Literatura : expressão de uma época

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUINHENTISMO.
Advertisements

Trovadorismo Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
Humanismo.
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Arcadismo Século XVIII.
Barroco.
Idade Média Trovadorismo.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Resumex I.O que é literatura?
Literatura Informativa
OS AUTORES DO BARROCO.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Revisão de Literatura MATÉRIA DO 1º e 2º anos.
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
Literatura de informação no Brasil.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Quero dançar contigo a dança da vida!.. Laura Vieira
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Trovadorismo: Local de Produção: Modo de Circulação:
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
Classicismo.
Arcadismo (Neoclassicismo)
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo Séc. XVI.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
O Arcadismo no Brasil.
QUANDO TUDO PARECE ESTAR PERDIDO E ACABADO PARA NÓS OLHE BEM A SUA VOLTA, EXISTE ALGUÉM QUE DEUS JÁ TROUXE E COMO AMIGO AO SEU LADO AÍ ESTÁ SERÁ QUE PRECISAMOS.
Provincialado dos Jesuítas do Brasil Programa de Formação de Lideranças Apostólicas.
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
OLÁ, A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO!
Cronologia dos períodos literários
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Produção literária no Brasil-colônia
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
Poemas Professora Janete.
IFES – Venda Nova do Imigrante
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Arcadismo/Neoclassicismo
Períodos Literários e estilos de época
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
ARCADISMO Introdução.
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Professor: Nilo Jr.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Transcrição da apresentação:

Literatura : expressão de uma época

Trovadorismo Literatura oral para entreter os homens e as mulheres da nobreza Criação de estruturas literárias equivalentes às da relação de vassalagem As cantigas líricas são divididas em: cantigas de amor e de amigo

— "Ó maldito o primeiro que no mundo Nas ondas vela pôs em seco lenho, Dino da eterna pena do profundo, Se é justa a justa lei, que sigo e tenho! Nunca juízo algum alto e profundo, Nem cítara sonora, ou vivo engenho, Te dê por isso fama nem memória, Mas contigo se acabe o nome e glória.

Quinhentismo A Carta é exemplo do deslumbramento do europeu diante do Novo Mundo. Contudo, apresenta informações equivocadas. Em princípio, Caminha se desculpa pela Carta, a qual considera "inferior". O escrivão documenta os traços de terra e o momento de vista da terra (quando se avistou o Monte Pascoal, a que deu-se o nome de Terra de Vera Cruz). Os portugueses seguem até à praia, onde acontece o primeiro contato com os índios, quando os portugueses praticam o primeiro escambo com os índios brasileiros. Menciona-se também o pau-brasil e é narrada a Primeira Missa na nova terra.

Barroco brasileiro Vieira o engenhoso pregador português Os sermões de Vieira ficaram famosos pela argumentação engenhosa e pela retórica perfeita O domínio das palavras garantiu ao jesuíta entrada nas cortes Gregório de Matos teve sólida formação cultural Aborda valores mundanos e as tensões de seu tempo Os poemas satíricos lhe deram fama Ficou conhecido como “Boca do Inferno”

Convenções árcades Bucolismo Pastoralismo Fugere urbem Aurea mediocritas Carpe diem Paganismo Racionalismo Idéias iluministas Idealização amorosa

O Árcade Tomás Gonzaga Os versos de Marília de Dirceu são a razão de seu sucesso literário As liras que compõem essa obra recontam a paixão do poeta pela jovem Maria Gonzaga Dorotéia Nos versos do poema, vemos inúmeras referências ao gado que pasta, aos pastores, à vida tranqüila e natural Nas “Cartas Chilenas” os desmandos morais e administrativos do governador são duramente criticados de forma satírica