Quais os conceitos científicos? E situações?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

“Ecologia quantitativa”
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
Descrever sistema de saúde
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Dinâmica Física da Terra Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais -
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
Literacia científica o que é?
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
IDEIA DE FUNÇÃO VIA CONJUNTOS.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Introdução à Geomorfologia
François Laplantine Liane Trindade
Não percebo nada disto!.
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Nomes: Amanda Stein e Natália Mesquita Turma: 81 Atividade Inter80
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Conhecer a nossa história
Riscos Ambientais Claudia Bittencourt.
A Fisiologia Vegetal e as Células vegetais
Bioquímica.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos  Descrição: Fenômenos físicos, químicos e biológicos (3)
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Estudo da Matéria O que é matéria? Tudo o que existe é matéria que pode ser definida como: TUDO QUE TEM MASSA E OCUPA UM LUGAR NO ESPAÇO (Volume).
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
Segunda parte: Análise sistêmica
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos  Descrição: O campo de estudo das ciências da natureza. (1); Matéria (2)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 9º Ano 1º bimestre/2012
Física Básica Exercícios
Química Profª. Andréia 8º Ano.
MATERIAIS SUAS PROPRIEDADES E SEUS USOS
Perguntas de Modelação
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
O estado gasoso Gases Química.
MODELO CINÉTICO MOLECULAR E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Teoria Geral dos Sistemas
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
TEORIA DE SISTEMAS   .
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
ENEM 2010 Pré-Vestibular Frei Seráfico Ciências da Natureza Biologia.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
Seminário de Química Geral – Cap. 01 Prof. Dr. Élcio Rogério Barrak Universidade Federal de Itajubá Engenharia da Computação 2007 Grupo: Luis Felipe Brum.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
MATÉRIA E ENERGIA MATÉRIA: POR TER MASSA E OCUPAR UM LUGAR NO ESPAÇO,
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
QUÍMICA Propriedades da Matéria || Escola Modelo, Construindo o Futuro!
Unidade I – Situação - Problema A Geologia, os geólogos e os seus métodos Bio-Geo; Unidade I - 1º Lídia Moreira 10ºC.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Universidade Federal de Itajubá Ciência, Economia e Inovação Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Quais os conceitos científicos? E situações? Os conceitos científicos seleccionados para o PISA são expressos em termos de ideias integradoras amplas que ajudam a explicar aspectos do nosso ambiente físico. Os conceitos são amostrados a partir dos temas principais seguintes:

Quais os conceitos científicos? E situações? Estrutura e propriedades da matéria Alterações atmosféricas Mudanças químicas e físicas Transformações de energia Forças e movimento Forma e função Biologia Humana Alterações fisiológicas Biodiversidade Controlo genético Ecossistemas A Terra e o seu lugar no Universo Alterações geológicas

Quais os conceitos científicos? E situações? A definição de literacia científica adoptada no PISA enfatiza a aplicação de processos e de conceitos relativos a problemas e situações do mundo real. Segundo esta, os estudantes que a adquiriram estarão aptos a aplicar o que aprenderam em qualquer situação do seu quotidiano. Uma situação científica significa aqui um fenómeno do mundo real ao qual a ciência pode ser aplicada.

Quais os conceitos científicos? E situações? Domínios de aplicação da ciência foram agrupados em três grandes categorias: Ciência, vida e saúde; Ciência, Terra e ambiente; Ciência e tecnologia.

Quais os conceitos científicos? E situações?