Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
ESCOLA SECUNDÁRIA/3º CEB POETA AL BERTO
Serviço de Psicologia e Orientação
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Estrutura Curricular do Ensino Secundário
Bem Vindo á Contactos Morada: Rua Manuel de Arriaga nº , Faro Telefone: Fax:
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
A Avaliação da Filosofia Uma visão retrospectiva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Escola Secundária da Cidadela – –
Práticas no ensino da língua
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Serviços de Psicologia e Orientação Escola Secundária de Estarreja
* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.
3º Ciclo e Secundário 1º Ciclo 2º Ciclo Todos
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Externato Marista de Lisboa
Elementos de Matemática Avançada
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Escola Secundária de Arganil
Agrupamento de Escolas de Arganil
D. Manuel Ferreira Cabral
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Departamento do Ensino Secundário
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Proposta de Revisão Curricular dos Ensinos Básico e Secundário Maio de 2010 Conselho das Escolas - Grupo de trabalho: Alcides Sarmento Ana Pereira Carlos.
Colégio Manuel Bernardes
AGRUPAMENTO 1 – Dominante Científico- Natural CURSO DE CARÁCTER GERAL
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Colégio Manuel Bernardes
Secretariado de Exames
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
ESTÁGIOS.
Os PCN e o Ensino Médio.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Cursos científico- humaníticos. Ciências e Tecnologias 10º11º12º Português * ** Língua Estrangeira I ou II ou III (1) * * Filosofia * * Educação Física.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário Sociedade Portuguesa de Física Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário Faculdade Ciências da Universidade Porto 11 Jan. 2003

Pontos de convergência Aspectos mais referidos/dúvidas Pareceres recebidos Pontos de convergência Aspectos mais referidos/dúvidas We would like to present you: - the main ideas about the educational system in Portugal at the present moment and The reform that is planned to take place at the Secondary school. And to discuss some issues concerning the Physics teaching, namely: competencies in Physics, relevant to students Assessment teacher training Sugestões de alteração para discussão

Pareceres recebidos Muitas preocupações! Foram-nos enviados pareceres por cerca de 75 Escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o pais. Muitos professores/sócios da SPF enviaram a sua opinião. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination. Muitas preocupações!

Aspectos negativos mais referidos Alunos Opção do curso a seguir no 9º ano - demasiado cedo para decidir! External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos negativos mais referidos Matriz curricular do Curso Geral de Ciências Disciplinas de FQ e BG opcionais Impossibilidade de seleccionar no 12º ano simultaneamente Física e Química, ou Química e Biologia. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos referidos/dúvidas Matriz curricular do Curso Geral de Ciências Poderão existir no mesmo horário alunos de 10º e 11º ano em FQ – entidade turma?! Possibilidade de um aluno frequentar no 12º ano FQ e Física B ou Química, quais os programas? Sem FQ o aluno pode inscrever-se em Física B? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos negativos mais referidos Matriz curricular do Curso Geral de Ciências No 3º ciclo pretende-se interdisciplinaridade entre as CN e a FQ no Secundário uma da disciplina “limita” os conteúdos a leccionar da outra. Numa situação limite - Um aluno pode freqüentar um curso de Ciências tendo apenas Matemática como única disciplina das Ciências exactas?! External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos negativos mais referidos Cursos Tecnológicos Desaparecimento dos cursos tecnológico de mecânica, química (controlo de qualidade) e turismo - áreas do presente e do futuro. Curso tecnológico de química é importante: domínio ambiental e da formação de técnicos de laboratórios industriais e escolares. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos negativos mais referidos Cursos Tecnológicos Curso tecnológico de ordenamento do território e ambiente sem química! Cursos tecnológicos de electrónca, construção civil e informática sem Física (ajustada) no 12º ano. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Preocupações Ingresso Ensino Superior Indefinição da ligação entre os curricula do Ensino Secundário e as condições de acesso ao Ensino Superior. Transferem-se para o Ensino superior competências e objectivos até aqui inerentes ao ensino secundário. As Instituições de Ensino Superior vão começar a dar formação de base (uma espécie de pré-universitário) porque o Ensino Secundário limitou os alunos? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Preocupações Avaliação Exames - Os alunos podem realizar um exame de uma disciplina bienal da componente geral ou especifica (11º ou 12º)! Podem não realizar exame a FQ, BG....Não realizam a Física, Química ou Biologia 12ºano! Porquê exame de Filosofia no 11º ano do Curso Geral? External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Aspectos referidos T.I.C. Sobrevalorização das T.I.C. Introdução das T.I.C. nas outras disciplinas, nomeadamente, nos laboratórios de Ciências. Eliminar as T.I.C. do Secundário, fazer esta formação no Básico. As T.I.C. deverão ter tratamento transversal, e ser obrigatórias na área – projecto. Passar T.I.C. de 4,5h para 3h (no 10ºano).

Sugestões Tecnologias Informação e Comunicação As aplicações informáticas podem ser adaptadas aos conteúdos de FQ. A grande maioria dos nossos alunos possui já conhecimentos significativos da utilização “desgarrada” (sem aplicação nas disciplinas) destas tecnologias. Sugere-se que sejam criadas actividades obrigatórias de utilização das T.I.C. integradas nos programas de todas as disciplinas. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Sugestões Área - Projecto Carga horária excessiva atribuída no 12º ano, poderia ser distribuída pelos 3 anos. No 12º ano os alunos preocupam-se mais com as classificações do que com o desenvolvimento de projectos investigativos. Passar para o 10º e 11ºano. Substituir área – projecto por uma disciplina de carácter experimental. Área - Projecto

Preocupações Disciplinas/programas Hiato entre 9º ano e 11º ano no ensino da FQ, dificuldade na inter-relação de conceitos! A carga horária de FQ é manifestamente reduzida para incluir componente laboratorial obrigatória. Exagero da carga horária da Fil., E.F. e T.I.C. em detrimento de FQ, BG ou GD. Ensino experimental das Ciências, uma vez que a enfatiza-se esse tipo de ensino deveria propor-se uma carga horária para a sua consecução. External assessment consists of final written examinations in the 12th year in most of the subjects responsibility of the Ministry. Final marks in the disciplines are obtained from the weighted average of the marks obtained in the internal assessment, (for the year or years in which the subjects were taught), and the marks obtained in the final examination.

Disciplinas/Programas Sugestões Disciplinas/Programas Físico – Química Biologia - Geologia Mais horas para a formação especifica, FQ e BG obrigatórias no 10º e 11º ano, para além da Matemática. Sugere-se a redução da carga horária da componente geral (T.I.C. + língua estrangeira: 3h + 1,5h) Understand and be able to explore the concepts of science behind matters of “public concern” Renewable energy sources Genetic engineering Transportation of light... (quantum mechanics)

Plano curricular alternativo para o Curso de Ciências e Tecnologias Componente de Formação Disciplinas Carga horária Semanal 10º 11º 12º Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física TIC aplicada à Área de Projecto g) 3 1,5 - Sub - total 13,5 9 Específica Matemática A 1 disciplina bienal b) 1 disciplina bienal c) 1 disciplina anual d) 4,5 Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa e) (1,5) 27 22,5 b) O aluno escolhe uma disciplina entre : Física e Química A Biologia e Geologia c) O aluno escolhe uma disciplina entre: Física e Química A Geometria Descritiva Aplicações Informáticas f) Desenho B f) Economia A f) d) O aluno escolhe uma disciplina entre: Biologia Física B Química Geologia f) Ciência Política f) Literaturas de Língua Portuguesa f) e) Disciplina de frequência facultativa f) Oferta dependente da disponibilidade da escola. g) Esta disciplina incluíria a parceria de docentes de Informática e de uma área relacionada com a formação específica (Técnicas Laboratoriais de Química, Física, Biologia, etc.). Escola Secundária D. Manuel Martins How can we motivate the students to Physics? Maybe dangerous thinks in classes….

Plano curricular alternativo para o Curso de Ciências e Tecnologias Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal 10º 11º 12º Geral Língua Portuguesa Língua Estrangeira I ou II a) Filosofia Educação Física 3 - Sub-total 12 6 Específica 2 disciplinas bienais 4,5 2 disciplinas anuais 13,5 Área de projecto d) Formação Pessoal e Social Educação Moral e Religiosa (1,5) Total 28,5 (30) 22,5 (24) Física e Química A Biologia e Geologia Geometria Descritiva A Biologia Física Química Geologia f) Ciência Política f) Literaturas e Língua Portuguesa f) How can we motivate the students to Physics? Maybe dangerous thinks in classes…. Escola secundária Francisco Rodrigues Lobo

Agradecemos a vossa atenção ! densino@spf.pt