SEMINDE 2014 Polo de Defesa de Santa Maria: o setor de defesa como vetor de competitividade regional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMO SER PREFEITO.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Movimento Alagoas Competitiva
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Fabiano André Vergani
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO

29 de outubro de º WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na UERJ O papel do Sistema FIRJAN/IEL no desenvolvimento da cultura empreendedora.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Julho de 2007.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Reunião Mensal Governança
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Renovação convênio APL TIC ( ) Repasse dos conhecimentos.
Projeto Extensão Produtiva e Inovação COREDE Central e Jacuí-centro 07/11/2014.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
 .
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

SEMINDE 2014 Polo de Defesa de Santa Maria: o setor de defesa como vetor de competitividade regional

1) Informações Socioeconômicas de SM2) Histórico de Ações para o Desenvolvimento3) ADESM 4) PED-SM: Potenciais Polos de Desenvolvimento 5) APLs Metal Centro e CentroSoftware6) Polo de Defesa de Santa Maria Sumário:

Santa Maria:

Informações Socioeconômicas de Santa Maria ¹IBGE 2011 ²FEE DADOS 2011 ³PNUD 2010 FEE DADOS – Fundação de Economia e Estatística IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolviment o

Recursos Humanos QualificadosQualidade de VidaBaixo custo de vida Santa Maria:

8 Instituições de Ensino Superior CRS/INPEMais de 35 mil estudantes universitáriosMais de 400 cursos de graduação e pós-graduaçãoMais de 700 laboratóriosMais de 370 grupos de pesquisa3 Colégios Técnicos, totalizando quase 3 mil alunos Potencial/Diferenciais:

Um Parque Tecnológico – Santa Maria Tecnoparque Três incubadoras tecnológicas 2° maior contingente militar do país, envolvendo exército e aeronáutica; Sede da 3ª DE, 19 organizações militares do EB, um Centro de Instrução de Blindados e maior frota de veículos blindados, sendo reconhecida como a Capital Nacional dos Blindados Uma Base Aérea (BASM) com quatro esquadrões de aviação, primeiro Esquadrão do Brasil a operar ARP/VANT Dois Arranjos Produtivos Locais (APLs) reconhecidos e enquadrados na estratégia do Governo Estadual - de TIC e Metal Mecânico Potencial/Diferenciais:

Histórico de criação de Instituições de Apoio e Eventos Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria 1989 Incubadora Tecnológica de Santa Maria na UFSM 1998 Plano de Ações Estratégicas para o Desenvolvimento de Santa Maria – Coração Valente 2003 Comitê de Empreendedorismo e Inovação Instituto de Planejamento 2005 Associação Parque Tecnológico de Santa Maria º Pavilhão de Inovação da FEISMA Movimento “A Santa Maria que Queremos” 2009

Histórico de criação de Instituições de Apoio e Eventos Agência de Desenvolvimento de Santa Maria 2011 Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais da UFSM Incubadora Tecnológica da UNIFRA Incubadora Social da UFSM 2012 Enquadramento dos APLs Centrosoftware e Metal Centro Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria Inauguração do Santa Maria Tecnoparque Seminário: Demandas do Exército Brasileiro 2013 Instituição do Polo de Defesa de Santa Maria Participação no Polo Espacial do RS (Lançamento do Nanosatélite Brasileiro) Convênio com a AGDI para o Setor de Defesa I Seminário Internacional de Defesa – 17 a 19/

Principais Objetivos da ADESM Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade. Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município e apoiar institucionalmente as empresas já instaladas em Santa Maria. Realizar a coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, viabilizando encontros de pessoas interessadas em debater ideias, estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região.

A Santa Maria Que Queremos

Organograma Assembleia Geral Conselho Superior Diretoria Superintendente Executivo Assessor Administrativo Financeiro Assessor de Comunicação Conselho Fiscal Assessor Técnico Auxiliar Administrativo Associados Fundadores Coordenadores FT/GT Cultura Aeroporto e Plat Log Educação Gestão Pública Segurança Saúde Saneamento Emp., Inovação e Tec. Agronegócio Indústria Mobilidade Urb e Rod Turismo, Com e Serv Economia Solidária Meio Ambiente

Conselho Superior Política Prefeito de SM Presidente da Câmara de Vereadores Deputados c/ domicílio eleitoral em SM durante o exercício do mandato Ex-Prefeitos Um Prefeito da Região Centro. Universidades Reitor da UFSM Reitora da UNIFRA Diretor da ULBRA/SM. Empresarial Presidente da CACISM Presidente da AJESM Presidente do SM Tecnoparque. Militar Comandante da 3ª DE Comandante da BASM Comandante da Brigada Militar Comunitária Coordenador da UAC 4 representantes dos Associados Fundadores 4 representantes dos Associados Colaboradores Presidente do COREDE Central Representação

PED-SM (Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria)

Estratégia para o Desenvolvimento Articulação entre Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Militares e Voluntários da sociedade Incentivar o desenvolvimento de Santa Maria com base no potencial de conhecimento gerado nas IES e vocação militar Fortalecimento dos Potenciais Polos de Desenvolvimento Atração de investimentos de acordo com a vocação do Município

Vetores de Competitividade Cidade Sustentável Polo de Conhecimento Polo de SaúdePolo de Defesa Polo de Turismo Polo de Produção Primária Polo de Meio Ambiente Polo de Economia Criativa

APLs Metal Centro e CentroSoftware

Produtos

- Júlio Kirchhof – (55) Alessander Pavanello – (55) Endereço: SIMMMAE Av. Presidente Vargas, 2135/301. Contatos

Potencialidades Eletrônica embarcada –Monitoramento de seres vivos –Monitoramento de veículos (parâmetros e geo localização) –Microeletrônica (chips) Softwares –Medicina, compras, estoque, ERPs, 3º setor, softwares sob medida Infra –Transmissão de dados, redes, VPNs, Servidores Simulação –Simulação virtual (gamificação / simuladores) –Ambientes de imersão –Mapeamento geo referenciado, visão nível de rua, cenários e simulações Capacitação –CBTs, EaD, entre outros

Como falar conosco Meios de comunicação: Site: Facebook: Gestora executiva: Lia Fernanda / (55) / Local: Santa Maria Tecnoparque – Eixo Secundário 8, 555. Distrito Industrial - Santa Maria/RS - CEP

Polo de Defesa de Santa Maria: Componentes

Realizar ações conjuntas para consolidar Santa Maria como um Polo de Defesa Missão: Que Santa Maria seja reconhecida como um Polo de Defesa, internacionalmente, até 2030 Visão: Polo de Defesa de Santa Maria

Articular lideranças civis e militares para atuarem em parceria nos setores de defesa e segurança Disseminar junto a sociedade a importância do setor de defesa como vetor de competitividade regional Ampliar o número de empresas de Santa Maria no setor de defesa e segurança Ampliar o número de Projetos das IES/ICTs de Santa Maria no setor de defesa e segurança Estimular Políticas Públicas voltadas ao setor de defesa e segurança Consolidar o Santa Maria Tecnoparque como provedor de soluções de defesa e segurança Objetivos Estratégicos

ADESM, AGDI, COMDEFESA/FIERGS e Santa Maria TecnoparqueEstande na LAAD 2015 – VISITE-NOSII SEMINDE – PARTICIPE CONOSCO Veículos Blindados ARP/VANT Simuladores Defesa Cibernética Pequenos Satélites Ciclo de Palestras sobre: Ações Previstas para 2015 a partir do Convênio 002/2014/AGDI/DPC

No Sul do Brasil, no Coração do Estado do Rio Grande do Sul, existe um lugar reservado especialmente para você

Muito Obrigado! (55) (55) Muito Obrigado! (55) (55)