ATLAS Dep. de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ATLAS Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003 Realizado por: José Luís Silva José Miguel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Departamento de Electrónica Industrial
ANÁLISE DE TENSÕES EM ENGRENAGENS 3
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
CONSTRUÇÃO DE IMAGENS:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
Cuidado com a escolha das cores 8051 Sensores C.Vídeo Motores RS-232 TCP/IP Mãe Remoto.
Resistência dos Materiais Equilíbrio dos Corpos Deformáveis
Programa de Navegação e Comunicações para um Robot Móvel
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Índice Concepção do Mecanismo Projecto do Mecanismo Resultados Finais
universidade de aveiro
Disciplina de Projecto 2003/2004 ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Autores: Luís Rêgo Renato Barbosa Orientadores:
Um Robot com Visão Orientado para Provas de Condução Autónoma
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003
Departamento de Engenharia Mecânica Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Paulo Milton Bastos Santos
Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Universidade Federal da Bahia – UFBA
5ª aula - Actuadores Copyright 2000, Jorge Lagoa.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
CONTEUDO ROBÓTICA MÓVEL 1.1. Percepção Sensores do Nomad XR4000
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
Motores de Combustão Interna
Material de Apoio Corpo Rígido.
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Universidade de Aveiro Luís Rodrigues. Objectivos Identificar, localizar e manipular objectos de forma toroidal de diferentes tamanhos dispostos de forma.
Objectivos Implementação de um sistema de controlo no ATLASCAR Implementação de um sistema de navegação autónoma: Navegação assistida Manobras de navegação.
Sistema de Monitorização da Condução de um Automóvel
Movimentos sob a acção de uma força resultante constante
CONSTRUÇÃO DE IMAGENS:
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Raquel Ramos Pinho, João Manuel R. S. Tavares, Miguel Velhote Correia
Equilíbrio de um corpo extenso
Pedro Mendes Nº MONITORIZAÇÃO INTELIGENTE DA ATUAÇÃO HUMANA NOS PEDAIS DE UM VEÍCULO Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Laboratório.
Prof. Eng. Francisco Lemos Disciplina: Mecânica Geral
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Extensão e optimização do Sistema Robótico MecHex Maia & Ferreira Projecto de Automação 2001/2002 Departamento de Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Aula 8 Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – INPE/MCT CENTRO REGIONAL SUL DE PESQUISAS ESPACIAIS – CRS/CIE/INPE - MCT OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL – OES/CRS/CIE/INPE.
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
Transcrição da apresentação:

ATLAS Dep. de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ATLAS Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003 Realizado por: José Luís Silva José Miguel Gomes Orientado por: Prof. Dr. Vitor Santos

ATLAS O objectivo principal é o desenvolvimento de um robot móvel para competir na classe de Universidades e Institutos politécnicos do Festival Nacional de Robótica – ROBOTICA2003. A tarefa principal é a de seguir um percurso em forma de estrada com diversas perturbações como cruzamento, passadeira, semáforos, ou túnel. Objectivos:

ATLAS - Dimensões e geometria da pista; - Visão artificial; - Obstáculos a ultrapassar: Regulamento: Passadeira Semáforos Linhas da pista Túnel Parque de estacionamento

ATLAS -Concepção; -Estrutura e componentes mecânicos; -Percepção; -Controlo. Problemas principais:

ATLAS Sistema de tracção e direcção comum: - Direcção e tracção realizada por dois motores (diferença de vel. angulares) - Maior manobrabilidade - Possibilidade de girar 360º sobre si próprio - Maior limitação na distribuição do peso (momentos de inercia). Sistemas de tracção e direcção: Motor 1 Motor 2 Roda livre

ATLAS - Obriga à utilização dos motores de tracção e direcção no mesmo eixo. - Solução abandonada face aos nossos objectivos ao nível concepcional. Motor de tracção Motor de direcção - Sistema de tracção e direcção na mesma roda:

ATLAS - Mecanicamente mais complexo - Obriga ao uso de um diferencial mecânico - É uma ideia inovadora neste tipo de concurso - Mais aliciante devido ao desafio imposto - A direcção é feita à frente - Permite uma distribuição de peso mais flexível - Sistema de tracção e direcção independentes: Diferencial mecânico Direcção

- Forma (circular, ovalada, quadrada, hexagonal); - Estética (beleza); - Dimensões físicas do robot (largura da pista e momentos resultantes); - Centro de massa (abaixamento em relação ao solo). Geometria e design do robot: ATLAS

- Madeira (pisos); - Alumínio com ligações soldadas (estrutura); - Material compósito (casquilhos e calços); - Aço (suportes do diferencial); - Zinco, nylon e acrílico (suportes). Tipos de materiais utilizados e estrutura:

ATLAS - prioridade de localização do diferencial; - minimização do espaço disponível; - localização do centro de massa. Disposição dos componentes:

Componentes e acessórios: ATLAS - Fonte de alimentação ATX AC/DC; - Power inverter DC/AC; - Botão de emergência.

ATLAS O motor da direcção é um motor passo-a-passo: - Disponibilidade imediata do material. - Facilidade no controlo do deslocamento angular, tanto em malha aberta como em malha fechada. - A direcção é executada por um sistema de correia/roda dentada com uma relação de 1:2. Na questão da escolha do motor de tracção foi feito um estudo prévio para estimar a potência e binário necessários. Escolha dos motores: Como inputs temos (valores previstos): - Massa =30Kg - Vel. Max = 2m.s -1 - Aceleração = 1m.s -2 - rodas tracção = 160mm

ATLAS Determinamos o número de rotações por minuto à saída: Sistema de forças aplicadas ao robot: Determinação do binário e potência necessária: Com base nestes resultados, o motor escolhido foi o MAXON RE40: - Potência debitada (150W a 7580r.p.m.) - Binário do motor (181mN.m) - Caixa redutora 1:15 (redução total=1:30)

ATLAS SENSORES: Percepção: - Webcam

- Sensor da passadeira - Sensor de passagem no túnel - Sensores dos semáforos SENSORES: ATLAS

- Suportes ESPELHOS CONCORRENTES: - Sistema de afinação - Perspectiva das imagens obtidas - Alargamento do ângulo de visão

Controlo: ATLAS CONTROLO DA DIRECÇÃO: - Motor passo-a-passo - Transmissão 1:2 - Servostepper - Potenciómetro

CONTROLO DA TRACÇÃO: - Motor Maxon RE40 (150W) - Transmissão - Servocontrolador ATLAS

ALGORITMOS DE NAVEGAÇÃO: - Aquisição da imagem - Divisão da imagem ao meio - Análise das duas imagens - Cálculo do Vref

Sistema de Processamento e Interface: ATLAS - Celeron a 700MHz MB de memória RAM - Labpc+ - Microsoft Windows 2000 Pro - MatLab VFM

Participação no Festival: ATLAS - 1ª Ronda – 3º Lugar com 98 s; - 2ª Ronda – 7º Lugar com 546 s; - 3ª Ronda – 3º Lugar com 238 s; - Classificação final – 4º Lugar com 882 s. RESULTADOS OBTIDOS:

VIDEO 1 ATLAS

VIDEO 2 ATLAS

VIDEO 3 ATLAS

Nova abordagem de Navegação: ATLAS - Nova colocação da webcam - Alargamento do campo de visão - Sistema preditivo - Cálculo da trajectória

Conclusões e Elementos Mais Marcantes: ATLAS - No global, a solução construtiva mostrou-se até ao momento apropriada aos objectivos iniciais. - Limitações na percepção e software associado. - Os espelhos concorrentes permitiram maior campo de visão. - O diferencial mecânico só apresentou até ao momento dois inconvenientes: o peso e as folgas. ELEMENTOS MAIS MARCANTES - Estrutura em alumínio soldado - Uso de diferencial mecânico - Unidade robusta de controlo de direcção (servostepper) - Sistema de percepção baseado em espelhos concorrentes

Agradecimentos: - Prof. Dr. Vítor Santos - Eng. António Festas - A todos os nossos colegas ATLAS - Eng. Ricardo Jorge

ATLAS OBRIGADO