Escola EB 2 e 3 da Trafaria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Decreto Regulamentar 2/2008
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Projecto Educativo de Escola
Escola Secundária Anselmo de Andrade
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas no ensino da língua
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Intervenção psicológica
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Escola Secundária José Afonso (Seixal) AVALIAÇÃO INTERNA Apresentação ao Conselho Pedagógico 27 de Janeiro de 2009 Equipa: Ana Moura, Elsa Teixeira, Helena.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Agrupamento Vertical de Escolas D. Afonso Henriques
RGP – Reunião Geral de Professores Estruturas educativas
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Decreto Lei # 115-A/98 de 4 de Maio
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Função do Professor Articulador
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto Trabalho realizado por: Eva Firme 15471, Joana Alves 16071, Núria Costa 11791, Raquel Machado Análise e Gestão.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Módulo 4 – Legislação desportiva
04.set.14 Diretora – Conceição Fernandes (grupo 220) Subdiretor – Alberto Fernandes (grupo 500) Adjunta – Conceição Cerqueira (grupo 100) Adjunto – Eduardo.
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Transcrição da apresentação:

Escola EB 2 e 3 da Trafaria

História da escola Erigida no espaço de uma antiga fábrica de pólvora, da qual permanece intacta uma chaminé de tijolo situada no seu pátio principal.

Localização da Escola Está localizada na Trafaria Concelho de Almada Distrito de Setúbal Encontra-se implantada na zona periférica da Trafaria (S. Pedro da Trafaria). Em frente a um bairro degradado de grande extensão (bairro clandestino). Numa rua sem saída e completamente rodeada de alta vegetação.

Comunidade escolar Existem alunos de muitas classes sociais - classe média - classe baixa Alunos de diferentes “ etnias” - Angolanos, Cabo Verdianos, Brasileiros, Portugueses,… - Alunos que frequentam o PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação )

Instalações È uma escola muito degradada e que necessita de melhoramentos a todos os níveis, principalmente a nível de aquecimento e de espaços cobertos para os alunos poderem estar. Pavilhão Desportivo sem água quente.

Segurança Alunos A escola não é segura. “ Há os roubos normais” Funcionários A escola é segura, embora tenha os mesmos problemas que todas as escolas Assessor “A segurança da escola depende do meio social envolvente os dos alunos que a frequentam e o meio social aqui é bastante mau”.

Agrupamento Pertence ao Agrupamento da Trafaria: Escola EB 2 3 da Trafaria A Escola EB1 n°1 da Trafaria Escola EB1 nº 2 da Trafaria Escola EB1/JI da Trafaria Escola EB1 de Costas de Cão

Financiamento Câmara Municipal (faculta autocarros para visitas de estudo, muito poucas vezes) Junta de freguesia (reparações de instalações) Orçamento de estado Orçamento de receitas próprias Verbas do Desporto Escolar Entidades particulares

Parcerias - Centro de Emprego - Câmara Municipal de Almada (nas áreas cultural e desportiva) - Segurança Social - Projecto PEETI (Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil)

Crédito de Horas Em função do número de alunos e professores que tem. É usado para aulas de apoio educativo ou para actividades de clubes. Está a ser usado para dar aulas de português a alunos que não têm o português como língua materna (falam maioritariamente crioulo).

Órgãos de Gestão e Administração da Escola

Assembleia 8 elementos 3 docentes de 2º e 3º ciclo 1 docente do Ensino Pré-Escolar 3 docentes do 1º ciclo 1 representante dos funcionários

Conselho Executivo Presidente 2 vice-presidentes: - 1 de 1º ciclo - 1 de Pré-Escolar 2 assessores: - 1 de 2º e 3º ciclo

Conselho Pedagógico Presidente do Conselho Executivo Vice-presidentes do Conselho Executivo Coordenadores de grupos disciplinares Coordenadores de 1º ciclo Coordenador de Pré-Escolar

Conselho Administrativo Presidente do Conselho Executivo Vice-presidente do Conselho Executivo Chefe dos serviços Administrativos

PIEF

PIEF O que é? A medida de excepção que se apresenta como remediação quando tudo o mais falhou.

PIEF Objectivos Favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória a menores e a certificação escolar e profissional de menores a partir dos 15 anos, em situação de exploração de trabalho infantil.

PIEF Destinatários - Menores em situação de exploração de trabalho infantil - Menores a partir de 15 anos para a certificação escolar e profissional - Menores com idades igual ou superior a 16 anos que celebrem contractos de trabalho, para uma qualificação profissional - Menores vítimas das piores formas de exploração

PIEF Nesta escola funcionam 4 turmas PIEF - 2 da Trafaria - 2 do Monte da Caparica É o segundo ano que este projecto funciona Aulas práticas: SABER FAZER

Principais Linhas Orientadoras da Escola Melhoria eficaz O critério da eficácia é aplicável se a escola consegue melhores resultados de aprendizagem para os seus alunos, acrescentando mais valia a esses resultados; O critério da melhoria é aplicável se a escola gere com sucesso mudanças de situações necessárias a uma maior eficácia da escola

Principais Linhas Orientadoras da Escola

Análise ao Plano Anual de Actividades É um plano diversificado As actividades mais correntes são as de Educação Física Há poucas visitas exteriores a nível dos departamentos menos apreciados pelos alunos ( CN, FC)

Apreciação global da Escola Condições precárias Falta de segurança Falta de comunicação entre pessoal docente Comodismo da parte do pessoal docente Empenhamento em recuperar alunos perdidos a nível escolar (PIEF) Escola um pouco esquecida por todos (autarquias, ME,…)

Material Recolhido Projecto Educativo Regulamento Interno Plano Anual de Actividades Entrevista ao Assessor do Conselho Executivo ( Sr. João Ratão) Entrevista ao Chefe dos Serviços Administrativos ( Sr.ª Maria Carvalho) Entrevista aos alunos e funcionários

Licenciatura de Ensino da Trabalho Elaborado Andreia Fonseca nº 13220 Gonçalo Heleno nº 13007 Joana Costa nº 12532 Licenciatura de Ensino da Física e da Química