Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10º C “Lixos Residuais e a sua Interacção com os ecossistemas”
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Separação de resíduos e Reciclagem
Índice Introdução Como começou? O que é?
Trabalho Realizado por:
Reduzir – Reutilizar – Recuperar – Renovar – Reciclar
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNO: JUNIOR PROFESSORA JANE
Reciclagem e reutilização
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Jogo do Ambiente.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
O ambiente é de todos Não o vamos destruir.
Resíduos.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Desenvolvimento sustentável.
Trabalho realizado por John Severino
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
Gestão de resíduos perigosos
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
RESÍDUOS.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Miguel Dinis – Luís Falcão – José Pedro - Tiago Marques
Segurança geral e pessoal
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Processo de Reciclagem do Vidro
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Politica dos 3Rs A produção de produtos com uma maior longevidade e durabilidade são condições importantes para a redução.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
A política dos 4 R's Os 4 R's são uma maneira de viver ecologicamente, tentando sempre pensar na natureza através das coisas que fazemos, pois os 4 R's.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
CIPA 2013/2014.
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
RRR Música: “The 3 R’s” – Mitchel Musso.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
RECICLAGEM.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Reciclagem.
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Transcrição da apresentação:

Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE Tecnologias e Ambiente Política dos 3 R´s

A produção em massa, pela quantidade e qualidade de produtos que coloca à nossa disposição, melhora de facto a nossa vida. No entanto a nossa sociedade (“sociedade de consumo”), rapidamente se transformou num consumo excessivo, o que leva consequentemente ao desperdício. Desta problemática, resulta a política dos 3 R´s.

Reduzir Reutilizar Reciclar

Prevenir a produção de resíduos Reduzir Prevenir a produção de resíduos É o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, onde os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento ou eliminação de resíduos são elevados. Só reduzindo a quantidade de produtos comprados e consumidos é que é possível diminuir a quantidade de resíduos existentes.

Como podemos contribuir? Preferir produtos em embalagens familiares em vez de embalagens individuais; Escolher produtos não embalados, recarregáveis (como por exemplo as pilhas) ou que tenham embalagens reutilizáveis ou recicláveis; Evitar utilizar os sacos de plástico fornecidos pelas lojas e levar os nossos próprios sacos para transportar as compras; Evitar produtos descartáveis, de usar e deitar fora; Dizer não aos produtos duplamente embalados. Preferir produtos de produção local, que significam menos transportes, poluição, embalagens e menor consumo de recursos; Escolher produtos mais saudáveis, sem aditivos (corantes e conservantes), com baixos teores de substâncias poluentes ou de agricultura biológica;

Reutilizar Usar de novo Reutilizar é dar novos usos a materiais já utilizados, ou seja, usar algo com um objetivo diferente daquele que era o seu objetivo inicial. Reintroduzir, sem alterações significativas, de substâncias, objetos ou produtos nos circuitos de produção ou de consumo de forma a evitar a produção de resíduos.

Como podemos contribuir? Preferir embalagens reutilizáveis (com depósito); Utilizar as folhas de papel de ambos os lados; Doar roupas e objetos de que já não se necessita; Criar objetos de decoração ou brinquedos com os materiais fora de uso.

Reciclar Contribuir para a deposição seletiva A reciclagem permite transformar um objeto noutro objeto diferente, de modo a ser reintroduzido no ciclo económico como matérias-primas secundárias, poupando nesse processo muitos recursos naturais, matérias-primas, custos de produção e ainda evitar a poluição.

Exemplos de Reutilização Re-pocket é uma cadeira marsupial, estofada a desperdício de algodão. Guarda lateralmente uma espécie de bolso que, numa noite de Inverno, pode ser puxado para fora e funcionar como cobertor. Designers Henrique Ralheta + Miguel Flor

Design aliado à reutilização de Canetas de feltro recicladas, um material que o quotidiano desvaloriza, numa produção manufaturada que torna cada mala numa peça única. Designer Naulila Luis Reaproveitamento de tampas de garrafas de plástico para construção de uma cortina.

Reaproveitamento de garrafas de vidro e outros materiais, para a construção de bancos de jardim. Estrutura de arame e preenchimento vegetal. À medida que o tempo passa, a erva cresce e a cadeira torna-se “almofadada”.

Bancos criados a partir da utilização de cartão.

Cadeira criada a partir da utilização de latas.