Análise e desenvolvimento de Comunicação e Computação móvel em Sistemas de Automação. Aluno: Gustavo Fernandes Orientador: Adriano Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho elaborado por: Gertrudes, Ana, Vanessa e Adrian.
Advertisements

Computação Móvel (LEEC, MEEC, LEIC, MEIC)
Redes Móveis e Sem FiosComputação Móvel
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Agentes Cooperativos num ambiente dinâmico
Protótipo de Simulador de Elevadores
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Por: Cristina de Fátima Silva
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
TRABALHO DE CONCLUSÃO II PUCRS – Faculdade de Informática
Redes de Sensores Sem Fio Aplicações
Tecnologia.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Redes Sem Fio para Telemedição e Telecomando
Internet e Educação.
Gina Rafael 10ªs Jornadas PORBASE Maio 2006 Biblioteca Nacional
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Dispositivo remoto para monitorização de VOCs
Redes Domiciliares Alunos: Thales de Assis Carvalho
Vehicular Ad-hoc Network Aluno: Sillas Labarba Maciel Moreira
Site Survey para implantação de redes wireless internas
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Internet – Importância e Evolução
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Características de um bom professor de biologia
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
Redes de Banda Larga sem Fios
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Qualidade de Produto de Software
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Posto de Abastecimento Seguro
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia.
Visão Geral de Meios de Transmissão
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Wireless Personal Area Network IEEE
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Introdução a redes Wireless
A História Da Internet & A Evolução
Redes Sem Fio Aula 01.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores.
Globalização.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
ALCANCE E ROBUSTEZ EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIO ZIGBEE SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE OBSTÁCULOS PREDIAIS HELGER A. A. MUÑOZ FILLIPE L. COUTO ADOLFO.
Arquitetura de Redes de Computadores
Tipos de redes de computadores
Sistema de Integração e Gestão de
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
Tecnologia de Informação Aula 8
Redes I: Meios de Transmissão
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em.
Ideologia da mav tecnologia
Etapas da evolução da comunicação humana
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
Transcrição da apresentação:

Análise e desenvolvimento de Comunicação e Computação móvel em Sistemas de Automação. Aluno: Gustavo Fernandes Orientador: Adriano Carvalho

Objectivos Caracterizar as funcionalidades de um sistema de instrumentação e controlo em sistemas de automação Caracterizar as funcionalidades de um sistema de instrumentação e controlo em sistemas de automação Análise e comparação de características tecnológicas em redes de comunicação sem fios Análise e comparação de características tecnológicas em redes de comunicação sem fios Avaliar e identificar campos de aplicação das diversas tecnologias Avaliar e identificar campos de aplicação das diversas tecnologias Especificação de características e desenvolvimento de um nó apropriado a aplicação remota Especificação de características e desenvolvimento de um nó apropriado a aplicação remota Validar resultados atingidos a partir de ensaios experimentais Validar resultados atingidos a partir de ensaios experimentais

Plano e Calendarização FasesDuraçãoCaracterização 1 1 mês Caracterizar as funcionalidades de um sistema de instrumentação e controlo em sistemas de automação 2 3 meses Análise e comparação de características tecnológicas em redes de comunicação sem fios 3 5 meses Especificação de características e desenvolvimento de um nó apropriado a aplicação remota 4 3 meses Validação de resultados e escrita da dissertação

Trabalho realizado Estudo das características tecnológicas e serviço de redes de comunicação sem fios: Estudo das características tecnológicas e serviço de redes de comunicação sem fios: Bluetooth Bluetooth Hiperlan2 Hiperlan2 Zigbee (802.15) Zigbee (802.15) HomeRF HomeRF UWB UWB (WMAN) (WMAN) Caracterização das funcionalidades do sistema de instrumentação e controlo Caracterização das funcionalidades do sistema de instrumentação e controlo

Trabalho realizado Análise da oferta tecnológica de processadores de comunicação a este nível Análise da oferta tecnológica de processadores de comunicação a este nível Análise de Sistemas de Automação neste domínio de aplicação Análise de Sistemas de Automação neste domínio de aplicação Proximidade de nós na rede Proximidade de nós na rede Pequena quantidade de dados a processar Pequena quantidade de dados a processar Meio de comunicação é o ar Meio de comunicação é o ar Análise de soluções existentes no mercado Análise de soluções existentes no mercado

Dificuldades Protocolos de comunicações sem fios muito recentes e ainda sem um standard bem definido. Protocolos de comunicações sem fios muito recentes e ainda sem um standard bem definido. Pouco desenvolvimento por parte das empresas com receio de novos standards. Pouco desenvolvimento por parte das empresas com receio de novos standards. Não unificação do espectro de frequências a nível mundial Não unificação do espectro de frequências a nível mundial Informação muito dispersa tanto pela Internet como por livros e revistas (IEEE e outras) Informação muito dispersa tanto pela Internet como por livros e revistas (IEEE e outras)

Próximos passos Especificação de características e desenvolvimento de uma aplicação remota. Especificação de características e desenvolvimento de uma aplicação remota. Acompanhamento da evolução do mercado no que diz respeito a novos produtos. Acompanhamento da evolução do mercado no que diz respeito a novos produtos. Acompanhamento dos comités de normalização para estar a par de novos standards e melhorias nos actuais. Acompanhamento dos comités de normalização para estar a par de novos standards e melhorias nos actuais. Nó de instrumentação/controlo para aplicação tipo com capacidade em computação móvel. Nó de instrumentação/controlo para aplicação tipo com capacidade em computação móvel.