem tem por objetivo explicar a realidade através de sobreposição de dados.

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Narrativa: quando situa o ser representado em devir, através de transformações (no estado do ser representado) ou ações (por ele ou nele realizadas);

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Simbólica: quando sugere significados sobrepostos ao seu referente, mesmo que arbitrariamente.

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Estética: quando enfatiza a forma da mensagem visual, ou seja, sua configuração visual valorizando o belo;

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO

IMAGEM E TEXTO Funções das imagens no texto: Expressiva: a imagem revela sentimentos, emoções e valores do próprio autor ou daquilo que representa;

IMAGEM E TEXTO

Semana 02 IMAGEM

IMAGEM Definição A imagem é utilizada cada vez mais como um meio de transmissão de informação, e como tal é necessário proceder-se à alfabetização visual cada vez mais cedo. Hoje em dia, a alfabetização visual, ainda não é realizada da forma mais aprofundada, pois este não é um processo que se constrói de forma rápida.

IMAGEM Resumindo • Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com a vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva onde os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.

IMAGEM Resumindo • Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento de diferentes maneiras às particularidades visuais relacionando- as entre si. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente através do entendimento da linguagem visual.

IMAGEM Resumindo A comunicação de forma visual, existe basicamente para satisfazer a três necessidades primárias: • para que alguém saiba algo; • para que alguém faça algo; • para que alguém aceite algo.

IMAGEM É importante saber: Um dos modelos de entendimento do processo de comunicação baseia-se nos componentes: Emissor ou remetente: aquele que envia ou transmite uma ideia ou sentimento através de uma mensagem (claro que vai ter um receptor); Mensagem: o conteúdo da ideia ou sentimento das informações transmitidas pelo emissor; Receptor: aquele que recebe a mensagem (um grupo) podendo enviá-la de volta ou a outros;

IMAGEM É importante saber: Um dos modelos de entendimento do processo de comunicação baseia-se nos componentes: Canal:  é o meio pelo qual a mensagem será transmitida (cartaz, palestra, tv, revista, internet); Código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos, utilizado para elaborar a mensagem; Contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

IMAGEM Finalizando Toda arte “lida” pelo olhar é conceituada como arte visual, abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prática da estética, seja a estética do belo, do funcional ou do fazer pensar.

Semana 02 COMPREENSÃO ESTÉTICA

COMPREENSÃO ESTÉTICA Estética do grego aisthésis: percepção, sensação, é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do “belo” e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação. Ela é, a anatomia para a mensagem visual.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. São processos e funções com inúmeras conotações: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo. O número de possibilidades desta pergunta mostra a própria complexidade do caráter e do conteúdo da inteligência visual.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis: • Representacional • Abstrato • Simbólico

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como tática potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Se a linguagem pode se comparada ao modo visual, deve-se compreender que não existe uma competição entre ambos, mas que é preciso simplesmente avaliar suas respectivas possibilidade em termos de eficácia e viabilidade.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Esses níveis são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles. Permitem análises, a grosso modo, da criação de mensagens, bem como em termos de qualidade no processo de visão.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Grande parte do processo de aprendizagem é visual e nos permite: • Aprender e identificar todo material visual elementar de nossas vidas; • Aprender e compreender instintivamente; • Aprender intelectualmente a conviver e operar os objetos do mundo complexo.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional • É aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e/ou por experiência própria. • Quanto mais representacional, mais especifica é, ou seja, é uma comunicação forte e direta dos detalhes.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Representacional O processo de abstração ignora os detalhes irrelevantes e enfatiza os traços distintivos. Ao eliminar os detalhes, até se atingir abstração total há 2 caminhos: Simbolismo (significado arbitrariamente atribuído); Abstração pura (sem as referências do meio ambiente).

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico • O vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribuiu significados. • Para ser eficaz, um símbolo não deve apenas ser visto e reconhecido, deve também ser lembrado, e mesmo reproduzido. Não pode, por definição, conter grande quantidade de informações.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Simbólico

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato • A qualidade sinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais básicos e elementares, enfatizando os meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato • A abstração não precisa ter nenhuma relação com a criação de símbolos. • A redução de tudo aquilo que vemos aos elementos visuais básicos também é um processo de abstração, que na verdade, é muito mais importante para o entendimento e a estruturação das mensagens visuais.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato Em termos visuais, a abstração é uma simplificação que busca um significado mais intenso e condensado. Quanto mais abstrata, mais geral e abrangente. Dando ênfase nos meios mais diretos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Abstrato

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo Cada nível tem características específicas que podem ser isolada, mas que não são absolutamente antagônicas. Elas se sobrepõe, interagem e reforçam mutuamente suas respectivas qualidades.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo A Representação é o nível mais eficaz a ser utilizado na comunicação forte e direta dos detalhes visuais do meio ambiente.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo O Simbolismo pode ser qualquer coisa, de uma imagem simplificada a um sistema extremamente complexo de significados atribuídos, a exemplo da linguagem ou dos números. Em todas as suas formulações, pode reforçar, de muitas maneiras, a mensagem e o significado na comunicação visual.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo A Abstração tem sido o instrumento fundamental para o desenvolvimento de um projeto visual. É um processo dinâmico, cheio de começos e falsos começos, mas livre e fácil por natureza.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo O processo de criação de uma mensagem visual pode ser descrito com uma série de passos que vão de alguns esboços iniciais em busca de uma solução até uma escolha e decisão definitivas, passando por versões cada vez mais sofisticadas.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo A princípio, o publicitário /designer vê os fatos visuais, sejam eles informações extraídas do meio, que podem ser reconhecidas, ou símbolos passíveis de definição. Depois, no nível de percepção, o publicitário /designer vê conteúdo compositivo, os elementos básicos e as técnicas.

COMPREENSÃO ESTÉTICA Anatomia da Mensagem Visual Resumindo Se as intenções compositivas originais do criador da mensagem visual forem bem-sucedidas, ou seja, se para elas foi encontrada uma boa solução, o resultado será coerente e claro, um todo que funciona.

Download da Semana 02 www.estudiomultifoco.com.br/ftc