VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

A reforma & a contra reforma religiosa
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Características Gerais
O Renascimento Trabalho Realizado por: André Branco nº1
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Renascimento Cultural
A arte renascentista História.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A Arte do Renascimento.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
REFORMA RELIGIOSA.
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Prof. Everton da Silva Correa
Um Cientista na Terra da LUZ
O homem no centro do mundo
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Reforma protestante e contrarreforma católica
RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
O Renascimento XIV - XVI
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Algumas considerações
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
RENASCIMENTO CULTURAL
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
Minidicionário Aurélio.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Renascimento.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
RENASCIMENTO CULTURAL
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano) Descrição: Apresentação sobre o Renascimento e a Reforma, matéria de 8º ano. As perguntas estão nos diapositivos 2 e 3. Cada item de verificação tem uma hiperligação, clicando na pergunta vê-se a sugestão de resposta ou informação sobre a questão , depois de consultada a resposta basta clicar no diapositivo para voltar aos diapositivos 2 ou 3. Obs.: Esta apresentação não esgota todos os assuntos possíveis pelo que se sugerem outras leituras como por exemplo de manuais do 8º ano (os conteúdos sobre a Expansão). Votos de um bom trabalho! Luís Soares

O que foi o Renascimento? Onde surgiu o Renascimento? Quais os fatores que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico da Itália? Distingue Teocentrismo de Antopocentrismo. Para além do Antropocentrismo, apresenta outras caraterísticas do Renascimento. Qual a importância da invenção da imprensa (Gutenberg)? Distingue a teoria geocêntrica da teoria heliocêntrica. Qual a principal fonte do conhecimento para o Homem Medieval? Quais as principais fontes do conhecimento, do saber, para o Homem do Renascimento? Destaca alguns dos maiores cientistas do Renascimento e a área em que se destacaram. Destaca alguns dos escritores mais importantes do Renascimento.

12. O que são mecenas? 13. Destaca os três principais centros artísticos do Renascimento. 14. Quais as principais caraterísticas da arquitetura renascentista? 15. Refere as principais características da escultura renascentista. 16. Refere as principais características da pintura renascentista. 17. Refere os principais motivos utilizados no estilo Manuelino. 18. Analisa a crise na Igreja Católica nos séculos XIV a XVI. 19. O que é a Reforma? 20. Pergunta: A questão das indulgências marcou o início da Reforma Protestante. O que são as indulgências? 21. Compara os princípios defendidos pelas igrejas católica e luterana. 22. O que foi a Contra-reforma? 23. Quais as instituições criadas ou reorganizadas pela Igreja Católica para combater o protestantismo? 24. Quais as principais consequências do Index e da actuação da Inquisição em Portugal.

Pergunta: O que foi o Renascimento? O Renascimento: Movimento cultural dos séculos XV e XVI caracterizado pelo regresso aos valores estéticos e literários da Antiguidade Clássica.

Pergunta: Onde surgiu o Renascimento? R.: Surgiu em Itália (Florença) e acabará por se difundir um pouco por toda a Europa

Pergunta: Quais os fatores que contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico da Itália? A riqueza das cidades italianas; A prática do mecenato; A fixação na Itália de numerosos sábios gregos e bizantinos; A presença de prestigiadas Escolas artísticas e Universidades; A presença de vestígios e monumentos greco-romanos.

TEOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO Pergunta: Distingue Teocentrismo de Antopocentrismo. TEOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO Antropocentrismo significa o Homem no centro. Esta conceção valoriza o Homem e as suas ações. O Homem tudo pode conhecer e explicar. Teocentrismo significa deus no centro. Nesta conceção o Homem é um ser inferior dependente da vontade de Deus e toda a sua vida é comandada pela Igreja.

O Humanismo – “o homem é a medida de todas as coisas”. Pergunta: Para além do Antropocentrismo, apresenta outras caraterísticas do Renascimento. O Humanismo – “o homem é a medida de todas as coisas”. O Classicismo – inspiração nas formas da arte greco-romana; O Espírito crítico (racionalismo) – recusa do saber livresco e do dogmatismo e preocupação com o equilíbrio, harmonia, proporção, simetria. O naturalismo - nova visão da natureza baseada na observação e na experiência

Pergunta: Qual a importância da invenção da imprensa (Gutenberg)? R.: Produção de livros em grande quantidade a preços reduzidos, mais baratos.

Pergunta: Distingue a teoria geocêntrica da teoria heliocêntrica. A teoria geocêntrica afirma que a Terra é o centro do universo e que o sol e os outros planetas giram à volta dela. É a teoria defendida pela Igreja. A teoria heliocêntrica afirma que o sol é o centro do universo e que é a terra e os outros planetas que giram à sua volta. Esta teoria era defendida por Galileu Galilei que por causa disso foi preso, julgado e obrigado a negar a teoria que fendia. Teoria geocêntrica Teoria heliocêntrica

Pergunta: Qual a principal fonte do conhecimento para o Homem Medieval? R.: Os ensinamentos dos autores clássicos aceites pela Igreja (por exemplo o geocentrismo fora estabelecido por Ptolomeu na Antiguidade e a sua teoria era aceite e reconhecida como a verdadeira pela Igreja).

Pergunta: Quais as principais fontes do conhecimento, do saber, para o Homem do Renascimento? R.: Fontes do conhecimento para o Homem do Renascimento: A curiosidade O espírito crítico A razão A observação A experiência

Áreas do saber que registaram grandes progressos: Pergunta: Destaca alguns dos maiores cientistas do Renascimento e a área em que se destacaram. Áreas do saber que registaram grandes progressos: ASTRONOMIA – Nicolau Copérnico formula a teoria heliocêntrica, apoiada por Galileu Galilei; MEDICINA – destaque para a dissecação de cadáveres e para os estudos de Vesálio na circulação do sangue e de Leonardo da Vinci na anatomia humana; MATEMÁTICA – onde se distinguiu Pedro Nunes com O tratado da esfera; GEOGRAFIA – onde se destacou Duarte Pacheco Pereira; BOTÂNICA – onde se destacaram Garcia de Orta e D. João de Castro.

Pergunta: Destaca alguns dos escritores mais importantes do Renascimento.

Pergunta: O que são mecenas? R.: São homens ricos e poderosos que apoiam as artes e os artistas. A ação exercida pelos mecenas chama-se: mecenato. Grandes mecenas: Papa Júlio II (Roma? Papa Leão X (Roma) Lourenço de Médicis (Florença)

séc. XV- “Quattrocento” FLORENÇA séc. XVI- “Cinquecento” Pergunta: Destaca os três principais centros artísticos do Renascimento. Por motivo da acção dos mecenas, desenvolveram-se vários centros artísticos, entre os quais se destacam: séc. XV- “Quattrocento” FLORENÇA séc. XVI- “Cinquecento” 1ª metade-ROMA 2ª metade-VENEZA

Pergunta: Quais as principais caraterísticas da arquitetura renascentista? R.: As principais caraterísticas da arquitetura renascentista são: A Horizontalidade; Balaústre Cornija Friso O Classicismo Arco de volta perfeita Abóbada de berço Cúpula Frontão Ordens A Simetria Repetição dos elementos arquitectónicos em ambos os lados a partir de uma linha central

R.: As principais características da escultura renascentista são: Pergunta: Refere as principais características da escultura renascentista. R.: As principais características da escultura renascentista são: retoma a tradição romana das estátuas equestres; representação do nu; realismo; utilização de esquemas de composição geométrica, com especial preferência pela pirâmide; interesse pela figura humana; rigor anatómico; muita expressão; harmonia; proporção; f) b) d) a)

R.: As principais características da pintura renascentista são: Pergunta: Refere as principais características da pintura renascentista. R.: As principais características da pintura renascentista são: utilização da pintura a óleo [invenção flamenga do século XV atribuída aos irmãos Van Eyck] sobre tela [também ela uma invenção renascentista]; descoberta da terceira dimensão graças: b1) à aplicação das leis da perspectiva; b2) à gradação das cores, sfumato; c) adopção de esquemas geométricos, especialmente o piramidal; simetria; equilíbrio; temas diversificados: religiosos, da mitologia greco-romana e do quotidiano; o nu; o jogo claro escuro; inserção da natureza nas pinturas: rochas, plantas, rios, montanhas, lagos...; expressão de sentimentos; espontaneidade dos gestos; verosimilhança dos panejamentos e dos cenários (os panejamentos são as roupas que vestem as imagens). Sandro Botticelli, O nascimento de Vénus (Florença) Sandro Botticelli, A sagração da Primavera Leonardo da Vinci, Mona Lisa

Pergunta: Refere os principais motivos utilizados no estilo Manuelino. R.: O estilo manuelino utiliza… os símbolos de D. Manuel I: a cruz de cristo e a esfera armilar; motivos vegetalistas: troncos, raízes e folhagens; motivos ligados ao mar: cordas, conchas; esfera armilar cruz de cristo cordas troncos, raízes

Pergunta: Analisa a crise na Igreja Católica nos séculos XIV a XVI. Conflito entre o poder temporal e o poder espiritual (Grande cisma do Ocidente 1378-1418); Qual as principais críticas feitas ao clero? » serem um mau exemplo; » terem uma vida de vícios; » terem-se afastado de Deus; Quais as principais críticas feitas ao clero, na pessoa do Papa? » ter uma vida excessivamente mundana: tem filhos, tem amantes... » a corrupção; » a ambição; » O luxo; O descrédito da Igreja era devido: ao luxo e à riqueza ostentada pelos representantes de Cristo na Terra; à ambição manifestada por muitos membros da Igreja; à vida de corrupção e à imoralidade levada por muitos elementos do clero; à ignorância do clero; ao formalismo religioso (havia vontade de renovação da Igreja);

Pergunta: O que é a Reforma? A Reforma, entendida como a Reforma protestante foi um movimento religioso de renovação da Igreja católica iniciado por Lutero no séc. XVI e que conduziu à divisão da Igreja Católica Romana, ficando esta por um lado e várias igrejas reformadas, ditas protestantes, por outro: Luterana, Calvinista e Anglicana. Lutero Igreja Luterana Henrique VIII Igreja Anglicana Calvino Igreja Calvinista

Pergunta: A questão das indulgências marcou o início da Reforma Protestante. O que são as indulgências? Indulgências – Consistem na compra do perdão dos pecados. A venda foi pregada pelo Papa Leão X, destinando-se o dinheiro às obras da Basílica de S. Pedro; A quem as comprasse o Papa perdoava a penitência devida pelos pecados;

IGREJA CATÓLICA IGREJA LUTERANA Pergunta: Compara os princípios defendidos pelas igrejas católica e luterana IGREJA CATÓLICA IGREJA LUTERANA Salvação: boas obras e mediação do clero. Interpretação da bíblia pelo clero. Os padres não se podem casar. A Igreja tem propriedades. 7 sacramentos. Presta-se culto aos santos. Salvação: pela fé. A interpretação da bíblia é livre. Os elementos do clero podem casar-se. A Igreja não tem propriedades. 2 sacramentos. Não há culto aos santos.

Pergunta: O que foi a Contra-reforma? R.: Foi a resposta da Igreja Católica Apostólica Romana à divisão religiosa da Europa tendo o seu início na CONCÍLIO DE TRENTO (1545-1563) convocado pelo papa Paulo III.

Pergunta: Quais as instituições criadas ou reorganizadas pela Igreja Católica para combater o protestantismo? O Tribunal da Inquisição – julgava os crimes de heresia e todos os que pusessem em causa a autoridade da Igreja; O Index – Lista das obras contrárias aos ensinamentos da Igreja Católica; A Companhia de Jesus – responsáveis pela expansão da fé sobretudo nos territórios recém descobertos;

Pergunta: Quais as principais consequências do Index e da actuação da Inquisição em Portugal. instauração de um clima de medo e desconfiança; atraso cultural; trava o desenvolvimento económico;