Escola e Família: quais são suas competências?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Análise crítica a partir da música “Estudo Errado” G. o Pensador
Análise crítica da música “Estudo Errado” G. o Pensador
EMEF JEAN MERMOZ – SÃO PAULO/SP
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Consertando o mundo. Ligue o som..
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Ajude – me!!.
Uma flor especial.
O Quebra-cabeça.
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
Mobilização da Comunidade Escolar
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Motivação e Expectativas
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
Consertando o Mundo....
APRENDIZ DA VIDA!.
Ética e Moral na formação dos filhos
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Trabalhando com Grupos
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Estilos educativos e comunicação
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Mobilizando seus colegas de trabalho
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Formação Profissional e Emprego
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Aprendi Clique.
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
E então? Assustados com o tamanho do desafio? Todos sabemos que, na prática, as mudanças ainda vão consumir muito tempo até serem bem assimiladas. Até.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Os anos das grandes oportunidades
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Escola e Família: quais são suas competências?

Qual seria o verdadeiro papel do professor na família do aluno? O professor não tem papel na família do aluno, mas sim com o aluno. Se esse papel com o aluno for esquecido, o professor acaba investindo energia e tempo em algo para o que não tem competência profissional, e esvazia seu papel legítimo. (Sayão, 2012)

Muitas vezes deparamos com uma criança-problema e descobrimos que a causa maior está na família. Como resolver isso, se os pais dificilmente têm tempo para dedicar à vida do filho ou vir à escola? A escola tem a excelente chance de oferecer uma outra possibilidade a essa criança, e ao fazer isso já está ajudando muito. Se for se envolver com a família, perde essa chance. A família deu um grande passo, ao colocar o filho na escola. (Sayão, 2012)

O pai ou a mãe faz o que pode; eles têm sua vida, a escola não vai conseguir mudá-los. Em educação, nós trabalhamos com a possibilidade de um futuro. Devemos pensar o tempo todo na criança, no aluno, e lembrar que a escola é o lugar da diversidade. Sempre haverá pais que participam mais e outros, menos. A escola tem a obrigação de trabalhar com coletivo, se não ela será só para um grupo muito seleto. (Sayão, 2012)

Como a escola pode estimular a participação das famílias nas lições de casa dos filhos? Para a lição de casa ter sentido, é indispensável que a criança consiga fazê-la sozinha. Se ela precisar da ajuda dos pais, a escola estará apostando na dependência, e não na autonomia. Mas os pais também têm seu papel. A criança não é capaz de dar conta sozinha de todas suas responsabilidades, prefere brincar a fazer lição. Cabe aos pais estabelecer a hora de fazer a lição de casa, ajudar na organização, cobrar... Mas não é seu papel sentar ao lado, ou mesmo ajudar a fazer a lição. (Sayão, 2012)

Que situações podem ser criadas para que de fato as famílias participem do processo pedagógico? O processo pedagógico é da competência da escola. Os pais não têm curso para serem professores de seus filhos. A parceria importante da família com a escola é no sentido de estimular a criança a se envolver ativamente na vida escolar, a ter curiosidade por aprender e interpretar o mundo. Por que o aluno vai para a escola? Com freqüência ele diz “porque meu pai manda”, isto é, não é algo de seu interesse. Então, cabe à escola transformar esse impulso em um gosto pelo saber e pela própria escola. (Sayão, 2012)

E a família, qual é o seu papel? A família tem como responsabilidade à formação ética, moral e mesmo espiritual do indivíduo. Tem que trabalhar a noção de limites e responsabilidades, de deveres e direitos, cada família para seus próprios filhos e procurando respeitar as diferenças que existam entre essas crianças (ou jovens). Até mesmo porque em cada casa há uma história específica, tradições e costumes particulares, um mundo próprio de referências que dão o suporte fundamental para as famílias e são retransmitidos geração após geração. São os pais, por exemplo, que vão ensinar o filho a ser generoso e honesto. Não importa que outras famílias não ensinem isso. (ROSELY)

SAYÃO, R. Família e escola: parceiros ou rivais SAYÃO, R. Família e escola: parceiros ou rivais?. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/revistas/Revista28/PDF/entrevista.pdf. Acessado em 13/05/2012. SAYÃO, R.; AQUINO, J, G. Em defesa da Escola. Campinas, SP: papirus, 2004.