Representação Visual Dyogenes Cost@ ESTUDO DA PERCEPÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Tato É um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatosensorial.
Advertisements

GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Surdez A Educação dos Surdos.
CULTURA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÕES.
Funções Cognitivas Perceção
Visão.
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Movimentos da Psicologia
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA
CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GESTALT.
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Curso de Teoria Musical
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
OS CINCO SENTIDOS.
Faculdade Internacional Signorelli Psicologia das Organizações
Funções Mentais Superiores
PERCEPÇÃO.
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Perceção visual Perceção e Sensação 1º TCMRPP Ana Grilo nº 2
CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Como fazer a leitura de obra de arte?
Percepção PPB Aula.
IUM Aula 09.
Sensação Aula 1.
RECONHECIMENTO DE PADRÕES
Música ELEMENTOS Básicos.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Metodologia Visual Dyogenes PERCEPÇÃO DA FORMA.
Aula 5: Receptores Sensoriais
Funcionamento Global do Cérebro Humano
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
Percepção Humana Eva Bessa.
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
como percebemos, organizamos e interpretamos os estímulos.
Percepção Humana Eva Bessa.
Função dos Produtos Objeto naturalObjeto industrial.
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo.
curriculum vitae 1|27 professora desde ago/2009
Transcrição da apresentação:

Representação Visual Dyogenes Cost@ ESTUDO DA PERCEPÇÃO

Design e percepção Representação Visual Dyogenes Cost@ Relações entre designer percepção; Como o design trabalha a percepção; Conceitos relacionados à percepção;

Percepção Dyogenes Cost@ Origem na palavra grega “aisthesis” Essa palavra também deu origem à estética (“o que é sensível ou que se relaciona com a sensibilidade”)

Percepção Dyogenes Cost@ Função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; Escolas que baseiam sua teoria na percepção: Gestalt, Fenomenologia e Existencialismo

Estudo da Percepção Dyogenes Cost@ Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

Percepção da Realidade Dyogenes Cost@ Imagem Ambígua = Percepção Mutável

Percepção da Realidade Dyogenes Cost@

Percepção da Realidade Dyogenes Cost@ Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.

Percepção da Realidade Dyogenes Cost@ O comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. (ex.: ilusão de ótica e jogos dos 7 erros)

Representação Visual Dyogenes Cost@ As percepções são normais se realmente correspondem àquilo que o observando vê, ouve e sente. Contudo, podem ser deficientes, se houver ilusões dos sentidos ou mesmo alucinações. Técnica do mimetismo Técnica da camuflagem

Fatores da Percepção Fatores Externos = meio ambiente Dyogenes Cost@ Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão, um dos sentidos que fazem parte da percepção do mundo. O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. São vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: Fatores Externos = meio ambiente Fatores Internos = nosso organismo

Fatores Externos Intensidade: sons fortes Contraste: cores intensas Fatores da Percepção Dyogenes Cost@ Fatores Externos Intensidade: sons fortes Contraste: cores intensas Movimento: ação dos objetos Incongruência: diferentes do normal

Fatores Internos Motivação: atenção no que nos motiva Fatores da Percepção Dyogenes Cost@ Fatores Internos Motivação: atenção no que nos motiva Experiência: atenção naquilo que conhecemos (força do hábito).

Princípios da Percepção Dyogenes Cost@ Principio da Figura e Fundo

Princípios da Percepção Dyogenes Cost@ Tendência à estruturação ou princípio do fechamento - tendemos a organizar elementos que se encontram próximos uns dos outros ou que sejam semelhantes; Segregação figura-fundo - explica que percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e mal contornados (por exemplo, um cálice branco pintado num fundo preto); Pregnância das formas ou boa forma - qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras bem formadas. Percebemos mais facilmente as formas simples, regulares, simétricas e equilibradas; Constância perceptiva - se traduz na estabilidade da percepção (os seres humanos possuem uma resistência acentuada à mudança).

Princípios da Percepção Dyogenes Cost@ O triângulo de Kaniza demonstra o princípio do fechamento.

Tipos de Percepção Percepção Visual Percepção Auditiva Dyogenes Cost@ Percepção Visual Percepção Auditiva Percepção Olfativa Percepção Gustativa Percepção Tátil Percepção Temporal Percepção Espacial Propriocepção

Percepção Visual Tipos de Percepção Percepção de formas; Dyogenes Cost@ Percepção Visual A percepção visual compreende, entre outras coisas: Percepção de formas; Percepção de relações espaciais, como profundidade. Relacionado à percepção espacial; Percepção de cores; Percepção de intensidade luminosa. Percepção de movimentos

Percepção Auditiva Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ Em geral, ela possui estruturação, boa-forma, figura e fundo (representada pela melodia e acompanhamento) e os gêneros e formas musicais permitem estabelecer uma constância perceptiva. Entre os fatores considerados no estudo da percepção auditiva estão: Percepção de timbres; Percepção de alturas ou freqüências; Percepção de intensidade sonora ou volume; Percepção rítmica, que na verdade é uma forma de percepção temporal; Localização auditiva, um aspecto da percepção espacial, que permite distinguir o local de origem de um som.

Percepção Olfactiva Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ Percepção Olfactiva Entre outros fatores a percepção olfactiva engloba: Discriminação de odores, que estuda o que diferencia um odor de outros e o efeito de sua combinação; O alcance olfactivo.

Percepção Gustativa Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ Percepção Gustativa O principal fator desta modalidade de percepção é a discriminação de sabores.

Percepção Tátil Tipos de Percepção Percepção de calor; Dyogenes Cost@ Percepção Tátil Entre os fatores presentes na percepção tátil estão: Discriminação tátil, ou a capacidade de distinguir objetos de pequenos tamanhos. (Importante, por exemplo, para a leitura em Braille); Percepção de calor; A percepção da dor.

Percepção Temporal Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ a percepção das durações; a percepção e a produção de ritmos; a percepção da ordem temporal e da simultaneidade.

Envolve a percepção da distância e do tamanho relativo dos objetos. Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ Percepção Espacial Envolve a percepção da distância e do tamanho relativo dos objetos.

Propriocepção Tipos de Percepção Dyogenes Cost@ Propriocepção É a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.