PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Hotel 5 Hotel de Congressos Análise da Estratégia
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I
ZA Importância da Criação de Empresas como Factor de Desenvolvimento Local e Regional: yÁreas de Localização Empresarial: Apoios e Iniciativas Luís Cavaco.
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
MARKETING TERRITORIAL E TURÍSTICO
Definição do sector de Touring
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TURISMO EM PORTUGAL.
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
PARQUE URBANO DE PAÇOS DE FERREIRA
Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
ECOTURISMO O Marketing Turístico:
Agenda 21 de Aljezur AGENDA 21 DE ALJEZUR Maria Antónia Figueiredo | Câmara Municipal de Aljezur Março, 2010 Carlos Alberto Cupeto.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Os fatores de competitividade regional
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
2013/ º06 Parque Aquático - Braga Trabalho de: André Borges
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Trabalho realizado por: Lia Sales Francisca Cachôpo Nazaré Rosado Marta Matias Sónia Vicente.
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Multifuncionalidade do Espaço Rural
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Resumo Biográfico Passado & Presente Professionalism Problem Solving
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
Centro de Congressos da Madeira, 8 de Maio de 2009 Ordem dos Economistas – D.R. Madeira III Conferência Anual do Turismo Painel: Transporte Aéreo.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
Pode a Sustentabilidade Contribuir para a Afirmação do Território? Carlos Brito Viana do Castelo | 25 de Novembro de 2010.
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Transcrição da apresentação:

PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM Natureza e História no Alentejo Litoral Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

SITUAÇÃO ACTUAL Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

ESTRUTURAR UM DESTINO TURÍSTICO MISSÃO DO PLANO ESTRUTURAR UM DESTINO TURÍSTICO DESENVOLVER UM SISTEMA DE ACTIVIDADES DE TURISMO E LAZER VALORIZAR OS RECURSOS E IDENTIDADES LOCAIS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES DO FUTURO Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

VISÃO DE FUTURO Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

OBJECTIVOS GERAIS DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO CRIAÇÃO DE EMPREGOS GERAÇÃO DE RENDIMENTOS QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO QUALIDADE AMBIENTAL EQUIPAMENTOS E ACTIVIDADES DE LAZER DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTABILIDADE PRESERVAÇÃO DA AUTENTICIDADE LOCAL DURABILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

FACTORES DE ESTRUTURAÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO Atractivos fortes e singulares que motivem a deslocação e a estada das pessoas Actividades que preencham os tempos livres Capacidade receptiva em alojamento e restauração Outras facilidades em infraestruturas, equipamentos e serviços de apoio Acessibilidade em boas condições de comodidade Imagem e notoriedade com elevado nível de reconhecimento nos mercados Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

TEMAS-CHAVE DA ESTRATÉGIA TURÍSTICA No interior do sistema turístico local: Foco para desenvolvimento de produtos Cobertura territorial Alvos de mercado Na envolvente do sistema turístico local: Integração regional Posicionamento e Marketing Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

EIXO 1 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EIXO 2 - DINAMIZAÇÃO DE EVENTOS EIXOS ESTRATÉGICOS EIXO 1 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EIXO 2 - DINAMIZAÇÃO DE EVENTOS EIXO 3 - MARKETING EIXO 4 - FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EIXO 5 - APOIO AO INVESTIMENTO EIXO 6 - SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO TURÍSTICA Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

FOCO PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PATRIMÓNIO CULTURAL Animação Cultural Gastronomia NATUREZA E PAISAGEM Turismo de Natureza/Ecoturismo TURISMO EM ESPAÇO RURAL SOL MAR E PRAIA CLIMA E SAÚDE SÉNIOR ANIMAÇÃO TURÍSTICA Cavalos Golfe Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

Roman Bath Originally aired the week of February 22, 2000 Many of the Roman Empire's best- known engineering feats were first used in their bathhouses: vaulted roofs, watertight concrete, and elaborate plumbing and heating systems. In the hills of Turkey, a team of engineers, historians, archaeologists, and local craftspeople build a working Roman bath. The challenges they face--from cracking tiles and leaky tubs to heavy rains--require cooperative problem-solving along the way.

ECOTURISMO

MOINHOS - MOLINOLOGIA - CICLO DO PÃO

AZULEJOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA VERDEMAR - TURISMO RURAL COM QUALIDADE

ESTRATÉGIA TERRITORIAL 1 - Santiago do Cacém Vila Nova de Stº André Costa de Stº André 2 - São Domingos Campilhas Fonte Serne Cercal 1 3 3 - Ermidas do Sado Mimosa Alvalade Daroeira 2 Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

ALVOS DE MERCADO Grande Lisboa Recreio e Lazer Turismo Cultural, de Natureza e Rural Escolas Programas Especiais de História e Natureza Turistas alojados em Tróia e outros no Alentejo - Litoral, Évora, Beja ... Mercados Sénior do Norte da Europa para estadas longas No contexto promocional Região Alentejo: Mercado espanhol - Extremadura ... Mercados externos - Alemanha, Holanda ... Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

INTEGRAÇÃO REGIONAL Estimular complementaridades e alargar corredores e raios de acção no Alentejo Alentejo Litoral como espaço privilegiado de integração - ordenamento turístico concertado com Grândola, Alcácer do Sal, Sines e Odemira Estimular relação de corredor com greenway Tróia-Santiago (E.N. 261) Promover a gestão estratégica do destino turístico Alentejo Litoral Maio 2002 Manuel Reis Ferreira

POSICIONAMENTO E MARKETING Santiago do Cacém tem dificuldades de posicionamento e grande défice de imagem Marca regional “ALENTEJO” é uma umbrella que abriga realidades diversas Extensão de marca - “LITORAL” Posição diferenciada: NATUREZA E HISTÓRIA Maio 2002 Manuel Reis Ferreira