O GESTO AUTÔNOMO Bruno Poluceno de Andrade (Bolsista) Dra Marci Fileti Martins (Orientadora) Trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do PIBIC- UNISUL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
06/01/10.
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
Naturalismo O discurso.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
ACONSELHAMENTO.
O QUE SABER.
Ergonomia Métodos e técnicas
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Aula 3 - Coleta de dados métodos observacionais
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Aprendizagem Significativa
Professora: Rosana Santos
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Produção e Analise de Audiovisuais para a Revista Ciência em Curso Trabalho de Iniciação Cientifica da acadêmica Penélope Oliveira de Bortoli Aluna de.
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ST NARRATIVAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO ISCSP 2011/2012 ST Carlos D. Botelho.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Trabalho de conclusão de curso
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Conhecer Conhecimento.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Artes e Artesanato Nomes:Solon,Erica..
Da avaliação ao acompanhamento
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
NAC ESTUDO ACOMPANHADO FORMAÇÃO CÍVICA ÁREA DE PROJECTO.
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Professor Jardson Brito
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Finalidades da pesquisa científica
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa em exposições: o caso do GEENF Martha Marandino Fonte: Texto apresentado no ENPEC A ABORDAGEM QUALITATIVA.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

O GESTO AUTÔNOMO Bruno Poluceno de Andrade (Bolsista) Dra Marci Fileti Martins (Orientadora) Trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do PIBIC- UNISUL

Neste trabalho foram analisados audiovisuais que constituem o conteúdo de uma revista de divulgação científica, digital, produzida na Unisul por uma equipe multidisciplinar, intitulada CIÊNCIA EM CURSO, cujo endereço eletrônico é: e mais especificamente o caderno dessa revista intitulado FEITO A MÃO, que busca divulgar experiências empíricas nos locais de sua produção, ou seja, em núcleos artesanais de comunidades catarinenses.:

Nosso objetivo foi observar a relação que há entre o método documental utilizado na realização dos vídeos, com as temáticas abordadas. Esse método constitui-se de um modo informal por meio do qual se estabelece a relação entre o entrevistado e o entrevistador.

O trabalho foi realizado a partir do acompanhamento da produção do material audiovisual, desde as gravações, passando pela edição, até o visionamento do material finalizado. Ver vídeo:

O dispositivo é frequentemente o mesmo: uma conversa acaba por converter-se numa demonstração da produção artesanal destes núcleos, o que faz com que o espectador acesse, num mesmo bloco de imagens, a exposição das expectativas e iniciativas de certos individuos e também às ações materiais que concretizam tais expectativas e iniciativas.

A partir da observação percebeu-se, primeiramente, que os temas que foram tratados a partir de entrevistas informalizadas, e que constituem o Caderno FEITO A MÃO, eram relativos ao conhecimento não científico, mas que constitui uma produção de riqueza pautada na relação íntima do produtor com o meio social e a comunidade, muitas vezes, familiar.

Contrariamente ao que assistimos na produção televisiva habitual, onde o papel delegado ao texto é invariavelmente excessivo, tonitruante, exaustivo e finalmente redundante, a fala exerce nesses vídeos um papel de duração.

Concluímos, então, que a forma documental informal produz um efeito discursivo interessante, pois acaba por espelhar os artesãos aos realizadores, isso porque os próprios pesquisadores acabam tendo que passar por experiências que se assemelham sobremaneira à percepção empírica de fatos científicos, como na própria produção artesanal. Há uma relação de continuidade entre o que se está registrando e a forma do registro. Um contato e um reflexo, despojados e destituídos de a priori, que não são, justamente, nem o da consciência científica, nem o do modelo de mídia.

Para futuros trabalhos a pesquisa poderá explorar ainda mais essa possibilidade de utilização do vídeo documental para a divulgação de ciência e cultura.

O foi realizado a partir do acompanhamento da produção do material audiovisual, desde as gravações, passando pela edição, até o visionamento do material finalizado. Ver vídeo